Brasil

Os vencedores do prêmio O MELHOR DE VIAGEM E TURISMO 2024/2025

A 20ª edição do Prêmio VT coroou destinos e empresas em 34 categorias

por Da Redação Atualizado em 14 nov 2024, 10h49 - Publicado em
13 nov 2024
21h53

Vinte anos. O prêmio O Melhor de Viagem e Turismo completa duas décadas e segue sendo um farol para um setor que não para de se reinventar. Se lá em 2001, na primeira edição, a internet era uma ferramenta que ainda engatinhava, hoje não há como pensar o turismo sem redes sociais, aplicativos, contas multimoedas e, claro, inteligência artificial.

E este ano, nas 34 categorias, quase o dobro daquele longínquo 2001, muitas surpresas. A maior delas vem de Alagoas, que liderou e brilhou em categorias importantes como Melhor Estado, Melhor Cidade (Maceió), Melhor Destino de Praia (Maragogi), Melhor Resort (Japaratinga Lounge Resort) e Melhor Pousada de Praia (Anttunina). E também novamente a presença de marcas veteranas que já viraram sinônimos do Prêmio VT, como Beto Carrero, Bonito, Copacabana Palace, CVC, Estados Unidos e Gramado. Voltam depois de um hiato de alguns anos a Queensberry e a CI Intercâmbio. São Paulo venceu pelo segundo ano consecutivo como Melhor Destino Gastronômico e quem recebeu o prêmio foi o prefeito Ricardo Nunes, que esteve no evento junto com o secretário de turismo, Rui Alves.

Ao longo desses 20 anos, um detalhe não mudou: quem elege os melhores é o público, que em pesquisa pela internet apontou os vencedores. A votação aconteceu entre os dias 6 de agosto e 11 de setembro de 2024 e alcançou a marca de 6.020 respondentes, um recorde. A entrega do prêmio foi realizada na noite desta quarta-feira (13), em São Paulo, no espaço Viale 441 e foi um oferecimento do BTG Pactual. Veja agora os vencedores e que venham mais 20 anos.

-
(//Viagem e Turismo)
Publicidade

Melhor Destino Gastronômico

1º São Paulo (15,4%)

São Paulo é o lugar onde a efervescência urbana se mistura às singularidades das várias regiões brasileiras e de outros países. Assim, a cada esquina, a capital paulista revela um novo sabor, da comida de boteco ao pão na chapa da padoca mais tradicional, passando pelas mesas estreladas, seguindo pelo acarajé, o sushi, o lámen, as delícias árabes e muito mais. É à mesa que paulistanos e visitantes se encontram para provar o mundo, o que torna a metrópole o destino gastronômico mais vibrante do Brasil. Para ajudar a explorar as vias gastronômicas da cidade, a Viagem e Turismo publica a coluna Comer & Beber em São Paulo, assinada pelo crítico de restaurantes da VEJA SÃO PAULO, Arnaldo Lorençato, que também encabeça o PRÊMIO COMER & BEBER. A premiação de 2024 aconteceu em setembro e colocou no pódio algumas novidades, como o francês Les Deux Magots, e algumas opções já badaladas, como o Notiê Priceless, instalado no rooftop do Shopping Light, um dos edifícios mais imponentes da cidade e com uma vista privilegiada do skyline do centrão.

No cenário internacional, São Paulo também é o destino brasileiro que mais se destaca. A consagrada Casa do Porco mais uma vez deu as caras no ranking global do World’s 50 Best Restaurants 2024, agora na 27ª posição. Na versão latino-americana da lista, o Maní, o Metzi e o Nelita repetiram suas aparições, enquanto o Evvai estreou na lista. Além da comida, em 2024 o bar Tan Tan foi o único representante brasileiro na lista de melhores bares do mundo. Mas São Paulo tem muitos outros bares e botecos, como o bom e barato Sylvester Bar, o informal Moela e a estrela da coquetelaria, o Picco. E para além dos restaurantes e bares reconhecidos pelos críticos, São Paulo é uma vastidão de opções, com muitos lugares eleitos pelos moradores e prontos para serem descobertos. 

2º Gramado (5,7%)

3º Itália (5,5%)

Decoração da Casa do Porco, restaurante paulistano que é figura constante em rankings nacionais e internacionais
Decoração da Casa do Porco, restaurante paulistano que é figura constante em rankings nacionais e internacionais (Casa do Porco/Divulgação)

Top of Mind

1º CVC (25,8%)

O que vem à sua mente quando você pensa em turismo? Desde que a categoria Top of Mind foi inserida no Prêmio VT, na edição 2015/2016, os nossos leitores têm sido unânimes: sempre deu CVC! Campeã invicta, a operadora de turismo fez seu nome ao popularizar as viagens em várias regiões do Brasil. Hoje, a empresa integra a CVC Corp, um dos maiores grupos de viagens da América Latina, atuando em diferentes segmentos no Brasil e Argentina. No último ano, como parte do plano de recuperação pós-pandemia, a empresa trocou de liderança e tem feito campanhas e parcerias lucrativas. Uma das mais notáveis foi com o estado de Alagoas, que recebe mais de 300 mil viajantes da CVC por ano e, após ser o maior sucesso de vendas da temporada de verão 2023/2024, consolidou uma parceria de eventos com agentes que visa aumentar o número de vendas para seus destinos. Outro caso de sucesso da marca em 2024 foram os pacotes personalizados para o Rock in Rio. Como operadora oficial do festival, a CVC levou quase 10 mil pessoas para a Cidade do Rock, com acesso exclusivo e assistência até depois do show. Para o futuro próximo, uma das maiores apostas é a temporada de cruzeiros marítimos 2024/2025, que contará com nove navios da MSC e da Costa, sendo mais de 100 roteiros de “minicruzeiros”, que lideram a preferência dos clientes CVC.

2º Amarante (13,3%)

3º Salinas (2,7%)

A CVC tem 1.250 lojas espalhadas pelo Brasil
A CVC tem 1.250 lojas espalhadas pelo Brasil (Almir Bonfim Jr/Divulgação)

Melhor Estado do Brasil

1º Alagoas (39,5%)

Alagoas vence pela primeira vez na categoria Melhor Estado e o reconhecimento não é obra do acaso. Segundo o Observatório do Turismo, em 2023 mais de 232 mil pessoas viajaram para destinos alagoanos e, só no primeiro semestre deste ano, a quantidade de visitantes já representava um aumento de mais de 10%. Os principais motivos para isso são as temporadas de cruzeiros marítimos, que agora incluem paradas em Alagoas, e o aumento da frequência de voos da Azul, da Gol e também da TAP, que voa direto de Maceió para Lisboa.

Dentre os atrativos do Estado, o que os viajantes mais têm buscado são as hospedagens de alto padrão, principalmente na região de Maragogi e São Miguel dos Milagres. Alagoas foi o primeiro estado brasileiro a ter um resort na modalidade all-inclusive e, ao longo dos anos, conseguiu algo incomum em outros litorais: a um só tempo democratizou o acesso e elevou a hospitalidade a níveis altíssimos, atendendo assim diversos públicos.

O Estado também guarda preciosidades como cânions, trilhas na caatinga e duas pequenas joias cinematográficas às margens do Rio São Francisco: Piranhas, que abriga um adorável casario e testemunhou importantes episódios da história do cangaço; e Penedo, reconhecida em 2023 como Cidade Criativa do Cinema, prêmio que veio na esteira da reinauguração de um cinema fechado desde 1962. 

2º Santa Catarina (18,3%)

3º Bahia (8,7%)

A beleza de São Miguel dos Milagres, em Alagoas
A beleza de São Miguel dos Milagres, em Alagoas (Cristian Lourenço/Getty Images)
Publicidade

Melhor Cidade do Brasil

1º Maceió (18,8%)

Dona de um dos litorais mais bonitos do Brasil, Maceió é muito mais do que a porta de entrada para Alagoas. Ladeando as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, a orla urbana de Maceió é a mais bonita do Nordeste e merece ser percorrida incontáveis vezes numa viagem ao destino. Além do mar perfeito, há barracas muito bem estruturadas, lojas de artesanato e pontos “instagramáveis”. A área está em constante renovação e o coroamento deve acontecer ainda este ano com a inauguração de uma roda-gigante de 45 metros, a maior do Nordeste. A vista panorâmica para o mar de Pajuçara será de arrasar!

Outra novidade é uma nova orla que será construída na região do Porto de Maceió, muito bem vinda por quem chega à cidade de cruzeiro. A revitalização contempla 1,5 km de extensão do bairro de Jaraguá, que serão transformados num parque linear de quase 25 mil metros quadrados com playgrounds, áreas esportivas e mirantes. Já avançada, a construção deve estar pronta em 2025 e, além de integrar o porto à cidade, facilitará o passeio pelos museus, edifícios históricos e igrejas do Jaraguá.

2º Maragogi (11,1%)

3º Florianópolis (7%)

Vista aérea de Maceió
Vista aérea de Maceió (Lucas Meneses/Pexels)

Melhor Aeroporto do Brasil

1º GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) (38,8%)

O Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) é o maior do Brasil em número de passageiros e voos. Até 1º outubro, a principal porta de entrada do país recebeu 32 milhões de viajantes, uma média de 120 mil viajantes por dia, e um aumento de 5,6% em comparação com o mesmo período de 2023. Ao todo, 33 companhias aéreas conectam São Paulo a mais de 100 destinos nacionais e internacionais.

Quem aguarda o voo em Guarulhos, tem o conforto de mais de 300 lojas e restaurantes, além de 20 salas VIP — mas é improvável que a espera seja longa. De acordo com uma pesquisa da consultoria de aviação Cirium, o GRU Airport é o 9º aeroporto mais pontual do mundo, com uma taxa de 84,8% de precisão. Outra boa notícia é que ficou mais fácil para os passageiros em voos de conexão se deslocarem entre os Terminais 2 e 3, graças a um serviço gratuito de carrinhos elétricos. Outro feature que colocará Guarulhos no nível de grandes aeroportos internacionais é a inauguração, prometida até o fim de 2024, do people mover, o monotrilho que vai ligar os três terminais e a estação de trem Aeroporto Guarulhos da CPTM, o que trará muito mais conforto a quem chega e sai da cidade.

2º Floripa Airport (15,3%)

3º Congonhas (7,5%)

O Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos é ponto de partida da maioria dos voos internacionais
O Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos é ponto de partida da maioria dos voos internacionais (Arne Müseler/Wikimedia Commons)

Melhor Destino de Praia do Brasil

1º Maragogi (23,6%)

No litoral norte de Alagoas, Maragogi gabarita todos os requisitos de um destino de praia idílico: areia clarinha, águas em tons de azul, piscinas naturais e infinitos coqueirais. Não à toa, o destino é considerado por muitos como o “Caribe brasileiro”. Por estar localizada na região conhecida como Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do planeta, as principais atividades de Maragogi são voltadas para o mar e as praias. A mais imperdível de todas são os passeios de catamarã, que percorrem seis quilômetros no mar até as piscinas naturais, chamadas Galés, onde é possível mergulhar e fazer snorkeling para ver peixinhos coloridos na maré baixa. Para manter esse paraíso preservado, em outubro a prefeitura de Maragogi e a Embratur assinaram uma parceria de mais de R$ 150 mil destinados à regeneração dos corais.

Nos últimos anos, a cidade tem investido em eventos, como é o caso do Festival de Velas de Maragogi, que teve a sua terceira edição em novembro, atraindo mais de 200 atletas. Maragogi brilha muito no quesito hospedagem, tanto que o destino foi pioneiro em trazer para o Brasil o sistema “all inclusive” dos resorts, capitaneado pelo Salinas Maragogi, que venceu o prêmio de melhor resort na edição 2019/2020.

2º Maceió (13,7%)

3º Florianópolis (9%)

As famosas Galés de Maragogi
As famosas Galés de Maragogi (Legacy600/Wikimedia Commons)

Melhor Destino de Inverno do Brasil

1º Gramado (45,7%)

Muitos tentam imitá-la, mas só ela entrega algumas das melhores experiências de serra do Brasil. No Prêmio VT, essa é a 11ª vez que a estrela da Serra Gaúcha leva o título de Melhor Destino de Inverno do Brasil! Sem contar que os números comprovam o quanto Gramado é querida: só no ano passado, foram mais de 8 milhões de visitantes. Segundo o Observatório Turístico de Gramado, o destino tem mais de 200 hospedagens e mais de 300 opções gastronômicas. A cidade ganhou em julho deste ano o primeiro hotel temático do Brasil para crianças, com decoração e recreação do Mundo Criamigos.

Aliás, as atrações temáticas estão entre os destaques de Gramado, que tem parques como o Snowland, onde a neve artificial ajuda a deslizar em pistas de esqui e patinação, a Vila da Mônica Gramado, com os personagens de Mauricio de Sousa, a Escola de Magia, inspirada na saga Harry Potter, e o NBA Park, para quem curte basquete. A natureza também é pródiga, basta dar um passeio Lago Negro ou dar um pulo até o belvedere do Vale do Quilombo.

Em 2024, Gramado sofreu consequências secundárias da maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul, sobretudo com o fechamento do aeroporto de Porto Alegre, mas a cidade foi muito pouco atingida em comparação ao restante do Estado. O empresariado da cidade se uniu e lançou campanhas e promoções para que as pessoas voltassem ao destino e surtiu efeito: quase 3,5 milhões de pessoas visitaram Gramado no primeiro semestre deste ano. Com o Natal batendo na porta, a expectativa é voltar a ver a cidade como antes: recuperada e repleta de pessoas encantadas com o brilho do Natal Luz.

2º Campos do Jordão (17,5%)

3º Urubici (5,4%)

Abertura oficial do Natal Luz 2024 com a Orquestra Sinfônica de Gramado
Abertura oficial do Natal Luz 2024 com a Orquestra Sinfônica de Gramado (Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação)
Publicidade

Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil

1º Bonito (18,4%)

Nos últimos anos, o ecoturismo tem ganhado cada vez mais o gosto do viajante. Segundo uma pesquisa do Sebrae, em 2024 o ecoturismo corresponde a mais da metade do faturamento das empresas de turismo brasileiras. E nesse ramo, Bonito nada de braçada! Ainda que seja uma típica cidade do interior, o lugar é muito bem estruturado para dar conta de todos os visitantes, com receptivos turísticos e muitas opções de hospedagem. Só no ano passado, Bonito recebeu mais de 313 mil turistas brasileiros e estrangeiros. Isso porque agora há voos diretos até a cidade partindo de São Paulo (Congonhas), com a Gol, e de Campinas (Viracopos), com a Azul. Além disso, quem chega por Campo Grande também teve o caminho facilitado: em agosto, foi entregue uma nova rodovia que liga Campo Grande a Bonito que encurta a viagem em cerca de 40 quilômetros.

Fora a qualidade dos serviços, a cidade no Mato Grosso do Sul faz jus ao nome e conquista seus visitantes com paisagens naturais inigualáveis e uma forte preservação ambiental. Por ali, os rios têm águas cristalinas, as cachoeiras são abundantes e as grutas e cavernas são de tirar o fôlego! Pensando nisso, os mais de 30 atrativos do destino têm a preservação da natureza como um farol. Há dois anos, Bonito foi o primeiro destino de ecoturismo do mundo a receber o selo de ‘Carbono Neutro’, muito antes da meta nacional firmada no Acordo de Paris, que é 2050.

2º Fernando de Noronha (12,9%)

3º Foz do Iguaçu (11,2%)

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito
Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito (Paulo Freitas/Unsplash)

Melhor Parque Temático do Brasil

1º Beto Carrero World (46%)

Não é preciso viajar ao exterior para viver aventuras temáticas de seus filmes e brinquedos preferidos. O Beto Carrero World, localizado na catarinense Penha, foi eleito pelo público pela sétima vez como o Melhor Parque Temático do Brasil. E os números confirmam: no ano passado, o Beto foi o parque temático mais visitado da América Latina pelo quarto ano consecutivo. Ao longo de 2023, 2,79 milhões de pessoas atravessaram o seu incrível pórtico e se divertiram nos brinquedos — o que representou um aumento de 20% em relação a 2022. Em outubro deste ano, a visita ficou ainda mais fácil com a inauguração de uma rota de ônibus que  conecta a rodoviária de Florianópolis ao parque.

Quem curte adrenalina vibra com atrações como a FireWhip, primeira montanha-russa invertida do Brasil e a Big Tower, elevador com queda a 120km/h. Por outro lado, quem quiser curtir brinquedos e shows temáticos terá muitos personagens e ambientações do universo da DreamWorks, estúdio de filmes como Shrek, Madagascar e Trolls. Fora isso, marcas de brinquedos icônicos também são temas para algumas áreas, como os famosos carrinhos da Hot Wheels e a área da Nerf Mania, a última grande inauguração do parque em 2023, com o Spin Blast e o Super Soaker Splash como atrações principais.

2º Hopi Hari – Vinhedo (6,6%)

3º Snowland – Gramado (6,5%)

O famoso castelo do Beto Carrero World dá as boas-vindas aos visitantes
O famoso castelo do Beto Carrero World dá as boas-vindas aos visitantes (//Divulgação)

Melhor Parque Temático no Exterior

1º Magic Kingdom, Orlando (11,4%)

No coração do Walt Disney World Resort, o Magic Kingdom faz jus ao nome que carrega: o parque é de fato um lugar mágico! De cara, o visitante é recepcionado pelo icônico Castelo da Cinderela, que transporta o vistante diretamente para os filmes que marcaram (ou ainda vão marcar) a infância. É uma emoção a cada encontro com personagens, a cada parada noturna e a cada show de fogos.

E como a magia não pode parar, em maio de 2023 foi inaugurada a montanha-russa Tron Lightcycle/Run, após um jejum de oito anos. Em 2024, a grande estrela foi a remodelação da Splash Mountain, a atração aquática que virou a Tiana’s Bayou Adventure, o primeiro brinquedo inspirado do filme A Princesa e o Sapo. E não para por aí! A Disney anunciou que o Magic Kingdom passará pela maior transformação de sua história. Entre as novidades já anunciadas está a reforma da montanha-russa Big Thunder Mountain Railroad, que deve reabrir em 2026, e uma nova parada noturna, chamada Disney Starlight, que deve estrear entre junho e setembro de 2025, com personagens de Frozen, Encanto e Peter Pan. Alguém ansioso?

2º Universal Studios – Orlando (9,4%)

3º Animal Kingdom – Orlando (8,7%)

Os visitantes “pilotam” motos futuristas na nova montanha-russa de Tron no Magic Kingdom<span style="font-weight: 400;">Lightcycle/Run</span>
Os visitantes “pilotam” motos futuristas na nova montanha-russa de Tron no Magic KingdomLightcycle/Run (Walt Disney World/Divulgação)

Melhor Parque Aquático do Brasil

1º Beach Park, Aquiraz (30%)

Mais do que um parque aquático, o Beach Park é um destino completo na cidade de Aquiraz, a pouco mais de meia hora de carro de Fortaleza. O complexo ocupa uma área de mais de 200 mil metros quadrados em frente a praia Porto de Dunas, com três resorts, um hotel, dois parques, um restaurante de praia e a Vila Azul do Mar, um conjunto de lojas e lanchonetes que ganhou um carrossel em 2024. De toda a estrutura, o Aqua Park ainda é o principal chamariz. Dentre as 30 atrações, a novidade deste ano foi “A Volta da Moreia”, releitura da Moreia Negra, um brinquedo icônico que foi desativado em 2017. Agora, a nova versão conta com um circuito de pontes e redes suspensas e uma descida por um tubo multicolorido, com vários efeitos visuais. Ainda em 2024, o parque anunciou que vai inaugurar a “Surreal”, a maior montanha-russa aquática do mundo, com 28 metros de altura e 342 metros de extensão.

Como o grupo Beach Park está se preparando para o seu 40º aniversário, as novidades estão a todo vapor! Com previsão para ser inaugurado também neste ano, o Parque Arvorar é uma estrutura completamente nova, um pouco mais afastada do complexo aquático, onde o foco é a preservação ambiental e a proteção de aves resgatadas. São 20 atrativos, incluindo três aviários de imersão e 250 animais. Para o próximo ano, toda a expectativa está na inauguração do Ohana Beach Park. A construção está em andamento e o projeto prevê 218 apartamentos, incluindo uma categoria que terá piscina, jacuzzi e jardim privativos.

2º Thermas dos Laranjais – Olímpia (13,6%)

3º Hot Park – Rio Quente (13%)

O Arrepius é uma das atrações radicais do Beach Park
O Arrepius é uma das atrações radicais do Beach Park (Beach Park/Divulgação)

Melhor País

1º Estados Unidos (26,4%)

Muitos brasileiros escolhem os Estados Unidos para estrear seus passaportes e entendemos o porquê! O principal destino dos brasileiros ainda é a Flórida, o estado ideal para qualquer um que procure pelas praias, agito e centros de compras de Miami, ou pelos parques de diversões de Orlando, onde as atrações estão em constante atualização. Mas os Estados Unidos é um mundo e vale ampliar os horizontes. Em Las Vegas, shows, cassinos e parques entretêm qualquer viajante. Neste ano, a novidade da cidade foi o Ice Age Fossils State Park, o mais novo parque estadual de Nevada, com 127 hectares de área compostos por sítios arqueológicos, onde os visitantes podem fazer trilhas e conhecer exposições interativas e uma coleção de fósseis da Era do Gelo. Em breve, quem visitar Vegas poderá incluir o sul da Califórnia no roteiro, pois já foram iniciadas as construções de uma linha de trem de alta velocidade ligando as duas regiões em duas horas, quase metade do tempo que se leva de carro. E as novidades sobre tilhos não param por aí: em novembro, será inaugurada uma rota de trem ligando diariamente Chicago a Miami.

Nova York, a cidade mais populosa do país, também é uma das mais ricas em museus, lojas, restaurantes, musicais e por aí vai. Chicago tem se tornado cada vez mais pop graças aos fãs de O Urso, mas também tem muito a oferecer em seus festivais de música, partidas esportivas icônicas e celebrações de St. Patrick’s Day. Outra parada interessante é Nova Orleans, onde o jazz ecoa pela Frenchmen Street e as atrações históricas contrastam com novos museus fora do óbvio, como o Vue Orleans, o Louisiana Civil Rights Museum e o National WWII Museum, o mais importante museu sobre a Segunda Guerra Mundial do país.

2º Itália (12,6%)

3º Portugal (7,1%)

O parque “flutuante” Little Island é uma das inovações de Nova York
O parque “flutuante” Little Island é uma das inovações de Nova York (Elisank79/Getty Images)

Melhor Operadora de Turismo

1º CVC (19,9%)

Não há dúvidas de que a CVC é uma das maiores empresas de turismo do Brasil, afinal, esse já é a 18ª vez que a marca leva o título de Melhor Operadora. Integrante do maior grupo de viagens da América Latina, a CVC Corp, a empresa tem se reinventado no pós-pandemia, mas sem perder sua principal característica de assistência e atendimento pessoal aos clientes. Em 2024, o CEO da empresa, Fabio Godinho, considera que a CVC já está recuperada das dificuldades do período e que agora é “só olhar para o futuro”.

Um dos diferenciais da CVC é que a operadora tem algumas parcerias exclusivas com hospedagens e outros serviços. Para aumentar a competitividade das agências, em 2024 foi criado o programa Parceiro Preferencial, uma mudança nas ferramentas de busca e reserva dos vendedores, que fará esses serviços exclusivos serem sempre a primeira opção para os clientes. Outra aposta da marca é na conversão de agências de viagem multimarcas em agências CVC, ampliando a cobertura da empresa que já conta com 1.250 lojas — para ter um comparativo, esse número é maior do que o de unidades do McDonald’s no Brasil. Além disso, depois de muitos anos apostando no atendimento 100% presencial, a CVC está investindo em tecnologia para combinar seus meios físicos e digitais, criando novas possibilidades para os consumidores, como a ferramenta de inteligência artificial que faz sugestões de roteiros conforme o perfil dos viajantes.

2º Azul Viagens (1,5%)

3º Terramundi (1,2%)

Melhor Operadora de Turismo de Luxo

1º Queensberry Viagens (3,3%)

Viagens totalmente personalizadas para você e sua família, roteiros nacionais com riqueza de detalhes, viagens em grupos pequenos ou mesmo cruzeiros nos mais elegantes navios para poucos e exigentes passageiros. Todas essas possibilidades são oferecidas com muito luxo e cuidado pela Queensberry Viagens, operadora de turismo com mais de 50 anos de atuação no Brasil e, desde 2022, integrante do grupo BeFly, o maior ecossistema de turismo da América Latina. Um dos destaques da empresa é o GBM, Grupo Brasileiros no Mundo, que oferece experiências em pequenos grupos acompanhados de guias brasileiros. Neste ano, o GBM apostou em roteiros de slow travel, com um ritmo de viagem mais tranquilo, e lançou o “Fascinante México”, percorrendo das cidades coloniais até o litoral. Outra novidade de 2024 foi o “Férias na Neve”, um programa com seis novos roteiros para destinos de inverno no Hemisfério Norte, com temporadas nos Alpes Franceses, nos Pirineus, Canadá e Estados Unidos.

2º Terramundi (2,9%)

3º Kangaroo (2,3%)

Melhor Operadora de Cursos no Exterior

1º CI Intercâmbio (4,7%)

A CI Intercâmbio vence pela 6ª vez o Prêmio VT na categoria Operadora de Cursos no Exterior. Com 36 anos de história, a empresa foi pioneira em uma época em que estudar fora ainda não estava no radar dos brasileiros. Hoje, a CI já é a maior empresa de intercâmbio da América Latina, com mais de 120 unidades em 22 estados do Brasil e quatro no exterior. Parte do sucesso vem pelo entendimento da CI de que fazer um intercâmbio é uma experiência que vai além da sala de aula, envolvendo uma imersão cultural completa. Por isso, há uma oferta variada de programas na CI, incluindo o Ensino Médio no exterior, cursos de idiomas, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, estágio, Au Pair, programas em família, focados em idosos e até mesmo consultorias de imigração. A empresa alcançou a marca de 700 mil estudantes brasileiros estudando nos mais de 100 destinos que CI tem no portfólio. E quem estiver interessado em expandir os horizontes deve ficar de olho na feira CI Experience, um evento que acontece todos os anos com expositores de cerca de 70 países que recebem estudantes pela operadora, com descontos de até 40% no valor de alguns programas.

2º Canadá Intercâmbio (3,9%)

3º STB (2,9%)

Melhor Agência de Viagens Online

1º Decolar (47,6%)

Sonhar, decidir, viajar! Parece simples, não é? Pois assim sugere o lema da Decolar, uma agência de viagens focada em vendas online, usando a tecnologia para simplificar suas próximas férias. No site ou aplicativo para celular, a empresa vende pacotes de viagens, passagens aéreas, hospedagens, aluguel de carros, transfers, seguro viagem, cruzeiros e passeios, além de sugerir alguns roteiros curtos para facilitar o seu planejamento. Criada na Argentina, a Decolar já está presente em 19 países das Américas, sendo que o Brasil representa mais da metade do volume das vendas. Desde o final do ano passado, a Decolar começou a apostar no atendimento para além do digital, a fim de dar mais assistência aos viajantes. A estratégia para isso é a inauguração de lojas físicas e, em menos de um ano, já são quase 20 unidades espalhadas pelo Brasil. Enquanto ela não chega a todas as cidades, bastam alguns cliques para ter  uma agência na palma da mão.

2º Viajanet (3,6%)

3º Expedia (3,4%)

Melhor Site de Reserva de Hospedagem

1º Booking.com (49,1%)

Foi-se o tempo em que reservar uma hospedagem incluía telefonemas, fax ou até o correio — pessoas da geração Z em diante nem sabem o que é isso! É fato que os sites de reservas tornaram mais fácil a busca por hotéis, albergues, acampamentos e até casas de temporada. E a Booking.com é uma referência nesse mercado. De acordo com a SimilarWeb, uma plataforma de dados digitais que analisa a audiência na internet, a Booking.com foi o site de turismo mais visitado do Brasil no último ano. Disponível em 43 idiomas, a plataforma reúne mais de 28 milhões de acomodações ao redor do mundo, sendo que mais de 6,6 milhões são hospedagens alternativas, como casas e apartamentos, ou opções mais singulares, como um castelo de gelo na Suécia ou uma suíte dentro de um avião em Monte Verde. Além da praticidade de reservar suas férias em poucos cliques, o que diferencia a Booking.com de outros sites é o apoio 24h aos clientes e a confiabilidade de suas avaliações, que só podem ser feitas por quem realmente reservou e se hospedou pela plataforma. Para melhorar a experiência dos usuários, a empresa tem investido no aprimoramento de uma Inteligência Artificial generativa, a Trip Planner, que já está sendo utilizada em alguns países e funciona como um assistente virtual para dúvidas sobre viagens e recomendações de destinos e roteiros.

