ATUALIZADA EM 28 DE FEVEREIRO DE 2020
Muitas companhias aéreas mudaram sua política de franquia de bagagem, tanto em voos nacionais quanto internacionais. Saiba se e quantas peças você pode despachar gratuitamente em viagens para o exterior.
As últimas mudanças foram da Latam, que reduziu sua franquia de bagagem em voos da América do Sul e Caribe para os Estados Unidos e a África. Com as alterações, passageiros que comprarem bilhetes a partir de 28 de fevereiro da categoria Plus terão o direito de despachar apenas uma peça, ao invés de duas. Já nas tarifas Promo e Light, não é mais possível despachar nenhuma mala sem custos. Quem comprou passagens antes do dia 27 estão sujeitos à franquia antiga. Mais informações neste link.
Recentemente, a American e a United Airlines também reduziram a quantidade de peças que poderiam ser despachadas gratuitamente. A American Airlines diminui a franquia de duas malas de 23 kg cada para apenas uma do mesmo peso em voos entre Brasil e os Estados Unidos na classe econômica. A medida vale para passagens emitidas a partir do dia 28 de janeiro de 2020. Caso o passageiro queira despachar uma segunda bagagem, precisará desembolsar US$ 65. Bilhetes comprados antes do dia 27 de janeiro deste ano permanecem com a franquia antiga.
O mesmo foi feito pela United: o número de peças gratuitas para a classe econômica foi reduzido de duas malas de 23 kg para apenas uma em voos de ou para o Brasil, comprados a partir de 3 de fevereiro de 2020. As passagens adquiridas até o dia 2 de fevereiro mantêm a franquia de duas bagagens de 23 kg.
Veja quanto cobram e a política para o despacho de bagagens das aéreas que voam do Brasil para o exterior
Aerolíneas Argentinas
Em voos entre o Brasil e outros países da América do Sul, a franquia é de uma mala de 23 kg na categoria Plus e de duas de 23 kg nas classes Flex e Premium Economy. As categorias Promo e Base não possuem franquia – para despachar uma peça, viajantes precisam pagar US$ 20 antecipadamente ou US$ 40 no aeroporto.
Em viagens para e do Brasil até a Europa ou o México, inclui-se no bilhete uma peça de 23 kg na classe Plus. Nessa mesma categoria, os voos da República Dominicana têm franquia de uma mala de 20 kg. Já para os Estados Unidos, a franquia de uma peça de 23 kg está incluída a partir da classe Base. Confira os preços das peças adicionais aqui, de acordo com a rota.
Aeroméxico
Os voos que tem como origem ou destino a América do Sul poderão despachar uma peça de 23 kg na classe econômica e duas peças de 32 kg cada na classe Premier.
Air Canada
Mantém a franquia de duas peças de 32 kg gratuitas para todos os voos com saída e destino no Brasil. Caso seu voo não seja de/para cidades brasileiras, você pode checar a franquia de bagagem da sua rota no site da companhia.
Air China
Nos voos entre as Américas (exceto Havaí), Japão, Emirados Árabes Unidos, Cazaquistão, Austrália e Nova Zelândia, a franquia é de duas bagagens de 23 kg na classe econômica. Confira a franquia de todas as rotas da Air China aqui.
Air Europa
Com viagens de ou para o Brasil, a franquia é de uma bagagem de 23kg para a classe Turística, na tarifa geral. Já na tarifa Lite, não há franquia de bagagem. Para malas adicionais, a cobrança é de US$ 100 online e US$ 120 no aeroporto. Para a franquia de outras rotas, cheque no site da companhia.
Air France
Na tarifa Light da classe Economy não há franquia de bagagem, ou seja, é preciso desembolsar um valor extra para o despacho. Para viagens de ida e volta cujo primeiro voo decola do Brasil, passageiros podem despachar, sem custo, uma mala de 23 kg na categoria Economy, nas demais tarifas. Na Premium Economy, a franquia é de duas peças de 23 kg. Já na classe executiva, duas bagagens de 32 kg.
Alitalia
Voos desde o Brasil têm franquia de uma peça de 23 kg em classe econômica e duas de 32 kg em classes econômica Premium ou Executiva. Já em voos com destino ao Brasil, os passageiros da classe econômica têm direito a uma mala de 23 kg, enquanto os da econômica Premium e Executiva têm duas malas de 23 kg e duas de 32 kg, respectivamente.
