Imagem Blog Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição
Continua após publicidade

Na Toscana, Arezzo é a cidade do filme ‘A vida é bela’

Com ruazinhas charmosas e estreitas, a cidade por si só é encantadora, mas ainda há uma série de atrações que foram cenários do filme de Benigni

Por Barbara Ligero
14 ago 2018, 14h03

Entre os filmes italianos mais famosos pelo mundo, ‘A vida é bela’ conta a história do judeu Guido, que usa um bom humor incansável para conquistar sua amada Dora e, mais tarde, proteger seu filho Giosuè. Tudo isso acontece no contexto da Segunda Guerra Mundial e tem como cenário a bela cidade de Arezzo, na Toscana.

Logo no começo da cidade, a dez minutos a pé da estação de trem, você já dá de cara com um dos cenários escolhidos pelo ator e diretor Roberto Benigni. A Basilica di San Francesco foi o pano de fundo para Guido convidar sua principessa para um gelato – e o interior da igreja guarda belos afrescos de Piero della Francesca.

(A vida é bela/Reprodução)

Um pouco mais adiante, já mais imersa no centro histórico, a Cattedrale dei Santi Pietro e Donato, o Duomo di Arezzo, foi onde Guido providenciou um tapete vermelho para que Dora não pisasse no chão molhado pela chuva. Ali do lado fica o Palazzo Petrorio, um edifício medieval com a fachada coberta por emblemas de famílias nobres. Não aparece no filme, mas merece uma olhadinha.

(A vida é bela/Reprodução)

Já a inclinada Piazza Grande é fácil de reconhecer: o protagonista vivia passando por ali a pé ou de bicicleta! Uma curiosidade é que esse é o local onde acontece a Giostra del Saracino, quando representantes de diferentes bairros de Arezzo vestem trajes medievais e duelam entre si montados em cavalos.

(A vida é bela/Reprodução)

O evento acontece em todo terceiro sábado de junho e em todo primeiro domingo de setembro, mas durante o ano inteiro é possível ver as bandeiras dos “times” penduradas nos edifícios que cercam a praça. Repare que um deles está curiosamente de costas: é a Chiesa di Santa Maria della Pieve, cuja fachada na rua de trás também vale a espiada.

(P. Siccardi / Giostra del Saracino/Divulgação)

Chuto que, mesmo que você nunca tenha visto ‘A vida é bela’, irá se sentir dentro de um filme ao visitar a cidadezinha de ruelas estreitas. Para encerrar o passeio, minha dica é ir até o Passeggio del Prato, uma bonita área verde situada em uma das partes mais altas de Arezzo. Dali de cima você vê a paisagem ondulada, os vinhedos e os olivais tão característicos da Toscana – é de suspirar!

Encontre hospedagens em Arezzo

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Publicidade