2º Airbnb (21,7%)

3º Trivago (8,9%)

Melhor Buscador de Passagem Aérea

1º Google Voos (36,3%)

Com acesso à internet na palma da mão, não há nada mais prático do que as pesquisas do Google e, se a procura for por passagens aéreas, o próprio buscador pode encontrar as melhores opções para o destino desejado. Basta digitar um lugar ou uma palavra-chave como “voos para Paris” e pronto, a página do Google Voos estará na sua tela. Em funcionamento no Brasil desde 2015, a ferramenta é uma das plataformas do buscador mais famoso do mundo, que monitora e compara preços de passagens aéreas nos sites oficiais das companhias ou em agências de viagem online. Para ajudar os usuários a encontrar as melhores tarifas, em outubro de 2024 o Google lançou a ferramenta “Mais baratos”, que é auto-explicativa — mesmo que sejam opções com várias conexões ou com paradas longas. Além disso, o buscador permite monitorar uma rota específica, filtrar as buscas segundo preferências, conferir o histórico de preços e ver qual o momento ideal para comprar a passagem com os melhores descontos. Uma mão na roda.

2º Skyscanner (19,5%)

3º Kayak (7,1%)

Melhor Companhia Aérea Nacional

1º Azul Linhas Aéreas (55,1%)

Durante uma viagem de avião, os passageiros sempre esperam encontrar um ótimo serviço. E disso a Azul Linhas Aéreas entende bem! Desde que foi fundada em 2008, a Azul ganhou o público ao oferecer entretenimento de bordo, wi-fi grátis e lanchinhos (incluindo as icônicas balas de gelatina em formato de avião), mesmo em voos nacionais mais curtos. Em 2024, a empresa anunciou algumas mudanças no seu cardápio de bordo. Agora, os lanches serão servidos apenas em voos com mais de 45 minutos e não serão mais ilimitados. Em compensação, no ano que vem a aérea começará a vender sanduíches quentes e bebidas alcoólicas durante as viagens.

Fora a qualidade do serviço de bordo, os mil voos diários da Azul são muito bem coordenados: após ser eleita a companhia aérea mais pontual do mundo em 2022, a Azul se manteve no pódio, ficando em segundo lugar no ranking de 2023 feito pela consultoria Cirium. Dentro do país e no exterior, a Azul conecta os brasileiros a mais de 150 destinos, sendo que uma das principais inaugurações de 2024 foi a primeira rota direta ligando o Acre (Rio Branco) à região sudeste (Belo Horizonte). Outro lançamento do ano foi o Pateta nas Nuvens, o quinto avião com decoração temática de personagens da Disney da chamada Frota Mágica — além de serem divertidas, as aeronaves decoradas já representam um aumento de 150% nas vendas de passagens aéreas da Azul para Orlando.

2º Latam (25,5%)

3º Gol (18,2%)

“Frota Mágica” da Azul tem aeronaves com personagens Disney
“Frota Mágica” da Azul tem aeronaves com personagens Disney (//Divulgação)

Melhor Companhia Aérea Internacional

1º Emirates (19,5%)

Há quem diga que o caminho é o destino e, nesse caso, não há dúvidas de que ele será melhor a bordo de um avião da Emirates. Na sua desejada Primeira Classe, os passageiros voam em suítes privativas, com portas eletrônicas, frigobar individual, refeições assinadas por chefs e acesso ao Emirates Lounge, a elegante sala VIP de Dubai. A aérea oferece ainda as classes Executiva, Econômica e a mais recente Econômica Premium, que conta com poltronas mais espaçosas, descanso para pernas, entretenimento a bordo e um cardápio diferenciado. Um dos focos da companhia para o mercado brasileiro é justamente aumentar as vendas da Premium Economy e, uma das ações para isso, será o aumento da frequência de voos entre o Rio de Janeiro e Dubai ainda este ano, conectando passageiros a mais de 140 destinos em sua rede global. Atualmente, a Emirates é uma das maiores companhias aéreas do mundo em termos de receita e conta com uma frota de 260 aeronaves, sendo que mais 310 estão encomendadas para os próximos anos. O grande destaque do momento é o avião A350, o modelo de avião de longa distância mais moderno da Airbus, com capacidade para 312 viajantes, que está em fase de treinamento pelos pilotos da Emirates e começará a voar em janeiro de 2025.

2º American Airlines (10,7%)

3º Air France (6,4%)

Business class dentro de aeronave de Emirates
Business class dentro de aeronave de Emirates (//Divulgação)

Melhor Locadora de Automóveis

1º Localiza (46,8%)

Dependendo do seu destino ou dos passeios que estiverem no seu roteiro, alugar um carro é essencial. Nossos leitores escolheram a Localiza como a melhor, e foi à toa! No mundo dos negócios, a Localiza&Co é uma das poucas companhias brasileiras do setor de turismo que se destacam, como mostra o estudo da consultoria de marcas Brand Finance, no qual a empresa alcançou a 7ª posição entre as 100 marcas mais valiosas do Brasil, com um valor de mercado estimado em R$ 2,3 bilhões. Com uma frota de 630 mil veículos e uma equipe de mais de 20 mil colaboradores, a Localiza está presente em sete países das Américas e atua em mais de mil pontos de contato, distribuídas em agências físicas ou pontos do Localiza Fast, sistema de locação 100% digital, desde a reserva até a retirada do veículo. Além do aluguel, a empresa trabalha com lojas de seminovos, veículos por assinatura e serviços para motoristas de aplicativo. Assim como outras empresas do setor, a Localiza tem investido em tecnologia, especialmente na Inteligência Artificial Generativa, a começar pela criação do Gen AI Case Factory, que identifica e quantifica danos em veículos de forma automatizada e eficiente para a prevenção de acidentes.

2º Movida (12,2%)

3º Hertz (5,4%)

Melhor Estação de Esqui

1º Aspen & Snowmass (5%)

Todos os anos, logo que começa o outono no Hemisfério Norte, começa também a contagem regressiva para a temporada de neve da região de Aspen & Snowmass. A estação de esqui nas Montanhas Rochosas do Colorado, nos Estados Unidos, é um destino queridinho de muitos brasileiros, americanos e muitas celebridades que amam esportes de inverno e o luxo de uma boa estrutura. São várias opções de hotéis, dos mais simples aos estrelados, muitas lojas, galerias de arte e bons restaurantes. Sem contar que, com 2.500 hectares de área, o complexo contempla quatro montanhas, com as estações Aspen Mountain, Snowmass, Buttermilk e Aspen Highlands, além de ter o maior número de teleféricos e ski-lifts do país. Para a temporada de 2024/2025, a maior novidade é a inauguração do Coney Express, um novo teleférico de alta velocidade que se estenderá até a área da base de Snowmass, proporcionando um novo ponto de acesso à montanha e aumentando a capacidade para visitantes. O Coney Express também dará a possibilidade de viajantes que não esquiam subirem a montanha e curtirem, por exemplo, a The Cabin (antiga Lynn Britt Cabin), um restaurante no meio das montanhas com churrascaria e bar, que passou por uma grande reforma e será reaberto ao público na próxima temporada. Se você quiser curtir essa temporada, ainda dá tempo! Em 2024, as pistas de Aspen Mountain e Snowmass abrirão em 28 de novembro, enquanto as de Aspen Highlands e Buttermilk começam a operar em 14 de dezembro.

2º Cerro Catedral – Bariloche (4,9%)

3º Chillán – Chile (3,6%)

O vilarejo de Snowmass se esparrama aos pés da montanha
O vilarejo de Snowmass se esparrama aos pés da montanha (Jeremy Swanson/Divulgação)

Melhor Navio de Cruzeiro

1º MSC Grandiosa (5,2%)

Ao escolher um cruzeiro, tão importante quanto conhecer o itinerário é saber o que o navio oferece. Isso porque, mais do que conhecer vários destinos, essas viagens incluem a experiência de um resort em alto mar, com muito entretenimento e boa comida. Como o caso do MSC Grandiosa, que foi inaugurado na Europa em 2019 e passou a fazer itinerários pelo Brasil na temporada 2023/2024. Impressionante em números, o navio tem 331 metros de comprimento, 43 metros de largura e 75,5 metros de altura (o equivalente a um prédio de 20 andares), podendo levar até 6,3 mil passageiros em 2.421 cabines.

As famílias com crianças ficam tranquilas com a equipe de monitores do Kids & Teen Club, onde há atividades divididas em cinco faixas etárias, sendo que algumas delas são temáticas dos universos Lego e Nintendo. Enquanto isso, os adultos podem curtir a área de jogos virtuais, o simulador de Fórmula 1, boliche, fliperama, cassino e a balada Attic Disc. No centro de tudo isso, a Galleria Grandiosa oferece experiências de luxo com lojas de grife, restaurantes com menus assinados por chefs, sorveteria, chocolataria e mais. Já no topo do navio, piscinas, toboáguas, brinquedos aquáticos e jacuzzis refrescam e divertem os dias a bordo. Na temporada brasileira de 2024/2025, o MSC Grandiosa volta com tudo e fará roteiros de três a sete noites entre o litoral de Alagoas e São Paulo, e também Gran Voyages, que são itinerários transatlânticos, partindo da Itália ou França e desembarcando em Salvador ou Santos.

2º MSC Preziosa (5%)

3º MSC Seaview (3,8%)

MSC Grandiosa: a Galleria Grandiosa é um promenade com lojas, restaurantes e vida noturna agitada
MSC Grandiosa: a Galleria Grandiosa é um promenade com lojas, restaurantes e vida noturna agitada (MSC Cruzeiros/Divulgação)

Melhor Hotel do Brasil

1º Copacabana Palace, A Belmond Hotel

Poucos hotéis brasileiros podem se considerar icônicos com propriedade e o Copa, definitivamente, é um deles. O hotel na orla carioca sempre está na mídia por abrigar festas suntuosas e receber reis, rainhas e grandes celebridades; só neste ano, Antonio Bandeiras, Katy Perry e Madonna foram vistos através de suas janelas. A rainha do pop, inclusive, fez do Copa o seu QG usando-o como hospedagem e estúdio de ensaio para o encerramento apoteótico da turnê “The Celebration Tour”, que reuniu 1,6 milhão de pessoas nas areias de Copacabana em frente ao hotel. 

Mas não são apenas os quartos glamorosos que fazem do Copacabana Palace um dos hotéis mais emblemáticos do mundo: o serviço é impecável e faz jus às instalações. Projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, o edifício tem salões de eventos, varanda voltada para o mar, quadra de tênis, spa, uma famosa piscina, o renovado Teatro Copacabana Palace e três restaurantes, sendo que o Cipriani e o MEE são estrelados no Guia Michelin. No ano passado, o hotel completou 100 anos, comemorados com uma grande festa e a renovação dos guarda-sóis da piscina mais icônica do Brasil. Nesse ano, além dos eventos monumentais, a novidade do hotel foi a contratação da chef Solimar Nunes para comandar a cozinha do restaurante Pérgula, adicionando um toque de gastronomia brasileira aos tradicionais pratos mediterrâneos.

2º Colline de France, Gramado

3º Rosewood, São Paulo

O icônico Copacabana Palace abriu as portas no Rio de Janeiro em 1923
O icônico Copacabana Palace abriu as portas no Rio de Janeiro em 1923 (//Divulgação)

Melhor Resort do Brasil

1º Japaratinga Lounge Resort (28%)

Desde que abriu as portas em 2019, o Japaratinga Lounge Resort se destacou por oferecer uma experiência de luxo e bem-estar numa região praticamente inexplorada do litoral de Alagoas, onde os hóspedes têm fácil acesso às piscinas naturais da Costa dos Corais. Um dos diferenciais do resort é trabalhar com o sistema All Inclusive Premium, no qual há uma preocupação especial com a qualidade dos ingredientes, dos pratos e das bebidas. Além disso, todas as refeições e bebidas estão incluídas nas diárias e podem ser consumidas a qualquer momento do dia ou da noite. Quanto a estrutura, são 87 mil metros quadrados, com spa, quadras esportivas, arena de beach tennis, academia com atendimento de personal trainer e uma área de piscinas com pequenas praias, correnteza e piscina para dança e hidroginástica. Do lado de fora, o Japaratinga Lounge Resort organiza passeios náuticos até as piscinas naturais e itinerários pelas orlas de Japaratinga e Maragogi.

No ano passado, o resort começou uma grande expansão em três etapas. Inaugurada em dezembro de 2023, a primeira fase da expansão da Garden Suíte contemplou 80 novos quartos, dois restaurantes, academia, uma nova área de piscinas com espaços de descanso e interação, bares e uma praça no estilo anfiteatro para shows. A nova área Garden é focada em casais e permite a hospedagem de cachorros. Nos novos apartamentos, cama king-size, iluminação inteligente conectada a uma Alexa, área de estar, máquina de café Nespresso e até uma chopeira. No segundo semestre deste ano, foram inaugurados mais 64 quartos, chamados de Garden Exclusive, que são semelhantes às suítes e contam com grandes banheiras de imersão. A terceira fase da expansão deverá ter mais 180 acomodações e já está em construção. Juntamente com esse projeto, a Amarante, administradora do Japaratinga e dos resorts Salinas Maragogi e Salinas Maceió, lançou um novo programa de ética, sustentabilidade e compromisso social, que prioriza as comunidades regionais e se concentra na regeneração do ambiente ao redor. Ou seja: o Japaratinga Lounge Resort ainda vai surpreender muito!

2º Salinas Maragogi (21,5%)

3º Costão do Santinho (9,9%)

O Japaratinga possui um conjunto de piscinas de 2.500m²
O Japaratinga possui um conjunto de piscinas de 2.500m² (//Divulgação)

Melhor Hotel-Fazenda do Brasil

1º Fazzenda Park Resort (16,4%)

Em 26 anos de história, o Fazzenda Park Hotel construiu uma estrutura de dar inveja na maioria (senão todos) dos hotéis fazenda do Brasil. São mais de dois milhões de metros quadrados, com opções de lazer para todas as faixas etárias. Quem não abre mão de relaxar, encontra espaços cercados por muita natureza e pode curtir jacuzzi, spa, piscinas aquecidas e caminhadas bucólicas. Por outro lado, quem busca diversão tem uma programação diária de atividades, da manhã até a meia-noite, com brincadeiras no complexo de piscinas externas, passeios de bicicleta, charrete e cavalo, interação com animais da fazenda, salão de jogos, pedalinho, beach tennis, tênis, vôlei, futebol, arvorismo e quadriciclo. No meio disso tudo, os adultos se divertem muito, mas quem faz a festa de verdade são as crianças! A equipe de recreação é grande e bem treinada, sempre mantendo os pequenos empolgados com atividades lúdicas junto de Gasparinho e Krinabella, os mascotes do hotel. À noite, a família toda se une para shows musicais e circenses.

