Porto Alegre ganha complexo de lazer na beira do Guaíba

Ao lado da Usina do Gasômetro e com vista privilegiada para o lago, o Cais Embarcadero deve trazer uma injeção de ânimo ao Centro da capital gaúcha

Por Bruno Chaise Atualizado em 9 jun 2021, 22h48 - Publicado em 28 Maio 2021, 20h12

Às margens do lago Guaíba foi inaugurado em 18 de maio o Cais Embarcadero, um complexo que reúne bares e restaurantes quase ao lado da usina do Gasômetro, um dos cartões-postais da capital gaúcha. O projeto faz parte do Cais Mauá, uma área gigantesca e apartada da cidade por um imenso muro e uma avenida movimentada, mas que finalmente começa a receber o tratamento que merece. Não há como não lembrar da Estação das Docas, região portuária de Belém do Pará, que virou um polo gastronômico e hoje é a segunda maior atração da cidade depois da Basílica de Nazaré.

No momento, cinco restaurantes funcionam em esquema soft opening apenas mediante reserva. Um deles é o 20BARRA9, famoso pelas carnes assadas na parrilla. Os restaurantes ficam na Travessa Pôr do Sol, de cara para o lago, e foram instalados em contêineres. A praça de alimentação, chamada de Alameda Gourmet, tem opções de fast food. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cais Embarcadero (@caisembarcadero)

A ideia é que o lugar tenha uma ocupação variada e constante. Duas vezes na semana haverá uma feira de orgânicos e um terceiro dia será dedicado a antiguidades. Quando a pandemia acalmar, a ideia é receber festivais de música.

Ainda estão previstos uma praça náutica para barcos e lanchas atracarem e também o Multiverso Experience, que vai ocupar a doca A7 do Cais Mauá e receber exposições imersivas no estilo do MIS Experience, de São Paulo. Mesmo que ainda incompleto, o Embarcadero rapidamente se torna uma das melhores opções turísticas de Porto Alegre por finalmente valorizar o cenário natural e ser mais uma opção para desfrutar o pôr do sol às margens do Guaíba.  

Devido às medidas restritivas da pandemia, no momento é preciso fazer reserva antecipada no aplicativo Get In em algum dos restaurantes ou para a praça de alimentação. O funcionamento é de terça-feira a domingo das 10h às 22h e o acesso é pela Avenida Mauá. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cais Embarcadero (@caisembarcadero)

  • Continua após a publicidade
    Publicidade