Imagem Blog Comer & Beber em São Paulo Um prato feito com as novidades e os clássicos da gastronomia paulistana. Para quem está de passagem ou moradores de uma vida. É só se servir! Por Arnaldo Lorençato, crítico de restaurantes da VEJA SÃO PAULO.
Continua após publicidade

Tiramisu: onde provar boas versões da sobremesa italiana em São Paulo

Confira quatorze endereços que servem o pavê com camadas de biscoito banhado em café, creme de queijo mascarpone e cacau em pó

Por Iracy Paulina / Edição: Arnaldo Lorençato
4 mar 2024, 14h41

Há inúmeras versões sobre a origem do tiramisu, a sobremesa mais famosa da Itália. Uma das mais curiosas diz que a receita teria nascido nos bordéis de Veneza, onde o doce era oferecido como uma espécie de estimulante, com poderes afrodisíacos. Lenda que dá match com o significado da expressão em italiano “tirami sù” (algo como “levanta-me” ou “puxa-me para cima”, em tradução livre).

A versão mais aceita, porém, garante que a receita surgiu no extinto restaurante Alle Beccherie, na cidade de Treviso, fechado em 2014 e reaberto depois com novo nome (Le Beccherie). De acordo com a Academia Italiana de Culinária foi ali que o doce ganhou o seu formato ideal, em 1972, após várias experiências feitas pela então dona da casa, Alba Campeol, e seu confeiteiro, Roberto Linguanotto. 

Alba teria buscado inspiração em um episódio familiar, anos antes, quando teve seu primeiro filho. Para restaurar as energias da mãe lactante, sua sogra preparava uma reforçada refeição matinal com gema de ovo e café. Essa combinação serviu de ponto de partida para o desenvolvimento, mais tarde, da famosa sobremesa.  

De composição simples, o pavê feito com biscoitos savoiardi (primos da bolacha champanhe) banhados em café, creme de queijo mascarpone com gemas batidas e cacau em pó polvilhado por cima foi copiado exaustivamente e ganhou inúmeras variações e releituras. Virou a sobremesa oficial em quase todos os restaurantes italianos, e espalhou-se pelo mundo. 

Em São Paulo, a receita foi introduzida por restaurantes como o Massimo, o Maria Zanchi de Zan e o La Vecchia Cucina, os três extintos. Nem por isso o tiramisu sumiu do cenário gastronômico paulistano. A sobremesa segue popular na cidade e em inúmeros cardápios, não só de restaurantes de culinária italiana. 

A capital paulista tem até uma casa especializada no doce, a doceria Tiramisù Sossi. Além dela, destacamos aqui mais treze restaurantes que servem algumas das melhores versões da sobremesa. Estão nesse grupo: Altruísta Osteria & Enoteca, Bosco, Bráz Trattoria, Carlos, Casa Santo Antônio, Cristal Casa Mia, Due Cuochi Cucina, La Maddalena, Maremonti Trattoria & Pizza, Nico Pasta & Basta, Tatini, Temperani Cucina e Santo Colomba

Continua após a publicidade

É só escolher onde ir e se jogar nessa delícia!

Altruísta Osteria & Enoteca

Alameda Campinas, 952 – Jardim Paulista – (11) 3142-9962 – Instagram: @altruista.osteria

Misto de restaurante e lugar dedicado aos vinhos, o destaque da casa é uma portentosa estante que acomoda as garrafas e ocupa uma parede do salão com pé-direito de 6 metros. Ali, a refeição pode ser encerrada com o tiramisu em apresentação caprichada e bem açucarada, combinando biscoito champanhe, mascarpone, café, gema de ovo, açúcar, baunilha e jerez Pedro Ximenez.

Altruísta Osteria & Enoteca, São Paulo, Brasil
No Altruísta, a receita leva jerez (Clayton Vieira/Veja SP)

Bosco

Rua João Moura, 976 – Pinheiros – (11) 93422-9554 – Instagram: @bosco.restaurante

O restaurante da família Ebone, com receitas da matriarca Salete e da filha Natália, serve um bom tiramisu em formato de tortinha, com base de biscoito artesanal molhado no café e licor de amêndoa, mascarpone cremoso caseiro, pó de cacau 100% e um rendado de chocolate de enfeite. 

Continua após a publicidade
Bosco, São Paulo, Brasil
A base do tiramisu do Bosco é um biscoito artesanal fininho (Clayton Vieira/Veja SP)

Bráz 

Rua Vupabussu, 271 – Pinheiros – (11) 3037-7975 – Mais seis endereços – Instagram: @brazpizzaria

Campeã onze vezes na categoria melhor pizza pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, a rede da Cia Tradicional de Comércio também se rende à tradição do pavê italiano.  O doce cremoso tem combinação de ovo, biscoito, creme de queijo, café e pó de cacau amargo para finalizar. 

+ Veja também: As melhores pizzas à moda paulistana

Bráz, São Paulo, Brasil
Na Bráz, o tiramisu é servido direto da travessa e finalizado com cacau em pó (Livia Wu/Veja SP)

Carlos

Rua Harmonia, 501 – Vila Madalena – (11) 3813-2017; Alameda Tietê, 658, Jardim Paulista – (11) 3088-0666 – Instagram: @carlospizza_sp

Na vice-campeã da categoria melhor pizza do guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023, a versão da sobremesa, batizada de tiramisu norma, não se prende exatamente à receita original. Mas leva café expresso na medida, mascarpone, biscoito de ótima textura e cacau. 

Continua após a publicidade
Carlos Pizza, São Paulo, Brasil
Na Carlos Pizza, a versão do tiramisu foi batizada de norma (Ricardo D'Angelo/Veja SP)

Casa Santo Antônio

Avenida João Carlos da Silva Borges, 764 – Santo Amaro – (11) 97532-4548 / (11) 4328-6205 Instagram: @casasantoantonio

Uma referência da culinária italiana em Santo Amaro, o tiramisu do restaurante é composto por seis camadas intercaladas feitas de creme de mascarpone, pão de ló embebido em expresso e rum. Leva cacau polvilhado por cima. 

Casa Santo Antonio, São Paulo, Brasil
Seis camadas compõem o tiramisu da Casa Santo Antônio (Johnny Mazzilli/Veja SP)

Cristal Casa Mia

Rua Costa Carvalho, 234 – Pinheiros – (11) 94398-3778 – Instagram: @cristalcasamia

Famosa pelas pizzas fininhas, a pizzaria se reinventou neste novo endereço comandado pelo chef Rodrigo Bizzo. O cardápio, amplo, inclui outros pratos da culinária italiana como massas caprichadas. Seu tiramisu foge um tantinho da receita original. O pão de ló substitui o biscoito e ganha companhia de calda de café, vinho marsala e creme mascarpone. 

Cristal CasaMia, São Paulo, Brasil
Pão de ló no lugar do biscoito é o diferencial do tiramisu do Cristal CasaMia (Arnaldo Lorenaçato/Veja SP)

Due Cuochi Cucina

Rua Manuel Guedes, 93 – Itaim Bibi – 3078-8092 – Mais dois endereços. Instagram: @duecuochi

Continua após a publicidade

Neste italiano de atendimento esmerado e pratos bem feitos, o tiramisu tem o gostinho da Toscana, com creme de mascarpone e ovos, biscoito champanhe passado na calda de café e vinho marsala (ou Porto) e cacau em pó polvilhado por cima na hora de servir. 

Due Cuochi Cucina, São Paulo, Brasil
Due Cuochi Cucina: o tiramisu encerra a refeição com chave de ouro (Eduardo Krajan Photo/Veja SP)

La Maddalena

Rua Ferreira de Araújo, 285 – Pinheiros – (11) 3813-8114 – Instagram: @lamaddalenapinheiros

Filial paulistana do restaurante dos irmãos Marcel e Gabriel Vilaça, com matriz na cidade de Taubaté, inspira-se principalmente na culinária da ilha de La Maddalena, na chamada Costa Esmeralda, na Sardenha. A versão do tiramisu procura fugir do convencional. O creme de mascarpone ganhou a consistência de um gelatto e o biscoito é feito na casa, incorporando um pouquinho de café e cacau na massa.  

