6 curiosidades que você não sabia sobre Uzbequistão
A jornalista Claudia Liechavicius lista os seis segredos do Uzbequistão para você descobrir quando estiver no país da Ásia Central
1. Minarete Kalta Minor
“Erguida para ser a torre mais alta da cidade murada de Khiva, seu projeto previa mais de 70 metros, mas, com a morte de Khan, o soberano que ordenou sua construção, a torre parou nos 29 metros. Não é a mais alta, mas é a mais bela por seus tons de azul.”
2. Praça Registan
“Localidade lendária da Ásia Central, Samarkand foi um dos centros mais movimentados da Rota da Seda. Este lugar é o coração da cidade antiga. Na língua tajique, significa ‘Cidade de Areia’. Legal pensar que, nos tempos áureos, esta bela praça era o principal ponto comercial da região.”
3. Praça Lyabi-Hauz
“Com uma piscina cercada por madrassas, que são escolas islâmicas, é o ponto de confraternização dos turistas e moradores de Bukhara – cidade que é um oásis no meio do deserto. Isso vem desde os tempos em que o abastecimento de água era feito através de um sistema de canais e piscinas.”
4. Monumento da Coragem
“A capital Tashkent era a quarta maior cidade da URSS, atrás de Moscou, São Petersburgo e Kiev. Em 1966, um terremoto a colocou abaixo. Tudo foi reconstruído, e a escultura passou a ser um dos principais símbolos do povo.”
5. Shokhi-Zinda
“O complexo em Samarkand é ponto de peregrinação sagrado para os uzbeques. É formado por 11 mausoléus, entre eles o do santo Kusam ibn Abbas, primo de Maomé, responsável por difundir o Islã no Uzbequistão no século 7.”
6. Tapetes Bukhara
“Está aí um dos itens de decoração mais famosos e desejados no mundo, um dos legados dos persas no Uzbequistão. É quase impossível não se hipnotizar com sua beleza tão bem trabalhada.”
Texto publicado na edição 259 da Revista Viagem e Turismo