Viagem & Turismo e Meta lançam série sobre turismo no Brasil
A cada semana você acompanhará a história de empreendedores que são a alma do lugar em que vivem e que trarão dicas certeiras para a sua viagem
A Viagem e Turismo e a Meta se uniram para mostrar quem faz o turismo no Brasil, mas de um jeito diferente. De Santa Catarina ao Maranhão, reunimos um punhado de gente que entende como poucos dos lugares em que moram. Não é raro que algumas das melhores memórias de um destino acabe sendo o guia que nos conduz em um passeio ou a dona de uma loja, que, além da simpatia, tem aquela dica fora do óbvio. Sim, é sobre as pessoas.
A partir de hoje, você conhecerá seis empreendedores que são a alma dos lugares em que vivem. Além de entenderem como poucos da arte do bem receber, eles levarão você até bairros, praias, festejos e cantinhos que são verdadeiros achados. A cada semana, sempre às quintas-feiras, você acompanhará a história de cada um deles na série PRÓXIMA PARADA, que será exibida no canal da VT no Facebook e no Instagram. Em cada episódio você terá também uma reportagem completa no site com todas as dicas para aproveitar o melhor de cada destino. Leia a seguir um breve perfil de cada um dos empreendedores, assista o vídeo e leia mais sobre o destino. Mas antes, um passeio para você conhecer cada um deles:
POMERODE E VALEU EUROPEU por Maicon Mohr, da Seledon Cicloturismo
Santa Catarina abriga uma região onde as culturas alemã e italiana se cruzam e por vezes alguém pode até se perguntar: isso daqui é Brasil? E foi justamente no que hoje se conhece por Vale Europeu que Maicon Mohr abriu a sua empresa de cicloturismo e passou a conduzir grupos por paisagens incríveis, como é o caso da Rota do Enxaimel, em Pomerode. A cidade mais alemã do Brasil foi eleita pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo. Maicon levará você até uma cachoeira de cair o queixo! Clique abaixo para assistir:
Leia tudo sobre Pomerode e o Vale Europeu
CIDADE DE GOIÁS por Milena Curado, da Cabocla Criações
Moda com propósito é o projeto idealizado por Milena Curado em uma das cidades coloniais mais encantadoras do país. A delicadeza dos bordados em roupas e almofadas que retratam paisagens do cerrado e os poemas de Cora Coralina têm por trás um projeto social dos mais tocantes. As mãos que tecem cada peça são de homens encarcerados que acabaram ganhando trabalho, renda, remissão de pena e cidadania. De quebra, Milena nos conduz pelos recantos mais encantadores da antiga capital goiana. Clique abaixo para assistir:
Leia tudo sobre Cidade de Goiás
MARAGOGI por Moacir Souza, da Porto do Sol
Destino família por excelência, Maragogi guarda as piscinas naturais mais famosas do Brasil. Foi para lá que Moacir Souza, o Moah, e Paty, sua esposa, se mudaram de mala e cuia e abriram um negócio que virou febre, o aluguel de bike aquática. No vídeo a seguir, Moah fala dos melhores trechos de praia daquele pedaço e dá uma dica certeira para você jamais se frustrar no passeio das piscinas naturais.
SALVADOR por Porto Jr, da Casa di Maré
Pegue uma dose de sincretismo, adicione um punhado de cultura africana, junte com uma urbanidade de contrastes, misture tudo e o resultado é nada menos do que muito axé. Foi em busca dessa combinação que Porto Jr abriu no coração do Pelourinho, e com uma filial no Solar do Unhão, o que ele batizou de “quilombo urbano”. Não se trata de um hostel, mas um lugar em que a cultura negra pulsa e as pessoas são convidadas a participar ativamente. Porto fala de lugares tradicionais como o Porto da Barra, mas levará você para recantos surpreendentes e menos disputados.
OLINDA por Guilherme Guimarães, da Artes do Imaginário Brasileiro
No Alto da Sé, em um dos trechos mais lindos e fotogênicos de Olinda, Guilherme Guimarães recebe os visitantes em sua loja/galeria para uma verdadeira viagem pelo artesanato nordestino. O lindo casarão tombado com um belo jardim é repleto de peças que carregam muita história. A curadoria que ele faz busca contar a trajetória de cada artista e difundir cada vez mais a arte popular brasileira. No vídeo, Guilherme também fala dos seus lugares favoritos em Olinda e a melhor época para visitar a cidade.
CHAPADA DAS MESAS por Vilmar Lieber, da Cia. do Cerrado Ecoturismo
A mais acessível e democrática das chapadas reserva paisagens surreais, compostas por um cardápio de cachoeiras, piscinas naturais e formações geológicas sem igual. Com a bagagem de quem conhece o lugar como a palma da mão, Vilmar Lieber tem uma agência de passeios e coleciona um balaio de impressões das centenas de pessoas que ele já conduziu por até 6 dias de atividades. Um dos lugares visitados, de tão surpreendente, leva algumas pessoas às lágrimas. Quer saber qual? Não perca o vídeo.
Leia tudo sobre a Chapada das Mesas