No final do ano passado, o Fazzenda Park concluiu sua transição para o sistema all inclusive, com cinco refeições e todas as bebidas inclusas na diária. Em 2024, além da inauguração de novos quartos, o resort também iniciou a obra de um centro de convenções com capacidade para 1,2 mil pessoas, previsto para ser inaugurado em 2025.

2º Rio do Rastro Eco Resort – Bom Jardim da Serra, SC (3,5%)

3º Águas Claras – Itapira, SP (3%)

Os domínios do Fazzenda Park
Os domínios do Fazzenda Park (//Divulgação)

Melhor Pousada de Praia do Brasil

1º Anttunina Pousada e Spa – Maragogi 

A Anttunina é um lugar onde os desejos dos hóspedes são realizados. A poucos passos da Praia de Antunes, em Maragogi, a pousada é a materialização do sonho de Marcelo Lacerda, um pernambucano apaixonado pelo litoral de Alagoas. A receita para isso inclui apenas 19 bangalôs, distribuídos por uma propriedade com cerca de 2.5 hectares, onde nenhuma árvore precisou ser derrubada para a construção. O resultado é uma experiência autêntica e luxuosa, com acomodações elegantemente decoradas com elementos naturais e artesanato regional, cercada por coqueiros e mangueiras sob as quais vale a pena descansar e esquecer da vida. No coração da pousada, uma imensa piscina se debruça de frente para o mar e as áreas de descanso são visitadas por coelhinhos, saguis e passarinhos.

Os bangalôs são espetaculares! Com 200 metros quadrados de privacidade total, os espaços recebem de casais a famílias inteiras, com sala de estar e jantar aconchegantes, camas king size, banheiras de hidromassagem e piscinas privativas climatizadas — sendo que algumas começam no interior da acomodação e terminam na área externa. Ali, café da manhã, chá da tarde e jantar estão inclusos na diária e podem ser servidos da forma que o hóspede preferir. Quer um café da manhã flutuante como o das Maldivas? Tem! Jantar a dois numa charmosa canoa ou um brunch servido diretamente na praia? Também tem. Todas os desejos são atendidos por uma equipe afinadíssima composta por – pasmem! – 116 funcionários que são verdadeiros anfitriões. A simpatia e o profissionalismo acontecem em todas as situações da estadia, desde o transfer do aeroporto até os passeios de lancha. No spa também não é diferente, o que é comprovado pelos comentários dos hóspedes, que elogiam as “mãos de fada” das terapeutas. Inaugurada em 2019, a Anttunina é o segundo empreendimento da família de Marcelo Lacerda, que também é proprietária da pousada Camurim Grande, instalada em uma fazenda de cocos.

2º Pousada Olho D’Água – Maragogi

3º Pousada do Toque – São Miguel dos Milagres

Bangalôs com piscina privativa: um dos muitos mimos da Anttunina
Bangalôs com piscina privativa: um dos muitos mimos da Anttunina (//Divulgação)

Melhor Pousada de Serra do Brasil

1º Parador, Cambará do Sul

Hospedar-se no Parador é ter uma experiência de imersão na natureza de Cambará do Sul, com campos ondulados, imponentes araucárias e os sons de um pequeno rio. Instalados dentro da Fazenda Camarinhas, essa é uma das poucas hospedagens na região dos Campos de Cima da Serra, próxima da fronteira entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde estão os cânions Itaimbezinho e Fortaleza. A localização é providencial para o estilo da pousada, que foi a primeira do país a introduzir o conceito de glamping, em que acomodações rústicas se parecem com cabanas de acampamentos, mas têm a qualidade e o conforto de um hotel de luxo. Os quartos mais recentes, por exemplo, são construções arredondadas chamadas de casulos, em que casais encontram muito conforto e uma banheira de hidromassagem com vista limpa do céu estrelado. Os hóspedes também são mimados no Espaço Bee Wellness, inaugurado no ano passado, com uma piscina aquecida com vista para o vale e um spa com tratamentos da L’Occitane. Só o café da manhã está incluso na diária, mas vale a pena provar os almoços e jantares no restaurante, o Alma RS, onde a gastronomia e os produtores locais são protagonistas nos preparos. Além de proporcionar um ambiente de relaxamento, o Parador organiza passeios até os cânions, trilhas de quadriciclo, cavalgadas e visitas à Queijaria Campo Nativo, pioneira na maturação de queijo serrano do Brasil. É uma experiência serrana completa!

2º Morada dos Canyons – Praia Grande, SC

3º Casa da Montanha – Gramado, RS

Os casulos são o mais novo tipo de acomodação no Parador, em Cambará do Sul
Os casulos são o mais novo tipo de acomodação no Parador, em Cambará do Sul (Sergio Azevedo/Divulgação)

Melhor Cartão de Débito Internacional

1º Wise (14,7%)

A compra de moedas estrangeiras é primordial no planejamento de uma viagem ao exterior — e isso tem sido cada vez menos estressante desde a aparição no mercado dos cartões de débito internacionais, que chegaram trazendo muitas vantagens. Esse é o caso da Wise, fintech britânica eleita como a melhor opção pelos nossos leitores. A empresa oferece uma conta digital gratuita, com um aplicativo de fácil uso, em que os usuários podem comprar moedas por PIX a qualquer hora do dia ou noite. Para isso, é cobrado apenas 1,1% de IOF, uma grande vantagem frente aos 4,38% cobrados pelos cartões de crédito. E a boa notícia é que essa não é a única vantagem da conta Wise! Diferentemente de outras contas digitais internacionais, que trabalham apenas com dólar ou euro, a Wise tem o benefício de ser multimoedas. Isso significa que você pode manter vários saldos dentro da sua conta em mais de 50 moedas diferentes, o que facilita quando se está visitando mais de um país na mesma viagem. O sistema já é um sucesso entre os viajantes, tanto que em setembro deste ano a Wise atingiu a marca de 2 milhões de cartões emitidos no Brasil, o dobro em comparação com setembro de 2023. 

2º C6 (11,4%)

3º Nomad (9%)

Melhor Programa de Milhas Nacional

1º Smiles (25,4%)

Criado em 1994 pela extinta Varig, a Smiles foi um dos primeiros programas de fidelidade e  milhagem de companhias aéreas brasileiras e o primeiro do mundo a ter quatro níveis de cartão de crédito. O pioneirismo garantiu um sucesso quase instantâneo, que continua sendo validado por nossos leitores, muito satisfeitos com os serviços de pontuação do programa, que faz parte da Gol Linhas Aéreas desde 2013. Atualmente, a plataforma da Smiles permite que você acumule pontos com voos, serviços relacionados a viagens e compras do cotidiano, como uma ida ao mercado, abastecer o tanque do carro ou colocar créditos no aplicativo da Uber. Os tais pontos podem ser trocados por hospedagem, ingressos, aluguel de carro, passagens aéreas e mais.

