Imagem Blog Mochila Pride A jornalista Ludmilla Balduino leva na mochila uma vontade de percorrer o mundo ocupando as ruas, conhecendo o diferente, conversando com as pessoas e trocando boas ideias
Continua após publicidade

Banksy inaugura hotel na Palestina com ‘pior vista do mundo’

The Walled Off começou a receber reservas no dia 11 de março; hotel faz críticas ao muro que divide a nação palestina do estado de Israel

Por Ludmilla Balduino
Atualizado em 29 dez 2017, 11h22 - Publicado em 6 mar 2017, 17h02

Em mais uma tentativa de desconstruir ideias sobre o significado social do turismo, o artista-ativista inglês Banksy acaba de inaugurar um hotel no meio da Palestina em que todas as janelas dos quartos têm vista para o muro que separa a cidade de Belém (essa mesma, onde Jesus nasceu) do resto de Israel.

The Walled Off (que faz um trocadilho com o The Waldorf, luxuoso hotel de Manhattan, Nova York) começou a receber reservas a partir do dia 11 de março, e deve permanecer aberto enquanto houver procura por parte dos hóspedes.

Além da vista – o muro de concreto gigantesco, intransponível e repleto de grafites (alguns do próprio Banksy) -, o hotel também será tomado pela arte sarcástica do inglês. Ele ainda convidou outros artistas – Sami Musa e Dominique Petrin – para ajudar na decoração dos ambientes.

O piano bar do hotel, que relembra típicos ambientes da burguesia inglesa – mas usando de muito sarcástico. Repare nas máscaras de oxigênio nas esculturas dos anjos (Divulgação)
Em outro canto do piano bar, crianças brincam ao redor de uma torre de observação, enquanto uma escultura é envolta em fumaça de uma bomba de gás lacrimogêneo (Divulgação)

Antes que imaginem que isso é uma piada, Bansky explica em seu site que não – o hotel é real, administrado pela comunidade local e aberto para receber pessoas dos dois lados do conflito e de qualquer lugar do mundo.

Continua após a publicidade

A inauguração do The Walled Off tem um propósito: o ano de 2017 marca o centenário do início da ocupação de tropas britânicas na Cisjordânia – que, segundo o site do hotel, ajudou a acelerar o conflito que já dura 100 anos. E, com muito sarcasmo, vem a justificativa: “na época em que escrevemos isso, não existiam eventos programados para marcar a ocasião.” Pois agora há.

E antes que definam o hotel como anti-semita, há uma nota no site que diz que The Walled Off é um estabelecimento independente, voltado para o turismo e lazer, totalmente construído e financiado por Banksy.

“Não estamos alinhados a qualquer movimento ou grupo político. Nosso objetivo é contar a história do muro de acordo com a visão de cada um dos lados e dar aos visitantes a oportunidade de descobri-la por si próprios. Nós oferecemos um boas-vindas especialmente caloroso aos jovens israelitas. E não é permitido fanatismo nas nossas dependências”.

Detalhe de um dos quartos mostra um soldado israelita e um ativista palestino em uma guerra de travesseiros (Divulgação)

Para quem já esteve em Belém, o hotel vai funcionar em um prédio ao lado do Wall*Mart, lojinha oficial do Banksy que fica em frente ao muro. Nessa loja, em que os itens mais populares são cartões-postais com grafites do artista inglês, é possível “alugar” uma lata de spray e escrever a sua mensagem bem colorida e linda no muro cinza.

Continua após a publicidade
Detalhe de um dos quartos, com uma tela que imita uma TV ligada em canal de notícias (Divulgação)

Dismaland – Bemusement Park

Esta não é a primeira vez que Banksy envolve-se com sarcasmo no mercado de turismo. Em 2015, com ajuda de mais de 50 artistas de rua, ele montou um parque de diversões disruptivo em uma cidade próxima a Bristol, na Inglaterra.

A intenção era provocar uma crítica aos parques temáticos – em especial, ao Walt Disney World.

Publicidade