É um dos destinos mais desejados do Sul da Bahia – e um dos mais caros. As pousadas, com suas espreguiçadeiras e gazebos protegidos pela sombra das árvores, à noite ganham atmosfera charmosa, iluminadas por velas. E o mar tranquilo, que exibe seus tons esverdeados sob a luz do Sol, ganha reflexos prateados em época de Lua cheia. Se o objetivo é economizar, o melhor jeito de conhecer Praia do Espelho é fazer um bate e volta a partir de Arraial d’Ajuda ou Trancoso.
COMO CHEGAR
Um ônibus liga a balsa em Arraial d’Ajuda à Praia do Espelho (uma hora de viagem). A parada fica a 800 m da entrada da praia. De carro, o melhor caminho também é por Arraial. Pegue a estrada para Itaporanga: são 33 km asfaltados e mais 9 km de terra (assim como o resto do percurso). Dali, siga cerca de 5 km até um trevo e vire à esquerda, seguindo as placas para Praia do Espelho e Outeiro das Brisas. Os próximos 5 km são cheios de pequenas saídas, várias indicadas como “Praia do Espelho”, mas que levam a estacionamentos particulares (informe-se no local ou ligue para as pousadas para pedir informações sobre o caminho). Vindo do sul, tome a saída de Monte Pascoal. Uma estrada de 47 km de terra vai até Caraíva, de onde, mais 19 km de terra, o levam até o trevo para Espelho. Vindo do norte pela BR-101, pegue a saída de Eunápolis e rode 78 km asfaltados até a altura de Trancoso, onde começam 15 km de terra até o trevo.
QUANDO IR
Como toda praia do Nordeste, faz sol o ano todo. Entre setembro e outubro, as temperaturas são mais baixas. De março a maio chove muito.
O QUE FAZER
O nome Praia do Espelho leva a fama, mas na verdade, o maior número de restaurantes e pousadas fica mesmo na Praia de Curuípe – Espelho é a praia mais sossegada do outro lado do riacho. Para não complicar, podemos dizer que são duas praias em uma. Nos dias de sol, o mar varia de um verde estonteante a um azul tão claro que inspirou o nome da praia. As altas falésias complementam esse visual cinematográfico. Subir nas falésias garante o melhor visual para a foto perfeita.
A partir de Curuípe, caminhando à esquerda, chega-se na Praia dos Amores, que praticamente desaparece na maré cheia, daí o seu nome: casais ficavam presos nela e eram flagrados namorando. Ao lado, a Praia do Outeiro, também conhecida por Setiquara, fecha esse belo time de praias: com acesso a pé pela Praia dos Amores, ou de carro pelo Condomínio Outeiro das Brisas, é marcada por falésias e um mar verdinho. Durante a maré baixa, forma-se piscinas naturais.
ONDE FICAR
Com ótimos lugares para relaxar e serviço com certa informalidade, a Pousada Bendito Seja está entre as diárias mais altas da Praia do Espelho. Com diárias mais baixas, a Pousada Enseada do Espelho reserva camas confortáveis e um café da manhã que pode ser servido em um gazebo. Quem busca uma vista de arrancar suspiros pode considerar a Pousada do Outeiro, no alto de uma falésia. Do outro lado do riacho, no trecho em que realmente é a Praia do Espelho, o Hotel Fazenda Calá & Divino garante privacidade total em meio a um frondoso gramadão.
ONDE COMER
Os principais restaurantes estão nas hospedagens. É o caso do Bendito Seja, do Enseada do Espelho, do Baiano e do Do Outeiro. Localizado na praia, o da Silvinha, que só funciona na alta temporada, tem menu definido de acordo com os ingredientes frescos do dia e não serve receitas com carne vermelha.
De malas prontas? Contrate um seguro viagem e não corra o risco de passar aperto longe de casa; clique aqui.