Tudo que você precisa saber para visitar o Duomo de Florença

Conselho de quem subiu tanto o Campanário de Giotto quanto a cúpula de Brunelleschi, em Florença: é cansativo e desnecessário subir nos dois

Uma das principais atrações de Florença é o Duomo, complexo que inclui a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Batistério, o Museu dell’Opera, o Campanário de Giotto e a cúpula de Brunelleschi.

Se tiver pouco tempo na cidade, não deixe de visitar ao menos a Catedral de Santa Maria del Fiore. Resultado de um trabalho que se estendeu por seis séculos, a igreja impressiona mais pela fachada de mármore branco e verde do que pelo interior austero, mas dê uma espiadinha mesmo assim – a entrada é gratuita!

A fachada da Catedral de Santa Maria del Fiore (Gunthersimmermacher//Tudo que você precisa saber para visitar o Duomo de Florença/Pixabay)

Se tempo não for um problema para você, compre logo o bilhete de  € 15. Ele dá acesso a todas as outras atrações do complexo e é válido por 48 horas desde a primeira entrada, o que significa que você não precisa conhecer tudo em um mesmo dia.

Seu passeio será bem rápido no Batistério, com mosaicos dourados em estilo bizantino, e no Museu dell’Opera, que guarda uma das quatro Pietà de Michelangelo. Já o Campanário de Giotto e a cúpula de Brunelleschi tendem a ser visitas mais demoradas, já que elas implicam em subir (e depois descer!) cerca de 400 degraus.

Os mosaicos dourados do Batistério (Bárbara Ligero//Tudo que você precisa saber para visitar o Duomo de Florença/Arquivo pessoal)

Campanário x Cúpula

Conselho de quem subiu tanto o Campanário de Giotto quanto a cúpula de Brunelleschi: escolha apenas um, é cansativo e desnecessário subir nos dois.

Se você é claustrofóbico, a melhor opção é sem dúvida o Campanário. São 414 degraus bem regulares e durante o caminho há quatro paradas para recuperar o fôlego em áreas bem ventiladas. A desvantagem é que a subida termina em um mirante cercado de grades, o que atrapalha um pouco as fotos.

Espaços para descansar durante a subida no Campanário de Giotto (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

Cúpula de Brunelleschi vista do Campanário de Giotto, todo cercado por grades (Bárbara Ligero//Tudo que você precisa saber para visitar o Duomo de Florença/Arquivo pessoal)

A experiência da cúpula é mais intensa e divertida. Nesse caso, são 463 degraus inconstantes: a subida vai ficando cada vez mais apertada e ingrime e não há locais de parada para descansar. As poucas janelas pelo caminho são bem pequenas.

As escadas da cúpula de Brunelleschi podem incomodar os claustrofóbicos (Bárbara Ligero//Tudo que você precisa saber para visitar o Duomo de Florença/Arquivo pessoal)

No entanto, o caminho permite que você veja de perto a curvatura da cúpula e os afrescos de Giorgio Vasari e termina em um mirante aberto, com uma das vistas mais incríveis do centro histórico de Florença. Para quem pode, recomendo fortemente essa segunda opção.

Palazzo Vecchio visto da cúpula de Brunelleschi (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

Bilhetes, horários e filas

Só há uma opção de bilhete, que custa € 15 e pode ser comprado no site, sem custos adicionais, ou presencialmente na bilheteria do Museu dell’Opera.

É preciso reservar horário apenas para visitar a cúpula de Brunelleschi. Você pode fazer isso pelo site, no momento em que estiver comprando o bilhete, ou deixar para fazer presencialmente, na bilheteria do Museu dell’Opera. De qualquer forma, é importante fazer isso com pelo menos uma semana de antecedência porque a procura é grande.

Nas demais atrações, basta chegar quando quiser e entrar na fila – cada atração tem a sua.

Para não ficar muito tempo esperando, a dica é chegar na Piazza del Duomo às 08h30, horário de abertura do Batistério, do Campanário e da cúpula. Depois, visite o Museu, que abre às 09h e nunca tem filas, e por fim a Catedral, que só abre às 10h.

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s