Por que a porta do avião demora para abrir?

A demora, na verdade, é o tempo necessário. Entender as etapas envolvidas no processo pode ajudar a rever a pressa de sair da aeronave

Uma das cenas mais comuns em viagens de avião em qualquer lugar do mundo é a seguinte: assim que a aeronave estaciona e desliga os motores, uma massa de passageiros levanta, recolhe a mala no bagageiro e fica parada feito uma estaca no corredor. Muitos já têm o argumento na ponta da língua: faço isso porque tenho um voo de conexão logo na sequência.

Cada passageiro terá a sua própria justificativa, mas fato é que não há como atropelar as coisas. Motores desligados não significa que você poderá sair da cabine rapidamente. Mas por que um avião leva o tempo que leva para abrir as portas?

Entre o momento que a aeronave toca o solo e a hora que os passageiros realmente podem sair, muita coisa acontece. As portas só se abrem depois que uma série de requisitos são cumpridos. É quase uma dança, cuja coreografia depende de vários passos.

Veja também

Primeiro, ainda no ar, é preciso a autorização para pousar: assim como na decolagem, às vezes há uma fila de aeronaves esperando para descer ou mesmo condições desfavoráveis na pista – então é provável que o piloto precise dar algumas voltas até que o pouso seja autorizado. Já em terra, outra fila: a do portão de embarque/desembarque. Vários voos podem chegar simultaneamente e leva tempo até que as estações de controle acomodem todas as aeronaves. Antes mesmo de o avião encostar na posição definida, funcionários fazem uma inspeção in loco para ver se há algum objeto na pista.

Já no portão, o trabalho passa para a equipe do aeroporto. Nessa etapa, eles são responsáveis por acoplar a escada ou a ponte móvel à porta do avião. Nesse processo, dificuldades de instalação ou falhas mecânicas podem acontecer e atrasar o processo. Outro fator: no caso de voos internacionais, as bagagens desembarcam antes dos passageiros e para isso é preciso que um loader, uma espécie de elevador, encoste na lateral do avião e retire os contêineres com as malas.

O canal do Youtube Aero Por Trás da Aviação, apresentado pelo piloto de avião Fernando De Borthole, acompanhou o que acontece quando um avião chega no aeroporto de Guarulhos, passo a passo. Ver com os próprios olhos dá uma noção mais completa do processo. Assista a seguir:

A saída da aeronave tende a ficar mais demorada no atual contexto de coronavírus. Para evitar aglomerações, a Anvisa recomendou para as aéreas uma adaptação do procedimento de desembarque: os passageiros devem ficar sentados e a saída deve acontecer por ordem de fileiras, da frente para trás. 

Claro que a questão da pressa também é motivo de piada. O vlog Funny or Die, uma espécie de Porta dos Fundos estadunidense, fez troça dos apressadinhos. No vídeo, é como se a porta do avião fosse a culpada pela demora e precisasse ser adulada para então destravar e abrir. Confira o vídeo abaixo (é possível acionar legendas em português): 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s