Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição

5 delícias que você deve provar em diferentes lugares da Itália

Cada canto da Itália tem sua especialidade gastronômica. Aqui, algumas comidinhas especiais que você pode experimentar na sua viagem

Por Barbara Ligero Atualizado em 5 fev 2020, 16h51 - Publicado em 13 set 2016, 15h55

1. Cannoli na Sicília

NoirChocolate/iStock

A sobremesa, originária da Sicília, costumava ser preparada para as festas de Carnaval com recheio de creme de ricota. Hoje em dia, a massa doce frita em formato de tubo leva os recheios mais variados e pode ser encontrada o ano todo. Como diria Peter Clemenza em O poderoso chefão, “leave the gun, take the cannoli”!

2. Pizza em Nápoles


A pizzona é para uma pessoa só! l Foto: Flickr / Joanne Wan

As pizzas brasileiras podem até ser mais recheadas, mas as italianas vencem no quesito sabor. Em Nápoles, onde essa delícia foi criada, a versão mais tradicional é a que leva tomate, mozzarella e manjericão. Prove uma na Da Michele, a pizzaria mais famosa da cidade que aparece no filme Comer, Rezar e Amar.

 3. Pecorino na Toscana


O tradicional pecorino de Pienza l Foto: Flickr / Jonathan Cohen

Pecorino é o nome genérico que se dá aos queijos feitos com leite de ovelha por toda a Itália. O mais famoso, porém, é o da Toscana. Não deixe de prová-lo quando estiver em Pienza ou Volterra, duas cidades que são grandes produtoras dessa delícia. Ele pode acompanhar uma boa taça de Brunello di Montalcino, outra especialidade local.

4. Prosciutto em Parma


Prosciutto na bruschetta – outro item que você deve comer na Itália l Foto: iStock

Leva tempo para se fazer um autêntico prosciutto di Parma: o porquinho deve ser abatido exatamente aos nove meses e depois a carne é envelhecida por um ano inteiro. As finíssimas fatias vão bem como aperitivo, com pão, com queijo, na pizza…

5. Risotto em Milão

Depois do milanês, vale provar outros tipos de risotto! l Foto: Flickr / Dobrin Isabela

O tal risotto alla milanese é uma tradicional receita que leva açafrão, o que lhe dá a cor dourada. Algumas vezes, ele vem acompanhado de ossobuco, um corte de boi com osso e tutano que também é bem típico de Milão.

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade