Brasileiros não se reconhecem na foto do passaporte

Pesquisa aponta que o estranhamento se deve ao ganho peso na pandemia ou corte de cabelo – no caso, a falta de um

Por Bruno Chaise Atualizado em 17 ago 2021, 19h12 - Publicado em 16 ago 2021, 15h25

Após um ano e meio de pandemia, as perspectivas de realizar uma viagem internacional começam a aparecer no horizonte: graças ao avanço da vacinação, alguns países já estão abertos para receber brasileiros. Diante dessa possibilidade, vem a dúvida: cadê o passaporte? Após ouvir 28 mil pessoas de 28 países diferentes, uma pesquisa realizada pela plataforma de reservas Booking apontou que 22% dos brasileiros entrevistados não lembram onde deixaram o documento e 5% não fazem nem ideia de onde ele possa estar.

Quem tem o documento à mão precisa encarar outro teste de realidade: se reconhecer na foto. Mais de 77% das pessoas que responderam a pesquisa admitiram que identificam-se pouco com a imagem do passaporte. No caso dos brasileiros, o percentual sobe para 86%. O motivo seriam as mudanças que aconteceram durante o isolamento. Ao todo, 41% dos brasileiros afirmaram que estão diferentes da foto porque engordaram e 25% porque deixaram o cabelo crescer. Porém, a maioria pretende correr atrás do prejuízo: 77% disseram que vão investir na aparência antes de embarcar para uma próxima viagem. 

Porém, 42% dos entrevistados de todo o mundo afirmaram que a pandemia ensinou que a vida é mais importante do que a aparência. Inclusive, um em cada cinco brasileiros responderam que deseja sair de férias sem precisar se preocupar com as calorias. O que eles querem mesmo é que a próxima viagem tenha tudo a ver com se sentir bem – por dentro e por fora. De fato, a impossibilidade de viajar fez com que as pessoas reavaliassem suas prioridades. Um outro levantamento do Booking trouxe, por exemplo, que a maioria dos brasileiros prefere turistar por aí do que ser promovido no trabalho ou encontrar um amor

Em tempo: veja aqui como tirar ou renovar o seu passaporte.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade