Costa do Sauípe: melhor época, hotéis, atividades e mais

Site: http://www.costadosauipe.com.br

DDD: 71

Estado: Bahia

Distância de outras cidades: Praia do Forte, 27 km, Salvador, 100 km, Estância, 161 km, Feira de Santana, 170 km, Aracaju, 221 km

Atualizado em janeiro de 2020

Desde que a Aviva, marca que administra o Rio Quente Resorts e o Hot Park, assumiu também a operação do Costa do Sauípe, em novembro de 2017, o destino vem passando por uma repaginação completa. Considerado um dos maiores resorts de praia do Brasil, o complexo hoteleiro funciona no regime all-inclusive e fica no litoral norte da Bahia –  mais exatamente, na Costa dos Coqueiros. Apesar de ter um mar de águas verdes e um sem-fim de coqueirais, a praia, vale dizer, não se enquadra na categoria piscininha como é o caso da vizinha Praia do Forte, que desfila uma seleção de ótimos resorts. No Sauípe, o forte são as atividades que acontecem da praia para dentro do complexo.

A menos de cem quilômetros do Aeroporto de Salvador, o Costa do Sauípe agora mira nas famílias com crianças como público alvo e não pretende ser uma acomodação de luxo: a ideia é dar a sensação de exclusividade aos hóspedes sem grandes ostentações. Os novos proprietários começaram construindo a Orla da Costa, um calçadão à beira-mar que conecta todo os seis hotéis do complexo. 

Além disso, o wi-fi, antes limitado às áreas comuns e aos quartos, ganhou um upgrade e agora funciona até na praia. A comodidade facilita o uso do novo sistema de inteligência artificial Sol, que responde todas as dúvidas dos hóspedes por um aplicativo no celular. A assistente virtual lista os restaurantes do complexo, explica como funciona o spa, indica passeios de bate-e-volta e informa os horários de check-in e check-out sem demoras. 

ONDE FICAR

No total, o Costa do Sauípe possui mais de 1 500 apartamentos divididos em três diferentes categorias. Todas funcionam no regime all-inclusive, mas cada uma possui características específicas.

Sauípe Premium 

Das três categorias, é a que oferece as maiores mordomias. Quem se hospeda no Sauípe Premium Brisa ou no Sauípe Premium Sol têm acesso às piscinas e aos restaurantes de todo o complexo, mas o contrário não acontece. 

Em seus restaurantes principais, que funcionam no esquema de buffet, são servidos pratos de culinária local que vão além do trivial: há sempre uma ou duas opções de peixe e não raro os frutos do mar aparecem dentre as opções. No menu de bebidas, constam drinks elaborados e cervejas como Budweiser.

Reinaugurado em outubro de 2019, o Sauípe Premium Brisa ganhou uma piscina de borda infinita que é o coração do hotel. Ali, se der fome ou sede as porções de batata frita e as caipirinhas são trazidas pelo garçom até você. E a menos de dez passos há um quiosque de acarajé, um bar que serve espetinhos de churrasco e uma tenda onde são realizados tratamentos de spa. Essa última proposta me pareceu bacana e eu consegui relaxar mesmo com os maiores sucessos da Ivete Sangalo saindo das caixas de som – mas não pude deixar de achar cômico a funcionária cantarolando junto com as músicas enquanto me massageava.

Ideia acertada mesmo é a piscina infantil coberta por um ombrelone, o que reduz a exposição das crianças ao sol. E, falando nelas, é difícil ver uma menina no hotel que não esteja com um colorido tererê nos cabelos: as trancinhas são feitas de graça em um balcãozinho entre o bar e a tenda de massagem. Os pequenos também curtem a brinquedoteca com tablets recheados de joguinhos, ainda que (felizmente) a maior parte das atividades da monitoria aconteça ao ar livre.

Localizado no outro extremo do terreno, o Sauípe Premium Sol é da mesma categoria que o Brisa, mas ainda não passou por reformas e, por isso, tem diárias um pouco mais baratas. Eles devem se tornar equivalentes em um futuro próximo, já que o Sol ficará fechado para reformas entre abril e novembro de 2020.

Sauípe Resorts

A categoria logo abaixo do Premium é a Sauípe Resorts, dividida em três alas. Cada uma tem a sua própria piscina, mas elas tendem a ser mais agitadas pelo simples fato de acomodarem mais gente: são 235 quartos na Ala Mar, 404 na Ala Terra e 324 na Ala Água, contra os 138 no Premium Brisa e os 256 no Premium Sol. 

A diferença também está na gastronomia. Aqui, os frutos do mar dão lugar ao arroz e feijão e não há serviço de garçom: é o próprio hóspede que deve buscar suas bebidas alcóolicas ou encher o seu copo em máquinas de refrigerante. Além disso, a decoração dos quartos está datada, mas a expectativa é que o Sauípe Resorts também passe por uma reformulação no futuro.

Sauípe Pousadas

O Sauípe Pousadas, por fim, oferece uma experiência bastante diferente das demais opções. Menorzinha e mais simples, com apenas 145 quartos, essa categoria acaba sendo mais tranquila e é a que fica mais distante da praia. Em compensação, ela fica em plena Vila Nova da Praia, perto das lojinhas e da Quermesse da Vila. Apesar de também estar dentro do regime all-inclusive, o hotel só serve o café da manhã: para o almoço e o jantar, os hóspedes são dirigidos a um dos restaurantes do complexo. Sua piscina também é bem menor do que a dos demais hotéis do complexo.

Busque sua hospedagem na Costa do Sauípe

ONDE COMER

Além dos buffets que ficam dentro dos hotéis, o Costa do Sauípe possui três opções de restaurantes, que não estão incluídos no sistema all-inclusive e devem ser reservados com antecedência. O Benditos Frutos é especializado em frutos do mar e prepara a moqueca baiana. Já no Restaurante Baêa aparecem outras especialidades do estado, como a carne de sol com mandioca preparada com manteiga de garrafa. No La Villa, por fim, a proposta é servir um menu degustação de quatro etapas harmonizado com um dos vinhos da adega.

Ao longo da praia há também três quiosques com comidas para beliscar à vontade durante o dia. Além de sucos, açaí e outros refrescos, as barracas têm sempre pipoca, mandioca frita, salgados e outras delícias do gênero.

ATIVIDADES

Além de curtir a piscina de seu próprio hotel, os hóspedes podem aproveitar os serviços de praia. Todos os dias, são colocadas espreguiçadeiras e guarda-sóis na areia. O único porém é que o mar apresenta ondas moderadas, por vezes até violentas, que dificultam o banho. A exceção é a maré baixa, quando se formam piscinas naturais que são bacanas para relaxar ou ir com as crianças. Ainda na praia, há uma rede para jogos de vôlei e uma pequena de escola de surf, que oferece aulas a serem pagas à parte.

O complexo também conta com o Sauípe Sports, dono de uma quadra de vôlei, uma de handball e um campo de futebol society. Já o Sauípe Náutica oferece atividades não incluídas na estadia, como caiaque, canoagem, tirolesa e stand up paddle. Outra opção é alugar uma bicicleta, carrinho elétrico ou triciclo para passear pela Orla da Costa, um calçadão à beira-mar que também pode ser tranquilamente percorrido a pé.

À noite, a principal atração é a Vila Nova da Praia, espécie de vilarejo cenográfico que imita uma cidadezinha baiana, com direito a igrejinha e coreto. Ali acontecem apresentações de música ao vivo, que animam o vai-e-vem de visitantes entrando em lojinhas que vendem desde artesanato local, chocolates e sabonetes até souvenires do Projeto Tamar e peças de marcas nacionais, como a Chilli Beans. Nos arredores da praça também há farmácia, caixa eletrônico, uma sorveteria e o Viva Gastropub, mistura de cervejaria com balada que fica aberto até 2h30. Também é ali que fica o circo, espaço usado para as mais diferentes apresentações noturnas.

Anexa à Vila Nova da Praia há, desde janeiro de 2019, a Quermesse da Vila, espécie de festa-junina que se estende o ano inteiro com barracas de brincadeiras e roda-gigante (pagas à parte). Também é ali que fica a Vila Assombrada, transformada em um scape room em janeiro de 2020. Nessa atração, os participantes se transformam na Ordem dos Cangaceiros, uma divisão especial do exército de Lampião, e devem desvendar um mistério para conseguir sair dela. A brincadeira é proibida para menores de 10 anos e as crianças entre 10 e 14 devem estar acompanhadas de um adulto responsável. A entrada não está incluída na estadia e deve ser reservada com antecedência no próprio local.

Veja também

PARA AS CRIANÇAS

Localizado bem no meio do complexo, entre o Sauípe Premium Brisa e o Sauípe Resorts, o Sauípe Kids é um espaço todo dedicado às crianças de 0 a 12 anos, com brinquedoteca, playground e piscinas infantis. Os pais podem deixar seus pequenos ali, sob os cuidados dos monitores, das 09h às 18h. Bem ao lado há um restaurante com opções especiais para as crianças, incluindo desde arroz, feijão e salada até sopinha para bebês.

O Costa do Sauípe possui como mascotes animais da fauna brasileira, que são chamados de “Turma da Zooeira”. Vez ou outra, eles aparecem no café da manhã para dançar e cumprimentar as crianças, em uma intervenção que não dura mais do que 15 minutos.

NOS ARREDORES

O hotel oferece duas possibilidades de passeio, que são realizados através da Grou Turismo. A primeira é um tour pelas atrações turísticas de Salvador, incluindo o Elevador Lacerda, o Pelourinho e o Farol da Barra. O segundo é um bate-volta até a Praia do Forte, com visita ao Projeto Tamar e um tempo livre para passear pela vila.

COSTA DO SAUÍPE E PROJETO TAMAR

A praia em frente ao Costa do Sauípe é local de desova de tartarugas-marinhas. Por isso, o hotel fez uma parceria com o Projeto Tamar para preservar as espécies. Além de instalar placas sinalizando onde há ninhos, o complexo hoteleiro permite que os biólogos cerquem os locais onde foram depositados os ovos e recolham os filhotes que não conseguiram chegar ao mar após o seu nascimento.

Como as tartarugas-marinhas utilizam o som das ondas e a luz do luar para se guiarem, o Costa do Sauípe tem o cuidado de desligar qualquer tipo de som ao anoitecer e de manter as luzes da Orla da Costa apagadas para não atrapalhar os filhotes.

Em contrapartida, os biólogos do Projeto Tamar permitem que os hóspedes do Costa do Sauípe acompanhem a soltura dos filhotes, que acontece na chamada Praia da Soltura. Não há datas certas para as solturas, mas elas acontecem de setembro a março e os funcionários dos hotéis avisam seus hóspedes a respeito. O momento emociona adultos e diverte as crianças, que brincam de apostar em qual tartaruguinha será a primeira a chegar no mar.

Veja também

COMO CIRCULAR

Na beira da praia, a Orla da Costa liga o Sauípe Premium Sol, o Sauípe Resorts Ala Mar, o Sauípe Kids, o Sauípe Resorts Ala Terra, o Sauípe Premium Brisa e o Sauípe Resorts Ala Água, que vão surgindo nessa ordem. Todo o percurso pode ser percorrido a pé em cerca de 15 minutos.

Para chegar na Vila Nova da Praia, na Quermesse da Vila e no Sauípe Pousadas, é preciso atravessar uma ponte que fica logo atrás do Sauípe Kids. Já o Sauípe Sports fica em frente à Vila Nova da Praia, atravessando uma estrada que leva também para Sauípe Náutica, a quase dois quilômetros de distância. Nesse caso, vale mais a pena pegar a van, que pára em todos os pontos do complexo a cada vinte minutos.

À noite, a van também é a melhor opção para ir do hotel à Vila Nova da Praia, já que a Orla da Costa fica toda apagada por conta das tartarugas-marinhas.

QUANDO IR

Em termos climáticos, não existe uma baixa temporada na Costa do Sauípe: as temperaturas são agradáveis em boa parte do ano. Isso significa que as mínimas médias nunca ficam abaixo dos 20°C, enquanto as máximas costumam passar os 30°C em janeiro e fevereiro. Já as chuvas são mais frequentes entre abril e julho.

O que pode definir as datas da sua viagem é a possibilidade de ver certos animais marinhos de perto. De julho a novembro, as baleias-jubarte invadem o litoral baiano para se reproduzir e podem ser observadas em passeios de barco. De setembro a março, há a desova e o nascimento das tartarugas-marinhas, que acontece inclusive na Praia da Soltura do Costa do Sauípe.

COMO CHEGAR

A partir de Salvador, o acesso é feito pela BA-099 e a viagem dura cerca de duas horas e meia. Do aeroporto saem traslados da Grou Turismo, empresa parceira da Costa do Sauípe, em quatro opções de horário: 09h00, 12h00, 15h00 e 18h00.

Leia tudo sobre a Bahia

Busque sua hospedagem na Costa do Sauípe

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s