Cenários de “O Poderoso Chefão” nos arredores de Taormina

Coppola escolheu autênticas cidadezinhas sicilianas para gravar os momentos de Michael na Itália - e você pode conhecer três delas em um único dia!

Ainda que a maior parte da história aconteça em Nova York, alguns episódios importantes da trama de O Poderoso Chefão se desenrolam em território siciliano. Corleone, a cidade-natal da família de mafiosos, realmente existe e fica ao sul de Palermo. No entanto, nenhuma cena foi gravada ali.

Existem duas especulações sobre essa decisão de Francis Coppola. A primeira é que, na década de 1970, quando o filme foi gravado, Corleone já estaria desenvolvida demais para figurar uma cidade siciliana da década de 1940, que é quando a história se passa. A segunda é que, na época, Corleone estava nas mãos de uma máfia real, que não teria permitido as gravações.

Seja qual for o motivo, o fato é que diferentes lugares foram usados como locações de O Poderoso Chefão. E, como três desses pontos ficam bem perto de Taormina, eu aproveitei para conhecê-los em um passeio de um dia de carro, indo por ordem cronológica das cenas.

Veja também

Então vamos lá. Michael chega na Sicília com os seus capangas e decide ir caminhando até a cidade de sua família. Depois de subir uma colina, um deles aponta para o alto e diz: “Corleone”. O panorama que aparece no filme é, na verdade, a pequena Motta Camastra.

Esse foi um dos lugares mais autênticos que eu conheci na Sicília, o que significa que ali não há atrações turísticas propriamente ditas. O programa é curtir as vistas e observar a tranquilidade absoluta de uma cidade que não tem nem mil habitantes.

 (O poderoso chefão/Reprodução)

 (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

Próxima cena. Já dentro de “Corleone”, Michael e seus capangas passam em frente à uma igreja, que volta a aparecer em O Poderoso Chefão II eO Poderoso Chefão III. Essa é a Chiesa di Sant’Agostino, que na realidade fica em Forza d’Agrò. Apesar de também não chegar nem nos mil habitantes, essa cidade tem um pouco mais de movimento por ser coroada pelo Castello Argano, uma fortaleza do século 11.

 (O poderoso chefão/Reprodução)

 (Bárbara Ligero/Reprodução)

Veja também

Mas a locação que mais satisfaz os fãs de Coppola é Savoca. Algumas cenas adiante, Michael vê Apollonia pela primeira vez e, logo depois, descobre que se trata da filha do dono do bar local. E é ali mesmo, sentado em uma mesa próximo à porta, que ele pede a mão da moça em casamento. O estabelecimento se chama Bar Vitelli e funciona até hoje.

O seu interior é repleto de fotos e objetos usados nas gravações. A porta continua tendo uma cortina de contas, como no filme, e foi mantido também o quadro acima da mesa onde os atores sentarem. Vale dizer que os preços são um pouco altos: acabei experimentando só um cannolo e achei que valeu a experiência.

 (O poderoso chefão/Reprodução)

 (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

Passa um tempo e Michael e Apollonia se casaram. A igreja que aparece na cena é a Chiesa di San Nicolò, a poucos minutos do Bar Vitelli. Inclusive, esse caminho entre a igreja e o bar também aparece no cortejo após a cerimônia.

 (O Poderoso Chefão/Reprodução)

 (O Poderoso Chefão/Arquivo pessoal)

 (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

Por fim, é na praça em frente ao Bar Vitelli que é feita a festa de casamento dos personagens. Hoje em dia, o espaço possui uma escultura espelhada que homenageia Coppola.

 (O Poderoso Chefão/Reprodução)

 (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

Gostou? Continue acompanhando a viagem pela Itália no Instagram: @barbara.ligero

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s