Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas

Onde comer em Itacaré

Uma listinha atualizadíssima de restaurantes, bares e cafés para curtir o verão

Por Adriana Setti Atualizado em 5 jan 2022, 18h37 - Publicado em 24 dez 2021, 10h19

Come-se bem em Itacaré. Mas também dá pra se dar mal nesse assunto, especialmente na rua conhecida como Pituba, onde restaurantes pipocam durante a alta temporada sem muita preocupação de construir uma reputação. Seguindo as indicações abaixo, você dificilmente vai se decepcionar:

Tia Deth

Deth é a soberana das cozinheiras de Itacaré, a rainha das moquecas. Numa simpática casinha histórica na orla, o restaurante tem algumas mesinhas na calçada e é um clássico inabalável da cidade. A farofa com banana-da-terra dá vontade de comer pura, de colher. E o pirão é coisa de outro mundo. Tem poucas opções de sobremesa, mas quebra o galho com algumas cocadas. Arremate com uma cachacinha de aroeira.

Lua Cheia

Dri, a proprietária, veio de Brasília três anos atrás, tomou um porre em Itacaré, comprou um casarão por impulso na boca da Pituba (a rua onde tudo acontece) e ficou por lá. Em pouco tempo, seu restaurante se firmou como um dos hits da cidade (atualmente, é o mais bem cotado no Trip Advisor). A estrela da casa é a moqueca com um twist, com verduras frescas por cima (tomate, pimentão e cebola), arroz de coco e farofa de panco, super crocante, para acompanhar. Outros pratos que fazem sucesso são a feijoada branca de frutos do mar e o arroz caldoso. Os petiscos são um arraso: camarão frito na tapioca, croquetes impecáveis e escondidinho de catado de siri. Reserve espaço para a cocada de forno ou o pudim de tapioca e não perca a caipirosca de caju.

Orla 55

Não aguenta mais dendê? Minimalista e moderninho, é uma das boas novas gastronômicas da cidade, pra comer uma pizza e tomar um drink, no pedacinho da orla que está ficando cada vez mais incrementado.

Mirante Itacaré

Tem comidas e drinks incrementadinhos, mas o que vale aqui é a vista. Fica no filé do mirante do Xaréu, no canto esquerdo da Praia da Concha, o melhor pico pra ver o pôr do sol em Itacaré. Tem mesinhas distribuídas por um lindo gramado e programação de música ao vivo e DJs. Vai bombar neste verão.

Mirante Itacaré: o novo pico do pôr do sol, na Ponta do Xaréu
Mirante Itacaré: o novo pico do pôr do sol, na Ponta do Xaréu. Crédito: Mirante/Reprodução

Jiló

Um dos restaurantes mais sofisticados da cidade, do chef Ícaro Rosa, fica em um casarão bem ventilado e agradável no trechinho gourmet da orla. Tem foco em peixes e frutos do mar, servidos em lindas apresentações. Reserve com antecedência.

Café com Cacau

Fica na BA-001 e é uma mão na roda pra matar a fome pós praia. É um dos lugares para celebrar as maravilhas do cacau, a fruta soberana da região. Não deixe – mesmo – de provar o suco de cacau e o bolo salpicado com nibs. O pão de queijo de tapioca com geleia de cupuaçu é outro caso sério. O terraço na parte de trás, cercado pela mata, é o melhor lugar pra sentar.

Casa da Tapioca

Ao lado do Café com Cacau, é outra paradinha estratégica no caminho das praias. As tapiocas são uma delícia. Também tem bons sucos e açaí.

Continua após a publicidade

Alamaim

É o refúgio preferido dos vegetarianos e veganos em Itacaré. Serve cozinha libanesa saborosa, sem carne – o kibe, por exemplo, é de soja. Prove o rolinho de falafel ou peça algum dos combinados com homus e outras pastinhas.

Manga Rosa

Sempre animadinho, é um porto seguro na Pituba, com preço camarada, comida gostosinha e serviço atencioso. As mesas no terracinho de trás, de frente para a mata, são boas pra evitar aglomerações. Serve cozinha regional com toques asiáticos, além de pratos com uma pegada mais saudável. Faz sucesso com os surfistas.

Naturalmente 

Pé na areia na Praia da Concha, é uma barrada de praia alto-astral que serve comida vegana e vegetariana de qualidade. Tem saladas, açaí, poke, hambúrguer sem carne e outras comidinhas.

A comidinha saudável do Naturalmente
A comidinha saudável do Naturalmente. Crédito: Naturalmente/Reprodução

Procure hospedagem em Itacaré

Leia tudo sobre Bahia

 

Continua após a publicidade

Publicidade