Imagem Blog Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição
Continua após publicidade

Onde comer na Sardenha: o banquete do agriturismo Alculiciu

Boa opção para experimentar vários pratos típicos de uma vez só, o Alculiciu organiza um jantar coletivo preparado só com ingredientes da própria fazenda

Por Barbara Ligero
Atualizado em 21 nov 2018, 15h46 - Publicado em 21 nov 2018, 15h46

Na minha opinião, os melhores lugares para se comer durante uma viagem são aqueles frequentados pelos locais, às vezes até meio escondidos. O Alculiciu, que eu tive a sorte de encontrar na Sardenha, é exatamente assim. Para começar, ele é um agriturismo, ou seja, uma propriedade rural autêntica que abre suas portas para viajantes. Ali, especificamente, a proposta é usar tudo o que é produzido na fazenda para criar um jantar tipicamente sardo.

Busque hospedagens na Sardenha

Se o seu roteiro incluir Olbia, onde fica um dos três aeroportos da ilha, vale a pena considerar a visita. O Alculiciu fica a 25 minutos de carro, nos arredores da província de San Teodoro. É necessário reservar com antecedência por telefone (+39 349 147 9495) ou pela página do Facebook. O esquema é o seguinte: eles contam quantas pessoas aparecerão para o jantar, que tem hora marcada, e passam o dia preparando uma série de pratos tradicionais. Você terá a oportunidade de experimentar todos, então o menu é fechado e custa € 35 por cabeça. 

(Agriturismo Alculiciu/Reprodução)

A experiência como um todo é bastante acolhedora e informal. Logo ao entrar, você dá de cara com algumas vinhas e uma colina cheia de ovelhas pastando. Todos chegam mais ou menos ao mesmo tempo, como em um jantar de família, e vão sendo recebidos com um copo de vinho da casa. As mesas são organizadas em um pátio com vista para a paisagem já descrita e cada um se senta com o seu grupo.

Continua após a publicidade

Aos poucos, os pratos vão saindo quentinhos da cozinha e levados às mesas em porções generosas – e a cena se repete várias e várias vezes ao longo da noite. Quando eu fui, cheguei a contar 12 pratos e lá pela metade do jantar só estava dando uma única garfada em cada coisa para experimentar. Mas, antes que me julguem, não houve desperdício: eu estava com outros três gulosos e os garçons perguntam antes de trazer alguns itens.

(Tripadvisor/Reprodução)

O menu pode variar, mas espere encontrar muitos dos principais pratos típicos sardos. É muito provável que você experimente a zuppa gallurese (pão envelhecido com caldo de carne e pecorino sardo), os culurgiones (ravióli de queijo com menta), o porceddu (porco assado no espeto) e as seadas (pastel de queijo com mel). Seguindo uma tendência que os italianos adoram, praticamente tudo que é servido foi cultivado ou feito ali mesmo: o vinho, o azeite, os legumes, o queijo pecorino…

Continua após a publicidade

A minha dica é programar esse jantar logo que chegar na Sardenha e ir preparado para comer muito. Assim você experimenta vários pratos tradicionais de uma vez só e pode repetir os seus favoritos ao longo do restante da viagem. Mais que uma experiência gastronômica, essa é uma boa forma de conhecer o lado rural da ilha, que não se limita às suas belas praias.

Busque hospedagens na Sardenha

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Publicidade