As locações de La Casa de Papel pelo mundo

Ainda que a maioria das gravações tenha ocorrido na Espanha, o sucesso da Netflix teve locações belíssimas no Panamá, Filipinas, Tailândia e Itália

A Netflix lançou a quarta temporada de La Casa de Papel no dia 3 abril. Após um fim de semana de quarentena, boa parte dos fãs já devem ter maratonado os oito episódios para saber o desfecho do roubo ao Banco da Espanha, iniciado na terceira temporada – mas calma, não vamos dar spoilers. Porém, o grande sucesso da série não se resume apenas a assaltos e planos mirabolantes do Professor. Existem também os belíssimos cenários utilizados nas gravações, do Caribe ao Sudeste Asiático. Por isso, a VT selecionou algumas locações:

Casa da Moeda da Espanha – Sede Central do Conselho Superior de Investigações Científicas (Madri)

O lugar é palco do primeiro roubo arquitetado pelo Professor (Álvaro Morte), quando todos passam a conhecer os assaltantes do macacão vermelho e máscara. A Casa da Moeda espanhola da vida real, digamos assim, fica em uma avenida movimentada do bairro de Salamanca e não tem nenhum tipo de recuo para que as cenas externas fosse gravadas. A solução foi recorrer à Sede Central do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), prédio a 3,8 km do original, que tem entrada controlada, muito espaço externo e bela fachada, visível em vários takes.

La Casa de Papel - Casa da Moeda da Espanha A Sede Central do Conselho Superior de Investigações Científicas serviu como Casa da Moeda da Espanha para as gravações de La Casa de Papel

A Sede Central do Conselho Superior de Investigações Científicas serviu como Casa da Moeda da Espanha para as gravações de La Casa de Papel (Netflix/Reprodução)

Casa de Toledo Finca El Gasco (Torrelodones – Madri)

O QG usado pelo Professor para ensinar as artimanhas aos assaltantes antes do grande ato fica no arredores de Madri. Foi também o lugar onde o chefe do bando e Berlim (Pedro Alonso) protagonizam a cena cantando Bella Ciao. O lugar se chama Finca El Gasco e está localizada na região de Torrelodones, a cerca de 30 minutos do centro da capital. Na vida real, o local recebe eventos, principalmente casamentos. 

Diario ABC (Madri)

Todo o dinheiro roubado por Berlim, Tóquio, Denver, Rio, Nairóbi e companhia é impresso pelos próprios em conjunto com os reféns enquanto estão dentro da Casa da Moeda. As gravações ocorreram na sede do Diario ABC, um jornal espanhol localizado a 10 minutos de carro do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC).

Veja também

Palawan e Mindanao (Filipinas)

A inspetora Raquel Murillo (Itziar Ituño) vai atrás do Professor por meio de pistas deixadas por ele. O local onde o casal finalmente se encontra e se vê livre da polícia é o arquipélago de Palawan, nas Filipinas. As cenas se passam com um pano de fundo belíssimo, com bonitas formações rochosas no horizonte. Alguns episódios depois, Mindanao, segunda maior ilha das Filipinas, serve de refúgio para a filha e a mãe de Raquel.

Arquipélago de San Blas (Panamá)

Após roubarem a Casa da Moeda, os personagens precisam se separar e rumam a países que não possuem acordo de extradição com a Espanha. O local escolhido pelo casal Rio (Miguel Herrán) e Tóquio (Úrsula Corberó) é um destino do Panamá cercado por água cristalina, o Arquipélago de San Blas. Rio é preso lá e depois é levado para ser torturado, motivo que levou o grupo a se reunir para arquitetar um novo roubo em Madri.

Krabi (Tailândia)

Para tentar resgatar Rio, Tóquio precisou entrar em contato com o Professor e foi para Tailândia, onde o protagonista esperava por ela em um templo. Em Krabi, no sul do país asiático, onde o bando se reuniu e ganhou uma nova integrante: Lisboa (Itziar Ituño). O mar cristalino, as praias com areia clara e as rochas com formatos diferentes são destaque do local.

Plaza de Callao (Madri)

Para anunciar a volta à capital espanhola, o Professor toma de assalto os telões da Praça de Callao mascarado de Salvador Dalí e convoca o povo para participar da resistência. O lugar fica no centro da cidade e reúne vários estabelecimentos, incluindo o Cine Callao, que aparece diversas vezes enquanto a multidão assiste ao discurso e recolhe o dinheiro jogado pelos dirigíveis. 

Banco da Espanha – Novos Ministérios (Madri)

O segundo alvo é o Banco da Espanha, que assim como a Casa da Moeda da vida real não foi palco de gravações. Os problemas foram os mesmos: falta de espaço externo e localização em uma rua bastante movimentada. Por isso, a fachada que serviu para as gravações foi a dos Novos Ministérios, que fica a 3,3 km do local supostamente sob ataque. Fatores que contribuíram para a escolha da locação foram o amplo espaço externo, o acesso controlado e a imponência da construção.

La Casa de Papel - Banco da Espanha La Casa de Papel utilizou o prédio do Novos Ministérios para fazer as vezes do Banco da Espanha

La Casa de Papel utilizou o prédio do Novos Ministérios para fazer as vezes do Banco da Espanha (Luis García/Wikimedia Commons)

Ermita de San Frutos (Segóvia, Espanha)

Assim como no assalto à Casa da Moeda da Espanha, o Professor precisou dar aulas aos pupilos sobre como roubar um banco. O lugar escolhido para isso foi um monastério. As imagens externas são da Ermita San Frutos, a quase duas horas de Madri.

Abadía de Santa María Real de Párraces (Segóvia, Espanha)

Já as gravações internas do monastério aconteceram na Abadía de Santa María Real de Párraces, a 100 km da capital. A parte central do local serviu para momentos como o casamento de Berlim com Tatiana (Diana Gómez). A Abadía costuma receber eventos, sessões fotográficas e outras gravações de televisão.

Praça do Duomo e Praça Michelangelo (Florença, Itália)

As cenas gravadas na Itália só aparecem na terceira temporada, porém elas são o começo de tudo, cinco anos antes do assalto ao Banco da Espanha, quando Berlim conta sobre sua doença para o Professor e insiste para que eles sigam com o plano do roubo. Em flashback, são mostrados o encontro dos dois na Praça do Duomo e, mais tarde, as revelações de Berlim na Praça Michelangelo, onde o personagem filosofa sobre a escultura feita pelo próprio Michelangelo. A Catedral Santa Maria del Fiore também é enquadrada na cena.

La Casa de Papel - Praça Michelangelo A Praça Michelangelo, em Florença, foi o cenário de uma conversa reveladora entre Professor e Berlim

A Praça Michelangelo, em Florença, foi o cenário de uma conversa reveladora entre Professor e Berlim (Netflix/Reprodução)

Veja mais dicas do que fazer para viajar sem sair de casa

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s