A Smiles tem mais de 100 parceiros no ramo do turismo e trabalha com a Gol e mais 54 companhias aéreas, o que possibilita viagens para mais de 1.600 destinos nacionais e internacionais — entre as companhias parceiras há alguns nomes importantes como Emirates, Turkish Airlines, KLM e Air Canada. Além da modalidade de fidelidade simples, também é possível assinar o Clube Smiles, com seis tipos de planos, em que o cliente paga uma mensalidade e recebe de 1.000 a 20.000 pontos mensais. Só em 2024 são mais de 23 milhões de clientes ativos e 200 bilhões de milhas resgatadas. Para comemorar o aniversário de 30 anos do programa, em outubro a Smiles lançou duas novidades. A primeira delas é que agora é possível comprar passagens aéreas com pagamento híbrido (milhas e dinheiro) diretamente na plataforma Smiles. A segunda é que até o final do ano será possível trocar milhas por passagens de trem em destinos da Europa! 

2º Tudo Azul (21,5%)

3º Latam Pass (21,3%)

Melhor Programa de Milhas Internacional

1º AAdvantage (9,3%)

Gerenciado pela American Airlines, uma das maiores companhias aéreas do mundo, o programa AAdvantage está há mais de quarenta anos no mercado e é um dos maiores em quantidade de parceiros — são cerca de 1.200 lojas, 30.000 restaurantes e 24 companhias aéreas, entre outras empresas em que você pode ganhar e trocar pontos. Neste ano, a principal adição ao conjunto de parcerias foi a JetSmart, companhia aérea low cost com rotas por toda a América do Sul. Um dos maiores diferenciais do AAdvantage é a sua estabilidade, pois o programa tem alguns resgates com valores fixos em companhias parceiras e suas atualizações de regras acontece apenas uma vez por ano, sem mudanças radicais. Para fidelizar ainda mais os clientes do programa, além das tradicionais milhas, os membros acumulam Pontos de Lealdade, que permitem o aumento do status da conta e mais recompensas. Entre os benefícios exclusivos AAdvantage está a possibilidade de personalizar gratuitamente os serviços do seu voo, optando por luxos como embarque e check-in prioritários, acesso à sala VIP e mais.

2º TAP Miles&GO (5,1%)

3º Emirates Skywards (4,9%)

Melhor Seguro Viagem

1º Allianz Travel (10,7%)

Verdade seja dita: ninguém começa uma viagem esperando pelo pior, como um voo cancelado ou uma doença que exija atendimento médico. Mas imprevistos acontecem com mais frequência do que gostaríamos e, nesses casos, quem tem um seguro viagem consegue contornar vários problemas sem muita dor de cabeça. Eleita pela segunda vez consecutiva como o melhor seguro de viagem pelos nossos leitores, a Allianz Travel se destaca pelo atendimento e facilidade de acionamento de seus serviços, que estão disponíveis 24h por dia pelo WhatsApp. São mais de 20 opções de cobertura, incluindo assistência médica e odontológica, consultas de telemedicina com médicos do Hospital Albert Einstein, reembolso de despesas com fisioterapia ou farmácia, traslado médico, apoio em cancelamento de viagens, extravio de bagagens, perda de documentos e mais. Fora as coberturas do seguro, os viajantes que contratam a Allianz Travel contam com alguns benefícios, como acesso às salas VIP da Lounge Pass, possibilidade de pontuar com a Livelo e descontos em reservas de hotel ou até em consultas veterinárias. Neste ano, a novidade foi a parceria entre a Allianz e a America Chip, empresa americana que oferece serviço de roaming internacional. Agora, os segurados terão 50% de desconto na compra do plano de internet para os Estados Unidos e Europa — algo que é tão essencial para uma viagem quanto o seguro, não é mesmo?

2º Bradesco Seguros (7,7%)

3º Porto Seguro (7,6%)

Melhor Empresa de Transporte Rodoviário

1º Viação Cometa (15,5%)

Com 76 anos de história, a Viação Cometa está no dia a dia de muitos brasileiros que viajam de ônibus pelo sudeste e sul do país, principalmente dos que moram ou transitam pelo Estado de São Paulo. Criada em 1948, juntamente com a rota São Paulo-Santos, a empresa virou um sinônimo de conforto e segurança na década de 1980, quando o ônibus ‘Flecha Azul’ passou a fazer parte das frotas. A Cometa os chamava de “verdadeiros aviões”, por terem as tecnologias modernas para a época, como ar-condicionado, assentos de couro reclináveis e câmbio automático computadorizado — eles foram uma revolução no transporte rodoviário brasileiro. Hoje, a empresa faz parte da holding fluminense JCA e conecta mais de 1.200 municípios do país, seguindo como referência de qualidade em seu ramo. No último ano, o grupo JCA investiu cerca de R$ 500 milhões para aquisição de novos ônibus, sendo que 91 deles serão destinados para renovar a frota da Cometa. Os veículos mais recentes têm dois andares e contam com assentos leito e semi-leito, Wi-Fi a bordo, luzes de leitura, USB para carregamento de celulares, ar-condicionado com dutos individuais e mais. 

Muitas vezes, o ônibus é um meio de transporte mais acessível do que os aviões, por isso eles têm sido cada vez mais utilizados pelo público jovem. Pensando nisso, ao comemorar o 75º aniversário da Cometa no final do ano passado, a empresa apresentou uma nova identidade visual, com uma estética mais tecnológica e jovial. Sem contar que, para manter contato com esse público, a Cometa tem apostado em ações com marcas famosas na internet. Como foi o caso do hidratante labial Carmed, famoso no TikTok, que ganhou um ônibus interativo onde havia atividades e brindes da marca para quem tivesse viajado com a Cometa.

2º Catarinense (11,9%)

3º Guanabara (7,7%)

Melhor Sala VIP do Brasil

1º Sala VIP Lounge Mastercard Black (Guarulhos Terminal 3) (6,3%)

O aeroporto pode ser uma experiência estressante, ainda mais se você precisa esperar pelo seu voo. Mas quem é titular de um cartão Mastercard Black pode passar um tempo mais tranquilo em alguma de suas salas VIP. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, a preferida dos nossos leitores fica na área de embarque (após o controle de imigração) do Terminal 3, dedicado a voos internacionais. Trata-se da Sala VIP Lounge, um espaço pensado para famílias e passageiros que precisem trabalhar enquanto esperam o voo. Sendo assim, há três ambientes: um com estações de trabalho com portas USB para carregamentos de computadores e celulares, um espaço para crianças e uma área gourmet, com lanches salgados, doces e petiscos, além de bebidas variadas, incluindo uma vasta carta de vinhos. O acesso ao VIP Lounge (e também ao Lounge grab and go do anterior inferior) é gratuito para titulares dos cartões Mastercard Black e seus dependentes diretos de até 12 anos — até três acompanhantes pagam R$ 200 por pessoa para poder curtir as regalias do espaço.

2º Brasília: Vip Club (4,9%)

3º Florianópolis: The Lounge Sky Team (4,4%)

Terminal 3, em Guarulhos: o conforto da Sala VIP Lounge Mastercard Black
Terminal 3, em Guarulhos: o conforto da Sala VIP Lounge Mastercard Black (Mastercard/Divulgação)
Tags Relacionadas