Continua após publicidade

Bares temáticos ganham força em Porto Alegre

Apaixonados por cinema, literatura e televisão têm diversas opções na noite da capital gaúcha

Por Abril Branded Content
Atualizado em 9 dez 2017, 11h00 - Publicado em 9 dez 2017, 11h00

Quem frequenta bares normalmente procura por um lugar com bom atendimento, boa comida e bebidas na temperatura certa. Mas, para os frequentadores de bairros como a Cidade Baixa, em Porto Alegre, a combinação “cerveja gelada e petiscos” ganhou adicionais. O que vale são as múltiplas experiências que bares com referências a elementos da literatura e da cultura pop conseguem oferecer. Hoje o projeto #hellocidades, de Motorola, vai para a noite de Porto Alegre descobrir esses lugares.

Fã da série RuPaul’s Drag Race, a publicitária Fernanda Amaral vibrou quando soube que havia na cidade um ambiente onde poderia viver a experiência que antes estava limitada à televisão. Mais do que o cardápio, o que chamou atenção no Workroom foi o lipsync aberto, uma espécie de versão de karaokê com performance de dança para dublar as músicas preferidas. “A decoração é incrível, cada detalhe foi pensado para ser parecido com o workroom [atelier e camarim dos competidores] da série. Impecável! Eu fui por causa do lipsync, subi no palco e tudo! Foi uma experiência muito legal”, recorda.

Para Fernanda, o surgimento de bares temáticos na cidade leva para as ruas pessoas que antes só se relacionavam com a cultura pop dentro de suas casas. “É um momento muito propício para isso, em que as pessoas pagam para ter essas experiências”, acrescenta.

Segundo a publicitária, que já trabalhou como produtora de festas na capital gaúcha, o principal motivo da proliferação de estabelecimentos temáticos é a renovação pela qual a cidade passa em termos de entretenimento. Depois de um período difícil após o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, boa parte dos bares da cidade fechou ou precisou passar por adequações por causa da segurança.

Isso deixou brechas para que os empreendedores apostassem em lugares com foco em personalização e experiências diferenciadas. Os frequentadores comemoram as novas oportunidades de explorar a vida noturna da cidade de um jeito que parece ter sido feito sob medida. ”Fora que tudo nesses lugares é lindo, é ‘instagramável’! Além de viver, todo mundo quer compartilhar uma experiência bonita nas redes sociais”, analisa a publicitária. Fernanda garante que sua performance no palco do Workroom lhe rendeu vários likes no Instagram.

De fato, a experiência está no cerne da proposta. Rodrigo Kras Borges, que está à frente da Workroom com Gabriel Dreher, quer transportar os frequentadores do bar para dentro do universo drag. “Atualmente, as pessoas querem um ambiente que se relacione com outras instâncias da vida, que seja atual, que desperte lembranças”, diz.

Continua após a publicidade

Apesar de não conseguir definir com clareza a faixa etária ou o gênero predominante no público do bar, Rodrigo garante que qualquer um que admire a arte drag se sentirá acolhido.”Nosso diferencial é que somos um bar assumidamente LGBTQ+. Todos que vêm aqui chegam sabendo que é um lugar sem preconceitos”, conta Rodrigo. “Quem conhece a série tem uma experiência diferente, porque chega e consegue identificar os principais cenários que reproduzimos aqui. Hoje a gente vende mais entretenimento do que somente comida e drinks”, completa.

Para o empreendedor, uma das principais preocupações de quem tem um bar temático é a atualização constante. “Estamos sempre pensando em novas atrações, inovando a programação. Esse ano fizemos a transmissão ao vivo da última temporada. Na reta final, quem entrava no bar escolhia o adesivo correspondente a uma das finalistas. Foi uma festa: todo mundo vibrando para as suas favoritas. Não tem bar que transmite futebol? A gente transmite RuPaul’s!”, diverte-se.

Não basta tematizar

Mas bar, para ser bom, não pode apenas trazer uma ideia genial de tema. Ainda é necessário cumprir as funções básicas de um estabelecimento do gênero. “A questão da temática te leva nas primeiras vezes ao lugar, mas o que faz voltar mesmo são os diferenciais, a qualidade. Como os drinks especiais do Spoiler e as cervejas do Quentin’s”, conta o advogado Eduardo Mattos, frequentador assíduo de alguns desses pontos.

Spoiler é um bar que homenageia o mundo das séries. Do cardápio à decoração, tudo lembra os seriados mais populares da televisão. As coisas são pensadas nos mínimos detalhes, como o drink que faz menção à série Dexter: ele é vermelho-sangue e vem embalado em plástico, como as vítimas do assassino. O coquetel que remete à série Breaking Bad vem servido em um vidro de laboratório e é da cor azul, uma alusão ao processo de fabricação da droga produzida ao longo das temporadas pelos protagonistas.

Fãs se reúnem para assistir a episódios de séries no Spoiler. Ao fundo, a parede está coberta de revelações sobre os mais diversos programas de TV (Flávia Schwantes/Divulgação)

“Tudo isso é muito legal e os drinks ainda são autorais, receitas novas, dá vontade de experimentar”, conta o advogado. Uma das coisas que mais chama atenção são os próprios spoilers, revelações sobre o enredo das séries. Há, no estabelecimento, um espaço próprio em que qualquer pessoa pode escrever seu spoiler preferido, ou ler os que já estão lá. Quem não gosta de ler esses desfechos ou reviravoltas precisa tomar cuidado, pois o quadro fica bem perto do caixa.

Continua após a publicidade

Uma volta pelos bares temáticos de Porto Alegre

As opções são muitas! Para todos os gostos, vontades, afinidades e bolsos. Tem bares em que a questão temática está no nome, na decoração, no cardápio, nas atrações ou em todos esses fatores. O legal é saber com o que você mais se identifica, juntar os amigos, se jogar nessa fantasia e, quando experimentar, compartilhar com a gente esses momentos com a hashtag #hellocidades. Quer saber o que rola por aí? Confira as sugestões abaixo. Para saber mais sobre Porto Alegre, acesse o hub hellomoto.com.br.

Workroom

Rua Lopo Gonçalves, 364 – Cidade Baixa

Primeiro dragbar de Porto Alegre, espaço perfeito para reunir os amigos e colocar para fora a diva que mora em você. Tem performances, tem lipsync aberto, drinks, comidinhas e muita diversão.

Quentin’s

Rua Gen. Lima e Silva, 918 – Cidade Baixa

Esse é para quem é fã do diretor, roteirista e produtor Quentin Tarantino e de seus filmes clássicos da cultura pop, como Pulp Fiction ou Kill Bill. Dá para aproveitar a decoração temática, a carta de drinks e as 37 torneiras de chope.

Continua após a publicidade

Von Teese – High Tea & Cocktail Bar

Rua Bento Figueiredo, 32 – Rio Branco

Quem se interessa pelo universo burlesco da artista Dita Von Teese já tem lugar certo para ir. Durante à tarde, o estabelecimento é uma casa de chá. Quando a noite cai, entra em cena uma programação variada, que inclui shows burlescos, drinks elaborados e até leitura de tarô. Por isso é bom ficar ligado na programação, que varia bastante.

Dirty Old Man

Rua Gen. Lima e Silva, 956 – Cidade Baixa

Esse bar traz inúmeras referências ao escritor Charles Bukowski. Os drinks e coquetéis são a especialidade da casa.

Cósmica Bar

Rua Lopo Gonçalves, 378 – Cidade Baixa

Continua após a publicidade

Aqui é para dividir o horóscopo e os drinks temáticos com os amigos. O legal é que a carta tem drinks para cada signo, elaborados de acordo com as características mais marcantes do zodíaco.

Spoiler

Rua Gen. Lima e Silva, 1.058 – Cidade Baixa

Para quem gosta de viajar nas séries, mas não fica bravo se contam spoilers, esse é o bar mais indicado. A única revelação que faremos é que a carta de drinks é imperdível.

Publicidade