La Maddalena Osteria, São Paulo, Brasil
Tiramisu gelatto do La Maddalena Osteria (Ricardo D'Angelo/Veja SP)

Maremonti Trattoria & Pizza

Rua Elvira Ferraz, 250 – Vila Olímpia – (11) 3842-3449 – Mais dois endereços – Instagram: @maremonti_

A rede de trattorias do grupo MDR exibe um cardápio generoso em opções de pratos saborosos  e uma boa lista de sobremesas, entre as quais o tiramisu clássico se destaca. Combina biscoitos champanhe molhados no café com creme de mascarpone e gemas de ovo mais cacau em pó. 

Continua após a publicidade
Maremonti, São Paulo, Brasil
O tiramisu é destaque entre as sobremesas do Maremonti (Fernando Moraes/Veja SP)

Nico Pasta & Basta

Rua Costa Aguiar, 1586 – Ipiranga – (11) 2068-3000 – Instagram: @nicopastabasta

Bastante concorrido, o restaurante do delegado Osvaldo “Nico” Gonçalves e da esposa dele, Sandra Delbosque Gonçalves, apresenta o tiramisu em sua feição tradicional (com biscoito champanhe, creme de mascarpone e chocolate). O perfeito ponto final de uma refeição que pode começar com outros clássicos italianos. 

Nico Pasta e Basta, São Paulo, Brasil
No Ipiranga, Nico Pasta e Basta serve clássicos italianos como o tiramisu (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Tatini

Rua Batatais, 558 (Flat Saint Paul) – Jardim Paulista – (11) 3885-7601 – Instagram: @tatinirestaurante_oficial

No restaurante da família Tatini, o tiramisu é servido em taça com cacau em pó nas bordas e preparado à moda da Toscana. Para envolver o biscoito champanhe passado no café, o creme de mascarpone ganha uma textura delicada graças à generosa adição de gemas. 

Tatini, São Paulo, Brasil
Tiramisu servido na taça no Tatini (//Divulgação)

Temperani Cucina

Rua Cândido Lacerda, 33 – Jardim Anália Franco – (11) 2674-0843 – Instagram: @temperanicucina

No restaurante que tem como sócio Guilherme Temperani, restaurateur do ano pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2022, o tiramisu assume a forma de bolachas champanhe passadas no café expresso e generosamente abraçadas pelo creme de mascarpone, mais uma camada de cacau em pó salpicado por cima. 

Temperani, São Paulo, Brasil
Na versão do Temperani, o tiramisu chega no formato de bolachas champanhe cobertas pelo mascarpone (Rodolfo Regini/Veja SP)

Tiramisù Sossi 

Rua Mateus Grou, 15 – Pinheiros – (11) 98284-3338; Rua Marselhesa, 447 – Vila Mariana – (11) 98284-3338 – Instagram: @tiramisubr

Como o nome entrega, trata-se de uma doceria especializada no doce mais conhecido da Itália. Nos dois endereços da marca da chef Lara Carolina, os componentes do pavê ficam separados em cubas e são reunidos na hora do pedido. O biscoito utilizado no preparo é o savoiardi (variação do champanhe), de produção própria, que, mesmo banhado em café e vinho marsala, permanece crocante e contrasta com o aerado creme de queijo mascarpone. 

O Tiramisu Sossi é o único especializado dessa lista
O Tiramisu Sossi é o único especializado dessa lista (Daniel Cancini/Divulgação)

Santo Colomba

Alameda Lorena, 1157 (Lorena Residence) – Jardim Paulista – (11) 3061-3588 – Instagram: @santocolomba

Restaurante dedicado à gastronomia italiana clássica executada pelo chef mineiro José Alencar de Souza. É pecado sair sem provar o tiramisu, um dos melhores da cidade, preparado ali do jeitinho que manda a tradição, unindo os sabores característicos de biscoito champanhe, mascarpone e café. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Santo Colomba Restaurante (@santocolomba)

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade