Continua após publicidade

Itacaré: roteiro pelas praias centrais

Mesmo quem não estiver motorizado consegue aproveitar bem. Basta pegar o rumo das trilhas

Por Clarice Sena
Atualizado em 25 set 2024, 19h04 - Publicado em 25 set 2024, 16h00
itacare-bahia
 (Mr. Söbau/Unsplash)
Continua após publicidade

No Litoral Sul da Bahia, Itacaré encanta pela sequência de pequenas e belas praias ladeadas pela Mata Atlântica, algumas acessíveis somente por trilhas. O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, que fica a cerca de 75 quilômetros. Para quem parte da capital Salvador, a viagem de carro dura cerca de cinco horas para quem opta por pegar a balsa para Itaparica, o que encurta o trajeto. Quem não estiver motorizado consegue aproveitar muito as praias centrais, acessíveis por trilhas. Veja a seguir as principais:

Praias centrais de Itacaré

1. Praia da Concha

Central, concentra a maioria das pousadas, tem muitas barracas, bares, mas está longe de ser a mais bonita para quem busca curtir o mar. Em compensação, o pôr do sol na Ponta do Xaréu, no canto esquerdo, é um arraso, principalmente no bar Mirante. O Farol da Concha é um lindo cenário, mas o caminho até ele requer cuidado, já que durante a maré alta as pedras ficam cobertas pela água e escorregam.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por MIRANTE Bar e Restaurante (@miranteitacare)

2. Praia da Tiririca

A praia tem mar mais agitado, mas é a favorita de quem busca se aventurar: por lá funciona uma escola de surfe. Antes da faixa de areia, há uma pista de skate cercada por um gramado onde muitos visitantes fazem piquenique.

3. Praia da Ribeira

Cercada por coqueiros, é ponto final da estrada que liga as praias mais centrais e abriga muitas barracas de praia. O lugar também é endereço da Conduru Ecoturismo, que possui uma tirolesa sobre a praia e arvorismo em meio à vegetação. A partir da Ribeira você pega uma trilha para conhecer a Prainha.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Conduru Ecoturismo Praia da Ribeira (@conduruecoturismo)

Continua após a publicidade

4. Prainha

A Prainha, cercada pela mata, é uma das mais bonitas do pedaço. Como há pouca estrutura de barracas e restaurantes, o lugar também acaba sendo mais tranquilo. O mar é agitado e reúne surfistas. O acesso até lá é por uma trilha que parte da praia da Ribeira e que é cheia de bifurcações e pode ficar bem escorregadia em dias de chuva, recomenda-se fazer o percurso com guia (peça indicação na sua pousada).

mirante-xareu-itacare
Pôr-do-sol no Xaréu (Cecilia Heinen/CC BY 2.0/Flickr)

Bônus

Rua Pituba e Passarela da Vila

A Rua Pituba e a Passarela da Vila concentram os bares e restaurantes de Itacaré, que vão de pizzarias, cozinha baiana com toques asiáticos, pokes e vegetarianos. Veja aqui uma lista de restaurantes.

Vila Rosa

Para um dia nublado ou chuvoso, a dica é dar um pulo na Vila Rosa, que fica a aproximadamente 30 km do centro de Itacaré. Trata-se de um casarão histórico, rodeado por uma antiga fazenda de cacau, onde os visitantes podem acompanhar o processo de produção do chocolate desde o plantio da matéria-prima e degustar produtos derivados do cacau. Se não estiver motorizado, você pode entrar em contato que a Vila Rosa providencia o passeio com traslado.

Confira outras praias para além da orla central neste link.

farol-praia-da-concha-itacare
Farol da Concha: se for, vá com cuidado (Samory Pereira Santos/CC BY-SA 2.0/Wikimedia Commons)

Veja onde comer em Itacaré

Leia tudo sobre Bahia

Publicidade