Festa da Colônia agita Gramado entre abril e maio

Programação inclui apresentações de danças folclóricas, competições de jogos rurais e pratos típicos

Por Beatriz Neves Atualizado em 13 abr 2022, 00h05 - Publicado em 18 abr 2022, 10h31

Depois do Natal Luz e da Páscoa, o próximo grande evento na cidade de Gramado é a Festa da Colônia, uma das mais tradicionais do Rio Grande do Sul. A edição desse ano acontecerá diariamente entre 28 de abril e 15 de maio, das 10h às 22h, no Expogramado (entrada e estacionamento gratuitos).

Embalada por bandas e grupos de dança folclórica que se apresentam no palco principal, a programação é inteiramente dedicada a resgatar a cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses.

Essas influências também aparecem na gastronomia: sete famílias do interior de Gramado ficam responsáveis por manejar os fornos de barro, de onde estão sempre saindo cucas e pães de linguiça quentinhos. Uma barraca servirá o tradicional café colonial, enquanto duas outras prepararão pratos típicos alemães e italianos no fogão campeiro.

Também são marca da Festa da Colônia os chamados “Jogos Rurais”, que incluem bocha e canastra, e os desfiles de carretas puxadas por bois, que acontecem sempre aos sábados às 16h. Elas vão do Expogramado, sede do evento, até o centro da cidade, passando pela Avenida Borges de Medeiros.

Leia tudo sobre o Rio Grande do Sul

Busque hospedagem em Gramado

Continua após a publicidade

Publicidade