Continua após publicidade

Como acompanhar a soltura de tartarugas marinhas na região de Porto de Galinhas

Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, é ponto de desova de tartarugas-de-pente

Por Bárbara Ligero
27 set 2024, 14h00
Tartaruga-de-pente, Pernambuco
 (Paulo Marcelo Pontes/Wikimedia Commons)

Ipojuca, município onde está localizada Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, tem uma grande concentração de ninhos de tartarugas marinhas, colocando o destino na mira de quem quer assistir a desova dos filhotinhos, que são colocados na areia e correm direto para o mar.

A temporada reprodutiva de tartarugas marinhas começa em outubro e os nascimentos vão de fevereiro a maio. Em Ipojuca, a organização não governamental Ecoassociados é a responsável pela soltura de filhotes, que pode ser acompanhada da areia.

O porém é que as desovas são divulgadas apenas algumas horas antes, no Instagram da ONG. Geralmente, o procedimento é feito bem cedo pela manhã, por volta das 5h.

Em geral, as praias de Porto de Galinhas são pontos de desova da tartaruga-de-pente, mas também já houve registro das espécies verde e cabeçuda.

Se a sua viagem não coincidir com a soltura dos filhotes, vale visitar o Museu das Tartarugas Marinhas (fechado em setembro de 2024 para manutenção), também administrado pela Ecoassociados. Por lá, é possível ver os animais de perto e aprender sobre a espécie.

Continua após a publicidade

O museu fica na Rua Caraúna e a entrada custa R$ 20.

View this post on Instagram

A post shared by Viagem e Turismo (@viagemeturismo)

Veja um guia completo de Porto de Galinhas

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Porto de Galinhas

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade