O Scuderie del Quirinale, em Roma, publicou um vídeo de quase 13 minutos que percorre a exposição temporária “Raffaello 1520 – 1483”. Disponível no Youtube, o tour pelas salas do museu conta a história da vida de Rafael Sanzio, um dos maiores nomes do Renascimento italiano, e mostra os seus principais trabalhos.
O passeio é narrado em inglês e em italiano, mas é possível ativar as legendas automáticas no vídeo. Para isso, basta clicar em “Detalhes” no canto superior direito, cujo ícone é uma pequena engrenagem, selecionar “Legendas”, “Traduzir Automaticamente” e, por fim, “Português” ou outro idioma de sua preferência.
Com um total de 120 obras, a mostra é a maior já feita sobre o pintor e homenageia os 500 anos de sua morte. Ela prometia ser um dos grandes destaques culturais de 2020 e chegou a vender 70 mil ingressos só na pré-venda. Porém, três dias após o início da exposição, a Itália entrou em quarentena devido à pandemia de coronavírus e o museu teve que ser fechado, sem previsão de data de reabertura.
Junto com Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarotti, Rafael Sanzio compõe a tríade dos grandes artistas renascentistas. Ele morreu no dia do seu aniversário, em 6 de abril de 1520, aos 37 anos, e a exposição mostra sua vida em retrocesso: do auge da sua obra às suas raízes na região italiana da Úmbria.
Se o passeio pela exposição da Scuderia del Quirinale instigar sua curiosidade, é possível continuar a experiência nos Museus do Vaticano, que disponibilizaram imagens em 360° das salas dedicadas à Rafael. Ali fica o afresco “Escola de Atenas”, que foi pintado diretamente na parede da Stanza della Segnatura e é um dos trabalhos mais famosos do artista.
Veja mais dicas do que fazer para viajar sem sair de casa