Continua após publicidade

Brasileiros preferem viajar a viver um grande amor

Pesquisa do Booking.com aponta que viajar é a prioridade no pós-pandemia, enquanto que família, trabalho e relacionamento podem esperar

Por Bruno Chaise
Atualizado em 16 jul 2021, 16h16 - Publicado em 16 jul 2021, 15h17

Não é de hoje que se fala que viajar garante mais felicidade do que comprar coisas ou casar, mas a pandemia parece ter elevado ao nível máximo a vontade de fazer as malas. Uma pesquisa feita pela plataforma de reservas Booking.com, que ouviu 28 mil pessoas de 28 países diferentes, indicou que o pessoal está preferindo uma viagem a ter o carro do ano, subir na carreira ou, quem diria, conhecer um parceiro.

Entre os mil brasileiros que participaram do estudo, 62% deixaria de comprar um carro para embarcar em uma viagem. Até aí a gente entende: consumir menos para viajar mais é o nosso mantra. Porém, chama atenção que 59% prefira viajar a fazer um jantar com a família toda, mesmo depois de ter passado longos meses em isolamento social. Será que o tio da piada do pavê é tão chato assim? O percentual cai, mas mantém a maioria, quando o assunto é trabalho: 51% respondeu que viajar é uma prioridade maior do que receber a tão esperada promoção.

Quando se trata de amor, então, os brasileiros não estão nem um pouco preocupados. Três em cada quatro entrevistados (equivalente a 74%) responderam que preferem viajar a encontrar o verdadeiro amor. Afinal, vai que o próximo affair é gringo, né? Entre os espanhóis, o número é ainda maior: 84%. A tendência já tinha sido adiantada pela nossa colunista Adriana Setti: o verão promete ter mais camisinha do que máscara na Europa, já que os hormônios dos vacinados estão à flor da pele depois de um ano e meio de isolamento. 

De fato, o enclausuramento é o fator que mais impactou as prioridades pós-pandemia. Entre todas as pessoas entrevistadas para a pesquisa, 66% disse que o fato de não ter conseguido viajar em 2020 fez com que o desejo só aumentasse esse ano. E a vontade é principalmente de pisar na areia: seis em cada dez entrevistados estão sonhando viajar para um destino de praia.

Continua após a publicidade
Publicidade