Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu

Algarve: cenários de outro mundo em Benagil

Esqueça o Algarve dos resortões, dos campos de golge, dos restaurantes estrelados. Por aqui ainda é a natureza surreal quem dá as cartas

Por Rachel Verano Atualizado em 14 Maio 2018, 15h05 - Publicado em 11 Maio 2018, 18h14
O surreal Algar de Benagil: cenário de outro planeta
O surreal Algar de Benagil: cenário de outro planeta Nuno Valadas/Reprodução

A costa do Algarve, no extremo sul português, desenha baías impressionantes, escoltadas por águas de tons ora verdes, ora azuis, e falésias dramáticas.

Praia de Benagil: ponto de partida para explorar a região
Praia de Benagil: ponto de partida para explorar a região Bruno Barata/Reprodução

A cena se repete por todo o litoral, especialmente na costa oeste, entre Albufeira e Sagres. Mas fica nos arredores da pequenina Benagil, em Carvoeiro, um dos trechos mais surreais.

A entrada do Algar de Benagil pelo mar: impressionante
A entrada do Algar de Benagil pelo mar: impressionante Bruno Barata/Reprodução

Ali, a insistência do mar contra as encostas de cor ocre esculpiu, ao longo dos tempos, paisagens que parecem de outro planeta. São grutas, cavernas e pináculos que se erguem no meio do mar formando verdadeiras esculturas.

O enorme buraco no teto do Algar de Benagil: escultura natural
O enorme buraco no teto do Algar de Benagil: escultura natural Bruno Barata/Reprodução

O ponto mais impressionante está pertinho das areias da praia de Benagil e pode ser alcançado de caiaque ou até a nado pelos mais destemidos.

Os barquinhos que exploram as grutas da reguão: passeio imperdível
Os barquinhos que exploram as grutas da reguão: passeio imperdível Bruno Barata/Reprodução

Trata-se do famoso Algar de Benagil, uma gruta que escolta uma prainha em seu interior e tem um buraco no teto que, ao filtrar a luz natural, produz um efeito pra lá de surpreendente. A sensação é a de estar em outro planeta.

Passeio de caiaque nos arredores de Benagil: águas calmas e transparentes
Passeio de caiaque nos arredores de Benagil: águas calmas e transparentes Bruno Barata/Reprodução
Continua após a publicidade

A única maneira de chegar até lá, do lado de dentro, é pelo mar (por terra chega-se apenas até os arredores do buraco no teto da gruta). A empresa Taruga Benagil Tours organiza passeios de barco imperdíveis pela região.

Um algar que desmoronou décadas atrás: a força da natureza
Um algar que desmoronou décadas atrás: a força da natureza Bruno Barata/Reprodução

O ponto de partida é a Praia de Benagil. Dali partem pequenas lanchas operada pela Taruga Tours para explorar grutas e praias selvagens em percursos que duram meia hora (visita express, € 15) ou 1h15 (visita tradicional, € 25). A opção mais longa inclui parada para mergulho dentro do Algar de Benagil.

Cenários do caminho: lindos desenhos esculpidos pelo mar
Cenários do caminho: lindos desenhos esculpidos pelo mar Bruno Barata/Reprodução

Em qualquer uma delas, passa-se por cantinhos lindos: grutas estreitas, corredores e esculturas de pedras, uma curiosa formação semelhante ao algar de Benagil que desebou décadas atrás e a espetacular Praia da Marinha.

Navegação no meio das grutas: com emoção
Navegação no meio das grutas: com emoção Bruno Barata/Reprodução

No final, a certeza: o Algarve pode ser o epicentro do turismo de massa em Portugal, com seus resorts enormes, campos de golfe premiados, sucessão de restaurantes estrelados, concomínios de luxo e quetais. Mas é preciso aprender a ceder: a paisagem por aqui é, sem dúvida alguma, um maravilhoso soco no estômago. 

Reserve a sua hospedagem no Algarve

Continua após a publicidade

Publicidade