15 hotéis-fazenda em São Paulo e no Rio de Janeiro

Das antigas fazendas de café transformadas em hospedagens de charme aos hotéis onde monitores colocam a criançada para ferver e até esquecer do tablet

Por Bárbara Ligero Atualizado em 21 mar 2022, 12h48 - Publicado em 22 fev 2022, 17h15

Até pouco tempo, os hotéis-fazenda supriam no inverno a função que era das praias no verão. Essa lógica foi revertida pela pandemia, que chamou atenção para os municípios próximos aos grandes centros ao mesmo tempo em que tornou o trabalho remoto algo comum. Quem ainda não decidiu se mudar de vez para o interior recorre a essas hospedagens para viver momentos de lazer em meio à natureza – e em qualquer época do ano. Enquanto alguns hotéis focam nas atividades para crianças, com direito a parquinhos e interações com os animais, outros ficam em antigas fazendas de café e atraem os casais com quartos charmosos e fartas mesas de café da manhã. Veja, a seguir, uma seleção de hotéis-fazenda nos arredores de São Paulo e do Rio de Janeiro:

SÃO PAULO

Águas Claras (Itapira, São Paulo)

Fazenda Águas Claras, Itapira, São Paulo, Brasil
Na fazenda de café do século XIX, o casarão abriga apenas oito quartos. Crédito: Fazenda Águas Claras/Divulgação

O hóspede vivencia o cotidiano de uma fazenda cafeeira em plena atividade. De maio a setembro, o aroma do café secando ao sol paira no ar e dá para acompanhar todo o processo de produção, da seleção à torra e moagem dos grãos. As refeições, preparadas no fogão à lenha, levam legumes e temperos colhidos da horta orgânica. Entre as atividades oferecidas estão as caminhadas até cachoeiras, as cavalgadas, as pescarias, os passeios de caiaque e de charrete. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro de São Paulo: 205 quilômetros.

Areia Que Canta (Brotas, São Paulo)

Areia Que Canta, Brotas, São Paulo, Brasil
Dentro da propriedade fica a nascente que dá nome ao hotel. Crédito: Areia Que Canta/Divulgação

Existe um circuito de ecoturismo dentro do próprio hotel com paradas para banho na Nascente Areia Que Canta e no Rio Tamanduá, que também pode ser percorrido de bóia. A essas atividades típicas de Brotas se somam a uma fazenda com hortas, pomares, animais e uma lagoa. Além de tomarem sol na praia, os hóspedes podem pescar, fazer tirolesa e andar de caiaque, stand up paddle e pedalinho. A propriedade como um todo é considerada um ótimo ponto para observação de aves, fato atestado por um grupo de pesquisadores da PUC-Campinas e da Unicamp que catalogaram mais de 200 espécies diferentes no lugar. Para completar, todos os dias, das 16h30 às 17h30, é servido um café da tarde no terraço. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro de São Paulo: 240 quilômetros.

Boa Vista (Bananal, São Paulo)

Hotel Fazenda Boa Vista, Bananal, São Paulo, Brasil
A “fazenda das novelas”, como se autodenomina, mantém a decoração à moda antiga. Crédito: Hotel Fazenda Boa Vista/Divulgação

A alameda de palmeiras imperiais conduz à enorme escadaria central do casarão de 1780, que levou mais de 100 anos para ser concluído. A fazenda chegou a ser a mais rica do Vale do Paraíba e fez uso da mão de obra de mais de mil escravos. O mobiliário antigo foi preservado e o local já serviu de cenário para novelas e minisséries como “Sinhá Moça”, “Cabocla” e “Um Só Coração”. Por ali, acontecem caminhadas e cavalgadas, além de pesca esportiva à beira do lago. Reserve a hospedagem aqui.

Distância do centro de São Paulo: 330 quilômetros.

Campo dos Sonhos (Socorro, São Paulo)

Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, Socorro, São Paulo, Brasil
O arvorismo e o pedalinho no lago estão incluídos na diária. Crédito: Hotel Fazenda Campo dos Sonhos/Divulgação

As instalações simples são compensadas com atividades mil. As diárias programam passeio de trator, cavalgada, arvorismo, tirolesa e visita à fazenda. Ali, adultos e crianças conhecem a horta, o processo de torrefação do café, o alambique e o minhocário, veem animais e aprendem a ordenhar. Ponto importante: a piscina é coberta e aquecida. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro de São Paulo: 174 quilômetros.

Capoava (Itu, São Paulo)

Fazenda Capoava, Itu, São Paulo, Brasil
Criançada na horta separando legumes para alimentar os cabritos. Crédito: Fazenda Capoava/Facebook/Divulgação

A menos de cem quilômetros de São Paulo, a Capoava passou por um projeto de reflorestamento e tem uma equipe de biólogos que realiza várias atividades com as crianças. No Rally, elas plantam árvores, vencem um atoleiro e atravessam um lago a nado. Na Trilha da Aventura, crianças e adultos saem em busca de pegadas de animais, instalam câmeras e depois as recolhem para ver o registro dos bichos. Já na Trilha do Conhecimento, feita à noite, os pequenos vão atrás de anfíbios e répteis. Os recreadores também recrutam a família inteira para participar de brincadeiras tradicionais, como gincanas, pega-pega, esconde-esconde e polícia e ladrão. Em suma, ninguém vai lembrar do tablet. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro de São Paulo: 130 quilômetros.

Dona Carolina (Itatiba, São Paulo)

Hotel Fazenda Dona Carolina, Itatiba, São Paulo, Brasil
Além da monitoria infantil, o hotel-fazenda se destaca pelos quartos espaçosos e elegantes. Crédito: Hotel Fazenda Dona Carolina/Divulgação

Para os pais que não têm pique para acompanhar os filhos em todas as atividades na natureza, a fazenda oferece recreação o dia todo para crianças maiores de três anos. Elas fazem trilhas, pesca, arvorismo, piquenique na mata, passeio de trator, de caiaque, ordenha, visita à horta e caça ao tesouro. A propriedade, de 1872, produzia café e foi uma das pioneiras do movimento abolicionista, história narrada num tour que mostra a igreja de 1890 e a casa-sede de pau a pique. As acomodações confortabilíssimas têm amenities L’Occitane. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro de São Paulo: 110 quilômetros.

Mazzaropi (Taubaté, São Paulo)

Mazzaropi, Taubaté, São Paulo
Todo o hotel fazenda possui uma temática caipira. Crédito: Mazzaropi/Divulgação

O premiado hotel de Taubaté homenageia o comediante Amácio Mazzaropi e todo o universo caipira, que aparece no bolo de fubá e no café de coador dos lanchinhos da tarde. A equipe de recreação, ponto forte do hotel-fazenda, divide a turma em faixas etárias e leva a criançada para ordenhar, visitar a horta e passear a cavalo, de pônei ou em carro de boi. Habitado por bichos de sítio, como coelhos e galinhas, o terreno também abriga circo, circuito de arvorismo, playgrounds e quatro piscinas, inclusive uma aquecida e coberta por teto de vidro. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro de São Paulo: de 130 quilômetros.

Vargem Grande (Areias, São Paulo)

Fazenda Vargem Grande, Areias, São Paulo, Brasil
Os jardins foram projetados por Burle Marx. Crédito: Fazenda Vargem Grande/Divulgação

Os antigos terreiros onde os grãos de café secavam ao sol foram transformados em um belo jardim com espelhos d’água e esculturas de pedra pelo paisagista Roberto Burle Marx. A área verde leva a um casarão de 1837 que, apesar de ter passado por uma restauração em 1980, conservou os detalhes de acabamento. Da charmosa cozinha, decorada com ladrilhos portugueses, saem comidas feitas no fogão à lenha. Trilhas levam até uma cachoeira ou até um bom ponto para apreciar o sol se pondo na Serra da Bocaína. Reserve sua hospedagem aqui.

Continua após a publicidade

Distância do centro de São Paulo: 260 quilômetros.

Villa di Mantova (Águas de Lindóia, São Paulo)

Villa di Mantova, Águas de Lindóia, São Paulo, Brasil
A casa na árvore é o ponto de partida do arvorismo infantil. Crédito: Villa di Mantova/Divulgação

Como não poderia ser diferente em Águas de Lindóia, o Villa di Mantova possui um bom arsenal de piscinas: uma ao ar livre, uma infantil com escorregadores e uma coberta e aquecida, ladeada por jacuzzi e sauna. Porém, o complexo também possui uma fazenda com atividades bem interioranas em torno de um lago, onde as famílias pescam e fazem passeios de pedalinho. A equipe de recreação também leva as crianças para a fazendinha, a casa na árvore, a parede de escalada, o circuito de arvorismo e um playground “raiz” onde os obstáculos são feitos de pneus e tocos de madeira e há cordas para se pendurar. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro de São Paulo: a 160 quilômetros.

RIO DE JANEIRO

Gamela Eco Resort (Cantagalo, Rio de Janeiro)

Gamela Eco Resort, Cantagalo, Rio de Janeiro, Brasil
O avião modelo Hércules é o ponto de partida de uma das tirolesas. Crédito: Gamela Eco Resort/Divulgação

As atividades radicais o tornam uma ótima opção para quem viaja com crianças mais velhas ou adolescentes. A principal é a tirolesa de 1.600 metros de comprimento que parte de dentro de um avião de verdade que pertencia à Força Aérea Brasileira. Mas há também uma tirolesa combinada com circuito de arvorismo a dez metros de altura e outra que chega a 70km/h passando entre as copas das árvores. Há ainda paintball, passeio de buggy, skiboia e desafios que envolvem a família toda. Em uma, cada time sai à procura de um ponto específico no meio da mata seguindo mapas e trilhas. Em outra, cada equipe deve remar uma embarcação improvisada para chegar primeiro à outra margem do lago. Reserve sua hospedagem aqui.

Fazenda Florença (Valença, Rio de Janeiro)

Hotel Fazenda Florença, Rio de Janeiro, Brasil
O casarão em estilo colonial fica em uma fazenda da época do Brasil Imperial. Crédito: Hotel Fazenda Florença/Divulgação

O casarão de 1852 mantém parte de sua decoração original, bem como as louças, cristais e pratarias. Não à toa, ele também serviu de ambientação para novelas como “Sinhá Moça”, “Paraíso” e “Dona Beija”. A propriedade organiza passeios pelo cafezal com degustação e, nos finais de semana e feriados, serenatas musicais e saraus históricos teatrais. Apesar de não ser muito voltado para as crianças, o hotel possui uma fazendinha e um playground. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 90 quilômetros.

Fazenda União (Rio das Flores, Rio de Janeiro)

Fazenda União, Vale do Café, Rio de Janeiro, Brasil
Um dos lagos circundam o bar da piscina. Crédito: Fazenda União/Divulgação

Em meio ao Vale do Café, a Fazenda União foi fundada em 1863 como um dos lotes de terra que pertenciam ao Visconde de Rio Preto. Ela foi comprada por Mário Vasconcellos em 2007 com o objetivo de abrigar a sua coleção particular de obras de arte sacra e louças brasonadas, mas acabou se transformando em uma hospedagem luxuosa e intimista. Cercados por dois lagos, o casarão principal e as acomodações são decoradas com quadros, espelhos, vasos e móveis originais do ciclo do café. Na área externa, o destaque são as duas piscinas (uma delas aquecida) com bonitos mosaicos, a jacuzzi, o campo de mini golfe, as quadras de tênis e a quadra de vôlei de areia, mas também é possível agendar cavalgadas, passeios de quadriciclo e, para as crianças, visita à fazendinha. Pavões circulam soltos pela propriedade. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro do Rio de Janeiro: a 160 quilômetros.

Parador Maritacas (Barra do Piraí, Rio de Janeiro)

Parador Maritacas, Rio de Janeiro, Brasil
A hospedagem aposta na recreação a partir dos dois anos para atrair famílias com crianças bem pequenas. Crédito: Parador Maritacas/Divulgação

Um dos diferenciais é a recreação infantil a partir dos dois anos de idade. Os monitores entretém os menores em um espaço lúdico onde acontecem oficinas de faz de conta, pintura e culinária. Os maiorzinhos são levados até a fazenda para alimentar os animais, ordenhar as vacas, andar de mini pônei e fazer passeios de charrete. Para os adolescentes, a programação inclui jogos de tabuleiro, competições de ping pong e arco e flecha. Parte da diversão acontece também na água: há uma piscina com toboágua e um açude onde a criançada se joga depois de se pendurar em uma corda. Enquanto isso, os pais podem relaxar no spa ou se aventurar na tirolesa de 300 metros de extensão. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 130 quilômetros.

Ribeirão (Barra do Piraí, Rio de Janeiro)

Fazenda Ribeirão, Barra do Piraí, Rio de Janeiro, Brasil
Voltada para as famílias, a propriedade conta com uma pista para dirigir um mini buggy. Crédito: Fazenda Ribeirão/Divulgação

Sem grandes luxos, o hotel fazenda aplaca o calorão presente o ano inteiro em Barra do Piraí com uma praia de lago próprio para banho, onde há caiaques, pedalinhos e varas de pescar à disposição dos hóspedes. A lista de opções para a família continua com paintball, tirolesa, pista de mini buggy, piscina e cavalgadas. Sem contar as atividades promovidas pela equipe de recreação, como escorregar sobre um papelão na grama, ordenhar vacas na fazendinha e visitar o alambique, onde adultos degustam cachaça artesanal e as crianças tomam caldo de cana. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 130 quilômetros.

Três Pinheiros (Engenheiro Passos, Rio de Janeiro)

Fazenda 3 Pinheiros, Engenheiro Passos, Rio de Janeiro, Brasil
A piscina coberta e aquecida convida os adultos ao relaxamento enquanto as crianças tomam banho de lama. Crédito: Fazenda 3 Pinheiros/Divulgação

Um dos hotéis fazenda mais antigos do Brasil, o Três Pinheiros foi um entreposto comercial durante o período colonial e um dos locais de parada de Dom Pedro I em suas viagens para visitar a Marquesa de Santos. Atualmente, o hotel se destaca pela gastronomia preparada com ingredientes orgânicos de produção própria ou de produtores da região, além do spa com piscina coberta e aquecida. As demais atividades colocam as crianças para brincar ao ar livre: elas se jogam na tirolesa que termina com um banho de lama, andam de carro de boi e aprendem a tirar leite de vaca. Reserve sua hospedagem aqui.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 190 quilômetros.

Leia tudo sobre São Paulo e Rio de Janeiro

Busque hospedagem em São Paulo e no Rio de Janeiro

Continua após a publicidade

Publicidade