American Airlines
Para voos entre o Brasil e os Estados na classe econômica com passagens emitidas a partir de 28 de janeiro de 2020, a franquia de bagagem foi reduzida. Agora só é permitido despachar gratuitamente uma mala de 23kg. Caso o passageiro queira despachar uma segunda peça, precisará desembolsar US$ 65.
Bilhetes comprados até o dia 27 de janeiro funcionam com a franquia antiga: duas malas de 23 kg cada.
Avianca
Nos voos para a América Latina, a franquia é de uma peça de 23 kg na classe econômica e duas peças de 32 kg na classe executiva. Já nos voos para os Estados Unidos, a franquia é de duas peças de 23 kg na econômica e duas de 32 kg cada na executiva.
Azul
Para voos com destino à Europa e Estados Unidos, a franquia é de uma peça de 23 kg na classe Economy maisAzul e duas de 23 kg cada no Economy Azul Super. Na categoria Economy Azul, o viajante deve pagar 50 dólares ou euros (de acordo com seu destino) antecipadamente, ou o dobro do valor no aeroporto.
Para o resto da América do Sul, na tarifa econômica, é preciso pagar US$ 20 online ou US$ 30 no aeroporto para despachar uma mala de 23 kg – na tarifa TudoAzul, a peça já está inclusa.
Boliviana de Aviación
Em voos a/desde São Paulo ou Buenos Aires, a franquia de bagagem é uma mala de 30 kg por pessoa na classe econômica. Nos voos a/desde Miami ou Madrid, cada passageiro adulto poderá despachar gratuitamente duas peças de 23 kg.
British Airways
Na tarifa Basic, passageiros têm direito de levar apenas uma bagagem de mão. Já na categoria Standard da classe econômica, viajantes podem transportar gratuitamente uma bagagem de até 23 kg e duas malas de 23 kg cada na econômica premium. Para a primeira classe e a classe executiva, três e duas malas de 32 kg, respectivamente. Confira a política de bagagem completa da British Airways aqui
Condor
Para viagens que começam no Brasil, a franquia é de duas peças de 32 kg cada para todas as classes. Veja a franquia de bagagem de outras rotas no site da companhia
Copa Airlines
Para voos internacionais, a franquia de bagagem é de uma peça de 23 kg nas tarifas Promo e Classic, duas malas de 23 kg cada na tarifa Full da classe econômica e duas malas de 32 kg na executiva.
Delta
De voos entre Estados Unidos/Canadá e o Brasil, a franquia inclui na passagem econômica duas peças de 23 kg cada. Na primeira classe, são duas peças de 32 kg cada. Cheque a franquia em outras rotas aqui
Emirates
Para viagens de ou para as Américas, a franquia é de dois itens de bagagem de até 23 kg na classe econômica e dois itens de até 32 kg na primeira classe e na classe executiva.
Ethiopian
A franquia é de duas peças de 23 kg na classe econômica para voos feitos de ou para o Brasil. Já na executiva, pode-se despachar três peças de 23 kg.
Gol
A companhia aérea vem cobrando pelo despacho de bagagem pelas tarifas Light e Promo. É necessário pagar uma quantia de R$ 60 (se o pagamento for feito nos canais digitais) ou R$ 120 ( se for realizado no balcões de check-in) para despachar uma peça de 23 kg. Caso o passageiro queira despachar mais de uma bagagem terá que pagar a mais pelo serviço. Pela tarifa Plus o passageiro consegue despachar uma bagagem de 23 kg gratuitamente. Já pela Premium Economy, a franquia de bagagem é de duas malas de 23 kg cada. Mais informações sobre os preços estão no site oficial da empresa.
Iberia
Para a tarifa Basic, não há franquia de bagagem e é preciso pagar uma taxa, que varia de acordo com o seu destino. Já na tarifa Optimal, está incluso uma peça de 23 kg e na Flexible, duas de 23 kg. Para a classe Premium Economy e Business, o passageiro pode despachar gratuitamente duas e três malas de 23 kg, respectivamente. Saiba todas as regras e tarifas da Iberia aqui.
KLM
A franquia de despacho de bagagem é de uma mala de 23 kg na categoria Economy, nas tarifas Standard, Flex e Full Flex. Já a Basic dá direito apenas a uma bagagem de mão. Na classe executiva, são duas peças de 32 kg.
Latam
Em voos saindo do Brasil para países da América do Sul, os preços das tarifas Promo e Light variam de acordo com o destino. Para a Argentina, Chile, Paraguai ou Uruguai, uma peça de 23 kg é US$ 20 se comprada até seis horas antes do voo. Para demais países da América do Sul, o valor é US$ 30. Já na tarifa Plus, a franquia é uma mala de 23 kg. Para a Europa, a franquia é uma peça de 23 kg na categoria Plus.
Passageiros que compraram bilhetes a partir de 28 de fevereiro de 2020 em voos entre América do Sul e Estados Unidos apenas podem despachar gratuitamente uma mala de 23 kg na tarifa Plus e duas de 23 kg na categoria Top. Quem comprou suas passagens até o dia 27 de fevereiro está sujeito à franquia anterior: uma bagagem de 23 kg nas tarifas Promo e Light e duas de 23 kg na Plus e Top. Confira a política de bagagem completa da Latam aqui
Lufthansa
Permite um volume de 23 kg na classe econômica para voos saindo do Brasil. Passageiros da classe Econômica Premium podem despachar duas malas de 23 kg, enquanto na classe Executiva e Primeira Classe são permitidas duas bagagens de até 32 kg.
Qatar
Em voos de ou para o Brasil a franquia é de duas peças de 23 kg na classe econômica e duas de 32 kg na executiva e Primeira Classe. Voos de ou para Argentina, Canadá e Estados Unidos têm a mesma franquia.
Royal Air Maroc
Tem franquia de duas peças de 23 kg na classe econômica e duas de 32 kg cada na categoria premium, em rotas de ou para o Brasil, Estados Unidos, Canadá, Turquia e Egito.
Surinam
Para o voo entre Belém e Paramaribo, inclui-se a franquia de uma peça de 30 kg na classe econômica. A rota entre Belém e os Estados Unidos permite o despache gratuito de uma mala de 23 kg. Já em voos começando no Brasil com destino à Europa e Oriente Médio, vale a franquia de duas peças de até 23 kg.
SWISS
Franquia gratuita de uma peça de 23 kg para voos começando no Brasil, na classe econômica.
Taag
Para a classe econômica, a franquia é de duas peças de 23 kg. A classe executiva permite o despacho de duas peças de 32 kg, enquanto a primeira classe, três de 32 kg.
Tacv
Passageiros que voarem na categoria Comfort e Flex têm direito a franquia de duas peças de 23kg. Já os que voarem na categoria Basic podem levar uma mala de 23 kg.
TAP
Uma nova classe tarifária foi criada, a Discount, que só dá direito a uma bagagem de mão de no máximo 10 kg. Nessa categoria, o passageiro pagará US$ 92 para despachar uma mala em voo intercontinental se adquirir o serviço com antecedência superior a 36 horas, antes do check-in online abrir. Se deixar para comprar o serviço no check-in, tanto online quanto no balcão, vai pagar U$S 120 pelo primeiro item despachado.
Em voos intercontinentais, é permitido levar uma peça de 23 kg na classe Basic, duas peças de 23 kg na Classic e três bagagens de 23 kg na Plus. Nas classes Executive e Top Executive, o passageiro pode levar duas bagagens de até 32kg cada e três peças de até 32 kg, respectivamente.
Nas classes Basic e Classic, para voos dentro de Portugal (incluindo suas ilhas) e as rotas entre a Europa e o Norte da África, é permitido levar uma peça de bagagem de 23 kg. Já na classe Plus a franquia é de duas peças de 23 kg e na Executive e Top Executive, a franquia passa a ser de duas bagagens de 32kg.
Turkish
Os voos saindo do Brasil e da Argentina para a Turquia e outros países permitem franquia gratuita de bagagem de duas peças de 32 kg cada, na classe econômica ou executiva. Verifique a franquia de bagagem da sua rota aqui
United
Passagens compradas a partir de 3 de fevereiro de 2020 têm uma nova franquia para a classe econômica e econômica premium: apenas uma peça de 23 kg. Bilhetes adquiridas até o dia 2 de fevereiro nessas categorias podem despachar gratuitamente duas malas de 23 kg. Para as tarifas Executiva Premium ou Primeira Classe, inclui-se duas peças de até 32 kg. Para bagagens adicionais, passageiros precisam desembolsar US$ 65. Calcule aqui a sua franquia