Nevou em Gramado e outras cidades da Serra Gaúcha; veja vídeos

Registros do fenômeno foram compartilhados por moradores e turistas nas redes sociais; Serra Catarinense também teve neve

Por Bruno Chaise Atualizado em 29 jul 2021, 16h50 - Publicado em 30 jun 2021, 16h25

Moradores e turistas foram surpreendidos pela intensa nevasca que caiu sobre a Serra Gaúcha na noite desta quarta-feira (28), cobrindo árvores, carros e casas de branco. Segundo a empresa de meteorologia MetSul, o fenômeno foi registrado em pelo menos dez municípios do Rio Grande do Sul. Isso inclui Gramado, onde alguns turistas conseguiram a proeza de ver neve sem sair do Brasil. Eles aproveitaram o momento para brincar no gelo e, claro, fazer fotos e vídeos. 

 

Outros vinte municípios do estado registraram chuva congelada, fenômeno meteorológico diferente da nevasca. O primeiro se dá quando as temperaturas atmosféricas estão um pouco mais elevadas: os pingos despencam das nuvens em formato líquido, mas congelam antes de tocar no solo, formando pequenos cristais de gelo. Já o segundo acontece quando toda a atmosfera está próxima ou abaixo dos 0ºC, o que faz com que a água caia já no formato de pequenos flocos de neve. Em outros lugares, como Morro Redondo, foram registradas as duas ocorrências juntas mais o “graupel”, que é quando gotas de água congeladas cobrem os flocos de neve. Uma loucura:

Também chamou atenção São Francisco de Paula, onde a neve caiu por cerca de 30 minutos e as rajadas de vento chegaram a 80km/h, um fenômeno mais comum em países de clima predominantemente frio.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, toda a região sul registrou baixas temperaturas, em especial São José dos Ausentes (RS), que amanheceu com os termômetros marcando -3,7ºC.

Serra Catarinense

Na Serra Catarinense, mais de dez cidades amanheceram cobertas de neve: São José do Cerrito, Urubici, Bom Retiro, Rio Rufino, Painel, Palmeira, Lages, Urupema e Bom Jardim da Serra e São Joaquim (SC). Nesta última cidade, os termômetros chegaram a marcar -5,2°C.

Não é a primeira vez que neva no Brasil em 2021

A neve já tinha dado as caras na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense no fim de junho, quando pelo menos dez cidades registraram temperaturas negativas. Flocos de neve caíram sobre Gramado, cena registrada e compartilhada por moradores nas redes sociais:

Naquela semana, a neve também tinha se acumulado nas ruas de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici e Urupema, em Santa Catarina. Veja as imagens:

A possibilidade de ver neve é um dos motivos que levam tantos turistas para a Serra Gaúcha durante o inverno. É durante essa estação, porém, que o trânsito e a dificuldade de encontrar lugar para estacionar são dignos de metrópole nas queridinhas Gramado e Canela. Mesmo durante a pandemia, os municípios inauguraram novas atrações, como o parque aquático indoor Acquamotion e a nova passarela de vidro Skyglass. Confira os nossos guias atualizados de Gramado e Canela.

Leia tudo sobre a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense

Busque sua hospedagem na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense

  • Continua após a publicidade
    Publicidade