Visto americano: 2 mil por dia, mas fila está longe de acabar

Tempo de espera supera os 250 dias. Atualizar a página com insistência pode fazer surgir vaga em data mais próxima, diz cônsul em São Paulo

Por Bárbara Ligero Atualizado em 14 abr 2022, 15h34 - Publicado em 12 abr 2022, 10h14

Enquanto as fronteiras dos Estados Unidos estavam fechadas por causa da pandemia, o serviço de renovação e emissão de vistos foi interrompido. As entrevistas foram retomadas em novembro de 2021, mas devido à alta demanda os horários ainda estão se esgotando rapidamente. Na data da publicação dessa matéria, 12 de abril de 2022, o tempo de espera para fazer o agendamento em São Paulo era de 264 dias (veja as informações atualizadas da cidade mais próxima a você aqui).

Em uma reunião realizada no dia 31 de março com operadores de turismo, o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, aconselhou abrir o site de agendamento e atualizar a página várias vezes ao dia para garantir uma das novas vagas que eventualmente são colocadas à disposição. “Por exemplo, há dias em que 50 vagas são destinadas aos estudantes e, quando apenas 30 são agendadas, as 20 vagas restantes voltam para o sistema para o público em geral”, explica.

No caso da estudante de administração Nina Wang, de 20 anos, foi necessário contratar um despachante e voar até outra capital brasileira para renovar o documento. “Eu já tinha feito um agendamento para renovar o visto em São Paulo em abril de 2021, mas como o consulado ainda estava fechado naquela época, minha entrevista foi adiada para junho de 2022″, relata. O problema é que ela precisava embarcar em uma viagem a trabalho para Miami antes disso, no início de abril de 2022.

A única solução era justamente a que o cônsul apontou: entrar no site do consulado e atualizar a página várias vezes ao dia até conseguir uma brecha. Na falta de tempo para fazer isso, Nina contratou o serviço de uma despachante e abriu a possibilidade de comparecer à entrevista em outra cidade. “O que a despachante fez foi ficar verificando de tempos em tempos se abria uma vaga em qualquer cidade – e ela conseguiu agendar uma entrevista para mim em Recife”, conta a estudante de administração, que conseguiu estar com o visto em mãos bem a tempo da viagem.

Os consulados de todo o Brasil vêm se esforçando para diminuir o tempo de espera. Um levantamento feito pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration apontou que foram emitidos mais de 51.900 vistos para brasileiros em janeiro de 2022. Durante a reunião, Hodge afirmou que estão sendo emitidos dois mil vistos por dia só em São Paulo. Ainda assim, os esforços para reduzir a fila continua e para isso serão  contratados dez vice-cônsules para atuar nos consulados – não só em São Paulo , como também no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, além da Embaixada em Brasília.

Continua após a publicidade

A procura pelos Estados Unidos como destino de viagem está grande. Em fevereiro de 2022, 73 mil brasileiros visitaram o país, o que fez do Brasil o quarto maior emissor no período, atrás apenas do Canadá, México e Reino Unido.

Leia tudo sobre Estados Unidos

Busque hospedagem nos Estados Unidos

Continua após a publicidade

Publicidade