Não saia de Ouro Preto sem visitar estas atrações indispensáveis

Das igrejas aos museus, veja o roteiro a pé das atrações imprescindíveis de Ouro Preto, uma das mais famosas cidades históricas de Minas Gerais

Indo para Ouro Preto (MG) e não sabe o que fazer? A gente tem dicas das principais atrações da cidade. Selecionamos 9 igrejas e dois museus imprescindíveis para você entender a história e a importância de figuras como Aleijadinho, Mestre Athaíde e Tiradentes para a região.

Está pronto para o passeio? Bote força nessas pernas – Ouro Preto tem muitas ladeiras – e aproveite a visita!

1. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG)

Exemplo máximo do barroco brasileiro, a Matriz de Ouro Preto tem os altares completamente cobertos de ouro (foram usados mais de 400 quilos do metal!), com impressionante riqueza de entalhes.

A construção, incluindo os seis altares, reúne exemplos das três fases do barroco, e o Museu de Arte Sacra (outra atração importante da cidade), que fica no subsolo da sacristia, exibe imagens de Nossa Senhora do Pilar, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Conceição.

2. Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, Minas Gerais

Uma das obras-primas do artista Aleijadinho, em parceria com Mestre Athaíde. O primeiro foi o criador do medalhão que decora a fachada e o lavabo da sacristia – uma peça em pedra-sabão muito rica em detalhes. Mestre Athaíde demorou 10 anos para terminar o forro da nave, que imita o céu e dá a impressão de infinito.

3. Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, Minas Gerais

 (creative commons/Flickr)

Ela está passando por um processo de restauração que parece ser eterno e, por isso, está fechada para visitantes. Finalizada em 1746, o projeto de oito altares laterais é de Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. Hoje, os dois estão sepultados no interior da igreja. Aleijadinho fica em um túmulo em frente ao primeiro altar, à direita.

4. Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto (MG)

Um pouco menos ostentação, a igreja em estilo rococó – um barroco não muito carregado no ouro – a igreja que fica no alto de uma escadaria foi também projetada pelo pai de Aleijadinho, o arquiteto Manuel Francisco Lisboa, e também tem pinturas de Mestre Athaíde.

5. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Ouro Preto, Minas Gerais

Diferente de todas as construções eclesiásticas da histórica Ouro Preto, a Rosário dos Pretos tem a fachada arrendodada, e ninguém sabe quem teve a ideia de construí-la assim.

O interior é bem mais simples do que o das outras igrejas da cidade e o que mais merece destaque são os altares dedicados a santos negros.

6. Igreja do Padre Faria / Nossa Senhora do Rosário dos Brancos

Igreja do Padre Faria, Ouro Preto, Minas Gerais

 (creative commons/Flickr)

Ela tem um jeitinho de capela (tanto é que muitos da cidade a chamam assim) e parece ser simples, mas não se engane: o interior é completamente forrado de ouro.

No meio de tanto dourado, há detalhes em vermelho, o que denuncia a influência da arte trazida pelos imigrantes chineses, de Macau.

7. Igreja Santa Efigênia/Nossa Senhora do Rosário do Alto da Cruz

Igreja Santa Efigênia/Nossa Senhora do Rosário do Alto da Cruz Ouro Preto (MG)

Como ela fica no alto de uma escadaria, é possível ter uma visão panorâmica da cidade ao chegar lá em cima. Uma curiosidade: entre as pinturas no teto, há uma de um papa negro – algo que nunca ocorreu na história da Igreja Católica.

A Santa Efigênia também é uma das poucas igrejas de Ouro Preto que expõe imagens de santos negros em seus altares.

8. Igreja Bom Jesus de Matosinhos / São Miguel e Almas

Igreja Bom Jesus de Matosinhos / São Miguel e Almas, Ouro Preto (MG)

 (Google Street View/Reprodução)

Ao visitar essa igreja na rua Alvarenga, preste atenção na escultura da portada, que contém uma imagem do purgatório. O interior é mais simples do que as outras igrejas da cidade, mas tem duas obras de Mestre Athaíde: uma tela que retrata a Santa Ceia e outra com cena da Crucificação.

9. Igreja São Francisco de Paula

Igreja São Francisco de Paula, Ouro Preto, Minas Gerais

 (creative commons/Wikimedia Commons)

Por situar-se em um dos pontos mais altos do centro histórico, já vale a pena visitar essa igreja só pela vista que se tem da cidade de Ouro Preto. A fachada e o interior não são muito ornamentados e nem guardam obras tão memoráveis quanto as outras.

10. Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes

Imprescindível para entender a história da cidade de Ouro Preto, esse museu funciona no prédio onde antes era a Casa de Câmara e Cadeia, na Praça Tiradentes.

Entre as 16 salas com exposições temáticas, vale destacar o Panteão da Inconfidência, que guarda os restos mortais de 16 inconfidentes – inclusive relíquias de Tiradentes -, e a coleção de arte sacra dos séculos 18 e 19.

11. Museu do Oratório

Museu do Oratório, em Outro Preto

 (Nathalia Costa/Dedoc Abril)

Curiosíssimo, esse museu expõe mais de 160 oratórios de ~todas as qualidades~, manufaturados entre os séculos 16 e 20. Há oratórios portáteis, para usar em viagens, há modelos para mendigos, há um temático afro-brasileiro, e até um com formato de bala de canhão. Muitos dos artesãos expostos no museu são anônimos, mas uma peça – uma imagem de São José de Botas – é atribuída a Aleijadinho.

Booking.com: clique aqui e reserve já o seu hotel em Ouro Preto

Salve este mapa do Google no seu celular e leve este roteiro com você:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s