Durante a Vesperata, que é um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, concertos noturnos tomam conta do centro histórico de Diamantina, que é Patrimônio Cultural da Humanidade. Os músicos do 3º Batalhão da Polícia Militar e da Banda Sinfônica Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz costumam se posicionar nas sacadas dos casarões coloniais enquanto o público se acomoda em mesas espalhadas pela Rua da Quitanda. Já o maestro fica bem ali no meio da multidão, sobre um tablado de madeira.
O evento costuma ter no repertório clássicos da bossa-nova, samba e MPB e acontece em diferentes datas ao longo do ano, geralmente na estação seca entre os meses de abril e outubro. Confira as datas de 2024:
● Abril: 13 e 20
● Maio: 4 e 18
● Junho: 8 e 22
● Julho: 6, 13 e 27
● Agosto: 3, 17 e 31
● Setembro: 14 e 28
● Outubro: 12 e 19
O valor da mesa de quatro lugares é R$ 400 e os ingressos são vendidos pelo site.
Os finais de semana em que ocorrem a Vesperata são preenchidos por outras atrações em Diamantina. Na sexta-feira, serestas percorrem as ruas da cidade e há apresentações musicais no Mercado Velho. Aos sábados pela manhã, o mesmo Mercado Velho recebe uma feira de artesanato com mais apresentações ao vivo. No domingo, por fim, a programação se encerra com o sarau do Arte Miúda na Igreja São Francisco às 9h30.
Busque hospedagem em Diamantina