Lugares para ver neve e esquiar na Itália

Não é tão comum ver neve em Roma, Veneza, Milão, Florença e Nápoles, mas basta pegar uma ou duas horas de estrada para conseguir até mesmo esquiar

Os mais antenados provavelmente viram que nos últimos dias uma nevasca cobriu de branco algumas das principais cidades italianas. O que vale a pena observar é que o fenômeno é raro nesses locais: no caso de Roma, não nevava com tanta intensidade desde 2012 e, no de Nápoles, não se via um floco desde 1956. Também não é comum ver neve em Florença, apenas geadas. As chances são maiores em cidades do norte como Milão, que tem alguns poucos dias nevados durante o inverno.

Então, se realmente quiser ver paisagens branquinhas durante a sua viagem pela Itália, vá no auge da friaca, entre janeiro e fevereiro, e inclua destinos de montanha no seu roteiro. Por sorte, o país é cercado pelos Alpes ao norte e dividido ao meio pelos Apeninos, de forma que há sempre um pico por perto. Veja a seguir alguns locais para ver neve que ficam próximos das cidades italianas mais visitadas pelos brasileiros:

Roma – Monte Livata

 (Stefano Desmo/Flickr)

Destino de esqui mais próximo de Roma, o Monte Livata fica dentro de um parque natural a apenas 1h30 de carro da capital. Quem não está motorizado pode fazer uma viagem de ônibus em duas partes com a Cotral: primeiro até Subiaco e depois até Livata. Além das pistas que cortam a floresta, a estação possui um parque para quem só quer se divertir escorregando de trenó.

Reserve a sua hospedagem em Monte Livata no Booking.

Veja também

Veneza – Cortina d’Ampezzo

 (Kai Schmerer/Flickr)

Provavelmente o destino de neve mais belo e famoso da Itália, Cortina d’Ampezzo está cercada pelas Dolomitas, cadeia montanhosa que é Patrimônio da Unesco. As atrações vão muito além do esqui e das paisagens arrebatadoras: o vilarejo é charmoso e estruturado e nos arredores rolam até passeios de moto de neve. De Veneza são 2h20 de carro ou 2h de trem até Calalzo di Cadore, de onde saem ônibus para a montanha.

Reserve a sua hospedagem em Cortina d’Ampezzo no Booking.

Veja também

Milão – Piani di Bobbio

 (Sarabrag/Flickr)

Há dois ótimos motivos para visitar Piani di Bobbio. Primeiro, a viagem leva apenas uma hora de carro desde Milão. Segundo, a estação possui pistas largas com descidas suaves, o que é ótimo para quem está com crianças ou aprendendo a esquiar. Chegar até lá de transporte público também é relativamente fácil: basta pegar um trem até a estação de Lecco e depois um ônibus até Barzio, base da montanha.

Reserve a sua hospedagem em Piani di Bobbio no Booking.

Veja também

Florença – Abetone

 (Vive Toscana/Flickr)

93 quilômetros ao norte de Florença, é o principal ponto para ver neve em abundância na Toscana. Basta pegar um trem até Pistoia e um ônibus para Abetone, com pistas de esqui de todos os níveis. As atividades também incluem caminhadas com snowshoes e descidas de trenó. Outro destaque é o Val de Luce Resort, que possui um spa quatro-estrelas com vista para as montanhas.

Reserve aqui a sua hospedagem em Abetone no Booking.

Veja também

Nápoles – Laceno

 (Lukewill/Wikimedia Commons)

A melhor opção para chegar em Laceno, nos arredores de Nápoles, é fazendo a viagem de 1h40 de carro. Imersa em um bosque e com vista para um lago, a estação possui pistas para todos os níveis de esquiadores e mantém a paisagem branquinha com a ajuda de máquinas de neve artificial.

Reserve aqui a sua hospedagem em Laceno no Booking.

Veja também

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s