1. Parque Ibirapuera
“Aberto pra comemorar o quarto centenário de São Paulo, em 1954, se transformou muito desde então e, nos finais de semana, virou ponto de encontro de várias gerações, que pra lá se deslocam em busca de lazer, práticas esportivas e, principalmente, de respirar um ar menos poluído.”
2. Praça da Sé
“Logo que cheguei de Bauru, a frequentei enquanto trabalhava como faxineira no Centro. Acompanhei durante mais de uma década sua transformação com a chegada do metrô. Ela possui uma catedral belíssima, onde eu fazia orações à minha padroeira, Nossa Senhora Aparecida, antes de voltar pra casa.”
3. Museu do Ipiranga
“Apesar de fechado à visitação, não vou deixar de exaltar este marco da cidade e do país. Enquanto as autoridades não apressam a reforma pra vermos telas como Independência ou Morte, há o Jardim de Versailles e um parque com a cripta de dom Pedro I.”
4. Coco Bambu
“Lido com receitas variadas e digo que a oferta culinária em São Paulo é uma das melhores do país. É pensar numa comida típica de alguma região pra achar um restaurante especializado e bom. Um exemplo é o Coco Bambu JK, no Itaim Bibi, onde aprecio especialidades nordestinas e frutos do mar.”
5. Zoológico
“Apesar de eu ter frequentado pouco o lugar, quando lá estive fiquei extremamente satisfeita pela alegria proporcionada às crianças – no caso, os meus netos –, além de voltar impressionada com a diversidade dos animais, que ali convivem na maior harmonia possível em um cativeiro.”
Texto publicado na edição 251 da revista Viagem e Turismo (setembro/2016)