Academia Brasileira de Letras terá visitas guiadas em maio

O passeio é gratuito, mas é obrigatório fazer o agendamento online com antecedência

Por Caroline Dalla Vecchia Atualizado em 11 Maio 2022, 17h15 - Publicado em 10 Maio 2022, 17h58

A partir desta quarta-feira (11), a Academia Brasileira de Letras voltará a receber o público em visitas guiadas. Um grupo de atores profissionais narrará a história da instituição e curiosidades da vida e obra dos acadêmicos, enquanto acompanha os visitantes pelo Petit Trianon, a sede da ABL no Rio de Janeiro. Durante o passeio, o grupo conhecerá os principais salões da sede, como a sala de trabalho de Machado de Assis e o Salão Nobre, onde são feitas as cerimônias acadêmicas.

O edifício chamado de Petit Trianon é uma réplica exata do palácio francês homônimo que abriga o pavilhão de caça da rainha Maria Antonieta, em Versalhes. A construção foi inaugurada em 1922 para abrigar a representação francesa na Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil e foi doado para a Academia Brasileira de Letras um ano depois. Nela são realizadas as sessões acadêmicas e as solenidades comemorativas, como a posse de um novo membro e o chá das quintas-feiras.

O passeio é gratuito e será realizado todas as quartas-feiras, das 14h às 15h, com exceção dos feriados. Para fazer a visita, é obrigatório agendar através dos links disponíveis no site da Academia Brasileira de Letras. Os grupos de visitantes serão limitados a 50 pessoas, mas apenas 10 vagas serão realmente liberadas para o público geral, já que as demais estarão destinadas às escolas. A liberação das vagas acontece semanalmente. A idade mínima é de 12 anos.

Serviço

Onde? Academia Brasileira de Letras – Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro

Quando? Às quartas-feiras, das 14h às 15h.

Continua após a publicidade

Links para inscrição: visita de 11/05/2022; visita de 18/05/2022; visita de 25/05/2022.

Leia tudo sobre Rio de Janeiro

Busque hospedagem no Rio de Janeiro

Continua após a publicidade

Publicidade