Há um tempo, eu decidi diminuir o consumo de carne e de derivados de leite, mas não se preocupe, este não é um post para tentar te convencer a fazer o mesmo.
Na verdade, decidi compartilhar alguns dos meus achados em Nova York, para facilitar a vida de quem vem para cá e não quer se empanturrar de comidas de origem animal. E também para dizer que há sim ótimas opções com ou sem leite e ovos.
Cafeterias com leite vegetal
A minha primeira surpresa foi que TODAS as boas cafeterias de NY contam com opções de leite vegetal, algumas delas oferecem mais de um, inclusive. Eu, particularmente, evito o de soja e não gosto muito do de amêndoas, por conta do sabor forte, mas lido superbem com os feitos a base de grãos.
O meu capuccino predileto é o com leite de aveia, da Ninth Street Espresso. Recomendo muitíssimo, inclusive para quem ainda toma leite de vaca, por destacar mais o sabor e o perfume do café.
E é bem comum encontrar comidinhas veganas ou ovovegetarianas nas cafeterias. Os novaiorquinos amam, por exemplo, avocado toast, que nada mais é que uma fatia de pão com azeite, abacate mexicano amassado e temperinhos.
A minha favorita está no Ludlow Coffee Suply, e vem com pimenta calabresa em cima, mas a com zaatar, tempero típico do oriente médio.
O sanduíche mais gostoso do Three Seat Espresso & Barber é feito em um bagel de gergelim, recheado com ovo, cebolinha, maionese de pimenta e abacate – que aqui é bem mais comum em pratos salgados que nos doces. Ah! E essa cafeteria tem um bolo de banana vegano muito leve e saboroso.
Produtos veganos nos mercados
Eu AMO visitar mercados e feiras livres quando viajo, porque acho que é uma ótima forma de conhecer mais sobre a cultura e história dos lugares. Sem falar no tanto de coisa gostosa e diferente que dá para experimentar.
A melhor rede de mercados para vegetarianos e veganos é, sem dúvidas, o Whole Food’s, por contar com uma excelente variedade de produtos e marcas, além de um bufê excelente para uma refeição rápida.
Há desde chocolatinhos sem leite maravilhosos, como os da marca UnReal, que tem opções que lembram o M&Ms, só que sem leite e sem corantes artificiais. Até mesmo hambúrgueres vegetais cuja textura, sabor e “suculência” são bem parecidos com os de carne, como os deliciosos da Beyond Meat, marca investida pelo Bill Gates.
Restaurantes com opções vegetarianas
E por falar em hambúrguer, o meu predileto nessa nova fase é o Superiority Burger, feito com quinoa bem temperadinha, que pode ser ou não acompanhado por queijo. Mas até grandes redes, como o Shake Shack, contam com opções vegetarianas, feitas com cogumelos, por exemplo.
Para uma refeição a la #nyc10orless, recomendo muito o Dig Inn, rede de restaurantes com “comida de verdade”, feita com alimentos orgânicos e de fazendas locais. Nele você escolhe uma proteína – que pode ou não ser de origem animal -, mais vegetais, legumes, grãos… E paga desde US$ 9 por prato!
E até para um brunch do bom há inúmeras opções para vegetarianos.
Viu só? Dá para viajar para Nova York, comendo superbem, sem gastar muito e com boas alternativas à carne.