Nevou em cidades da Serra Gaúcha e Catarinense; veja vídeos

Fora de época, a neve no Sul do Brasil está atraindo visitantes para cidades como Cambará do Sul e Urubici

Por Beatriz Neves Atualizado em 10 jun 2022, 11h11 - Publicado em 19 Maio 2022, 12h07

Moradores da Serra Gaúcha presenciaram uma nevasca atípica na noite desta terça-feira (17). Em Cambará do Sul, por exemplo, as temperaturas mais baixas foram de 2ºC, com sensação térmica de -11ºC. Outra que viu a paisagem ser coberta de branco foi São José dos Ausentes, município a 290 km de Porto Alegre que apresentou sensação térmica de -20,7ºC, segundo o Climatempo. Em ambas as cidades a neve veio acompanhada por uma chuva congelada, outro fenômeno meteorológico que se difere da nevasca. Neste, os pingos caem em formato líquido das nuvens, mas tornam-se gelo antes de chegar ao solo.

 

Ano passado, a neve no sul do Brasil chegou apenas no mês de junho. Ao todo, 13 municípios registraram o fenômeno, incluindo Gramado e São Francisco de Paula.

Serra Catarinense

Em Santa Catarina, a neve já deu as caras por dois dias consecutivos. O fenômeno foi visto em pelo menos seis cidades, entre elas Urubici, Urupema, Rio Rufino, Bom Jardim da Serra, Lages e São Joaquim. A primeira neve de 2022 na Serra Catarinense ocorreu no Morro das Antenas, em Urupema. De acordo com a Epagri/Ciram, em Bom Jardim da Serra a mínima foi de -2,4ºC.

O frio é explicado por uma massa de ar polar que chegou ao estado na segunda-feira (16) e deixa as temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC, quadro propício para o surgimento da neve.

A possibilidade de neve no sul do Brasil é um dos principais fatores que levam os turistas para a Serra Catarinense e a Serra Gaúcha nos meses de inverno. Embora estejam acostumados com o frio congelante, os moradores receberam a neve fora de época com entusiasmo, já que ela atrai turistas para as cidades no meio da semana. Ainda há a probabilidade de mais flocos aparecerem novamente nas próximas semanas.

Leia tudo sobre a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense

Busque sua hospedagem na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense

Continua após a publicidade

Publicidade