Considerada a segunda cidade mais importante da Argentina e com uma população de mais de 1,3 milhão de habitantes, Córdoba pode não ter o apelo turístico de cidades como Buenos Aires e Bariloche. Mas com certeza tem atrativos que merecem a atenção.
Para começar, a cidade tem como principal característica dois grandes opostos que se transformam em uma deliciosa marca registrada: a junção do velho com o novo. Com uma universidade bem frequentada, fundada por jesuítas no século 17, e diversas escolas, a região conta com mais de cem mil estudantes em meio a um lugar que preserva suas raízes interioranas.
Localizada no centro do país, a cidade foi fundada em 1573 pelos colonizadores espanhóis, que viram na localidade um conveniente ponto de parada entre o Alto Peru e o Rio da Prata. Toda essa história, inclusive, é preservada em suas construções do período jesuítico, nos prédios de tijolos vermelhos e nas fachadas coloniais.
Outro belo atrativo são as charmosas fazendas de seus arredores e seu belo entorno serrano. A qualidade do ar das famosas encostas cordobesas é um delicioso respiro para quem busca renovação e uma dose de tranquilidade.
COMO CHEGAR EM CÓRDOBA
Há voos diretos da Gol de São Paulo e do Rio de Janeiro para Córdoba, com desembarque no Aeropuerto Internacional Ing. Ambrosio Taravella, popularmente conhecido como Pajas Blancas, que fica a cerca de dez quilômetros do centro da cidade.
ATRAÇÕES DE CÓRDOBA
Bairro Jesuíta
Igreja Los Capuchinos
Cerro Aspero Pueblo Escondido
A cidade conta com uma boa opção de pontos turísticos que revelam seu passado. O passeio pelo Bairro Jesuíta é uma boa opção para começar a viagem, com prédios históricos bem preservados e muitas igrejas.
As igrejas, aliás, estão entre os principais atrativos da região, com arquitetura imponente que remete às construções religiosas europeias. Uma delas é a de Los Capuchinos, que impressiona o turista com sua fachada.
Se o desejo é por passeios ao ar livre, a boa pedida é caminhar pelas trilhas do Cerro Aspero Pueblo Escondido, com visões privilegiadas da natureza e a vantagem de ter restaurantes por perto.