Continua após publicidade

Índia recebe viajantes com chip grátis de telefone e internet

Ação tem objetivo de ajudar turistas no momento da chegada e diminuir a burocracia para conseguir internet no exterior

Por Julia Latorre
Atualizado em 1 mar 2017, 18h37 - Publicado em 1 mar 2017, 18h17
Índia promete muito mais do que uma viagem de conexão com o sagrado (Meena Kadri/Flickr/creative commons/)
Continua após publicidade

É oficial! O ministro do Turismo da Índia, Maresh Sharma, anunciou em fevereiro uma medida para estimular o turismo e facilitar a vida de viajantes recém chegados: distribuir chips com linhas telefônicas e pacotes de internet em aeroportos.

Os chips vêm com o equivalente a 85 centavos de dólares em créditos para ligações e 50MB de internet – se não for recarregado, funciona por 1 mês.

Aeroporto Internacional de Indira Gandhi
Turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional de Indira Gandhi, em Nova Délhi, são os primeiros beneficiados da ação (Wikimedi Commons)

Quem usa bastante a internet em viagens sabe que esse tanto de crédito não dura muito tempo. É por isso que essa medida é considerada um estímulo: o saldo deve ser o suficiente para que o viajante consiga se comunicar com seu hotel ou outras necessidades do momento da chegada.

Ademais, facilita a burocracia de quem tinha a intenção de comprar um chip. Se antes era preciso apresentar vários documentos para adquirir um cartãozinho de internet móvel, agora o passaporte e uma cópia do visto eletrônico bastam.

Continua após a publicidade

A ação já funciona no aeroporto de Nova Délhie o plano é que futuramente chegue a pelo menos outros 15 aeroportos da Índia.  Apesar de ser muito simples para viajantes conseguirem o chip, é essencial que o visto seja do tipo eletrônico.

Muitos ainda têm o visto convencional, que não vale para essa ação. Portanto, se você vai desembarcar no aeroporto de Nova Délhi e quer garantir internet nos primeiros momentos da viagem, programe-se para viajar com o visto eletrônico e um celular desbloqueado para chips de outras operadoras.

Publicidade