Areias do Saara cobrem o céu de Lisboa de tons laranja
As areias do Deserto de Saara estão cobrindo a Península Ibérica e deixando o céu ora laranja, ora amarelo
O fenômeno acontece com alguma frequência mas, desta vez, aconteceu com uma intensidade rara e coloriu intensamente o céu da Península Ibérica: a poeira do Deserto de Saara veio com tudo do norte da África e trocou o azul por um tom laranja-amarelado surreal.
A causa do cenário apocalíptico é a tempestade batizada de Célia, que, com seus ventos, literalmente está empurrando as areias do deserto rumo à Europa, a altitudes que ultrapassam os 1.000 metros.
O céu colorido começou a ser visto em Portugal ontem, mas hoje, dia 16, atingiu o auge, e o Instagram está cheio de fotos que parecem carregadas de filtro. Acredite: não estão.
Além do céu colorido, tudo que está ao ar livre está ficando colorido também: as latas de lixo, os carros estacionados, os bancos das praças. O pó está se espalhando por todo canto e, se chover, o Instituto de Meteorologia diz que pode ser uma “chuva de lama”.
O fenômeno deve durar até amanhã, quinta-feira. Até lá, como bem disse uma amiga, Portugal pode ser visto naturalmente em tom sépia.