Evento mundial de gastronomia chega ao Rio de Janeiro em 2015

Referência na Europa, o Sirha Rio reunirá chefs e profissionais da hotelaria, e contará com competições culinárias

O cenário gastronômico do Rio de Janeiro (RJ) receberá um grande evento internacional em 2015: o Sirha Rio. Durante três dias, o maior evento de gastronomia e hotelaria da Europa reunirá mais de 100 expositores, importadores, distribuidores e fabricantes de todos os segmentos do mercado de hotelaria e de restaurantes da América do Sul e da Europa.

Além das apresentações e discussões voltados aos profissionais da área, o Sirha também contará com atividades abertas ao público. Entre elas, o Bocuse d’Or Brasil, uma competição de culinária mundial. A seletiva brasileira será no palco do Sirha Rio, e o vencedor representará o Brasil na competição latino-americana do evento em 2016 e estará um passo à frente rumo à final mundial, que acontecerá durante o Sirha Lyon, na França, em janeiro de 2017.

Confeiteiros, chefs de sobremesa, chocolateiros e especialistas em sorvete também competirão pela Coupe du Monde de la Pâtisserie/Brasil. O júri no Rio de Janeiro será presidido pela chef brasileira Flávia Quaresma, e a equipe vencedora representará o Brasil na próxima competição do continente, a Copa Maya.

Outro evento aberto ao público que promete dar água na boca é o Omnivore Rio. Jovens talentos locais e chefs internacionalmente famosos apresentarão oficinas culinárias no palco e, a cada noite, chefs locais e europeus vão se juntar e preparar o jantar em restaurantes do Rio.

O chef francês radicado no Rio de Janeiro Claude Troisgros, do restaurante estrelado pelo GUIA QUATRO RODAS, o Olympe, será presidente do Sirha, e destaca a importância do evento para o Brasil. “Esta exposição comercial vai oferecer uma oportunidade para que mercado brasileiro enriqueça a sua oferta, além de permitir que os profissionais do trade estejam a par das últimas tendências no mundo inteiro e possam participar de concursos internacionais”.

Segundo organizadores, o Rio de Janeiro será palco deste grande evento por causa de um mercado hoteleiro e de restaurantes em franca expansão, impelido por eventos de porte global tais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A cidade também foi escolhida por entidades de peso e fama internacionais tais como a escola de culinária le Cordon Bleu, que começa a operar em 2015. O Sirha Rio, organizado pela GL events, ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2015, no Centro de Convenções SulAmerica.

Leia mais:

Nove brasileiros estão na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina

 

Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro entra em votação

 

Delícias das Américas! Pratos típicos de nosso continente

 

Museus de chocolate pelo mundo

 

Do brigadeiro ao quindim: veja fotos de 14 doces tipicamente brasileiros

 

10 Pratos tradicionais da ceia de Natal

 

12 Comidinhas do Brasil que custam até R$ 10

 

Sobremesas pelo Brasil: veja fotos de doces da culinária nacional

 

11 ingredientes da culinária da Amazônia

 

Fotos: 12 deliciosos pratos típicos da Amazônia

 

Comidas típicas do Brasil: veja fotos de pratos regionais que dão água na boca

 

Cafeterias famosas da Europa

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s