Linha Verde: 6 ótimas pousadas ao norte de Salvador

Nem só de resorts vive esse belíssimo trecho da litoral brasileiro. Fizemos uma lista com pousadas bem aconchegantes

Desde que a BA-099, no trecho conhecido como Linha Verde, foi asfaltada, em 1993, um novo eldorado do litoral brasileiro foi descoberto. Praias até então só conhecidas entre os aventureiros, começaram a receber uma legião de turistas. Nessa onda, surgiu um dos mais consistentes núcleos de resorts do país – hoje, são 4 empreendimentos, mais o complexo de Costa do Sauípe. Mas o foco desse post está centrado nas pousadas bacanas que enaltecem esse trecho do litoral da Bahia.

1 – Pousada JamboItacimirim

Pousada Jambo é uma das pés de areia de Itacimirim (BA)

Pousada Jambo é uma das pés de areia de Itacimirim (BA) (Booking/Divulgação/Divulgação)

Pouco conhecida fora da Bahia, Itacimirim merecia um maior destaque. Até porque praticamente complementa a vizinha Praia do Forte.

A localidade teve seus minutos de fama em 1984, quando o navegador Amyr Klink findou sua solitária travessia do Atlântico Sul na Praia da Espera. A pousada ocupa justamente o cenário dessa praia de areias branquinhas, mar calmo e muito espaço para caminhar.

Ocupando um terreno arborizado e pé na areia, as acomodações estão de frente para o Atlântico ou para o jardim interno. Alternar banhos de mar com momentos de relax na piscina bem ao lado da areia é um convite total ao ócio.

Em um vilarejo com poucas opções de restaurantes, o fato do hotel ter um a disposição dos hóspedes conta a favor. Mas fique esperto que seu funcionamento não ultrapassa às 20h.

Onde fica: Praia da Espera

Informações: 71/3121-1091

Busque hospedagem em Itacimirim

2 – Refúgio da VilaPraia do Forte

A charmosa piscina da Pousada Refúgio da Vila, em Praia do Forte (BA)

A charmosa piscina da Pousada Refúgio da Vila, em Praia do Forte (BA) (Booking/Divulgação/Divulgação)

A praia bela e estonteante está logo ali, a 5 minutos de caminhada. Mas do acordar ao chegar na areia pode levar um tempão. Afinal, quem resiste a deixar um colchão alto, coberto com enxovais Trousseau? Aí você desce para o café da manhã e depara-se com um banquete matinal formado por frutas fresquíssimas, sucos de montão, pães variados e tapiocas e waffles feitos na hora. Tudo isso numa sala envidraçada para o jardim e para a piscina. Você bate o olho e já pensa em voltar para a pousada.

O termo refúgio cai bem, apesar de estar bem próxima ao centrinho. A madeira, o vidro e o gramado são elementos que dão charme ao local. Aliado a isso, uma afinada equipe de colaboradores.

A piscina azulzinha com suas espreguiçadeiras e ombrelones é irresistível. Ao lado, toras de bambus escondem uma maca para massagens. Quem viaja com crianças encontra copa infantil, brinquedoteca e uma parte bem rasinha da piscina

Onde fica: Loteamento Aldeia dos Pescadores, quadra 39

Informações: 71/3676-0114

Busque hospedagem em Praia do Forte

3 – Pousada Jasmim dos Poetas Imbassaí

Jardins bem cuidados e atendimento simpático são as marcas da Pousada Jasmin dos Poetas, em Imbassaí

Jardins bem cuidados e atendimento simpático são as marcas da Pousada Jasmin dos Poetas, em Imbassaí (Booking/Divulgação/Divulgação)

Se você fez reserva antecipada, seu nome estará estampado em um quadro negro na entrada do apartamento ao lado de uma mensagem de boas-vindas. Esse é o primeiro sinal que você será muito mimado pelos proprietários, o casal paulistano Flor e Carlito.

Eles são a alma da pousada e, no café da manhã, você terá certeza disso. Enquanto Carlito faz as vezes de anfitrião conversando com todo mundo, Flor não cessa de soltar gostosuras no bufê e prepara iguarias pedidas pelos hóspedes. Os itens ainda mudam de um dia para o outro.

Além disso, o lugar é bem agradável. Em um terreno bem compacto, se distribuem o delicado jardim, a piscina, a casa dos proprietários (o café da manhã é servido na varanda) e as quatro espaçosas suítes, equipadas com cama boxe com mosquiteiro e tv a cabo com pacote completo

Onde fica: Alameda dos Cajueiros, s/n

Informações: 71/3677-1146

Busque hospedagem em Imbassaí

4 – Pousada Angá Baixio

No fim de Baixio, a Pousada Angá prima pela tranquilidade

No fim de Baixio, a Pousada Angá prima pela tranquilidade (Booking/Divulgação/Divulgação)

Anota o nome desse lugar: Baixio. Você ainda vai ouvir falar dele. Hoje ainda conhecido apenas regionalmente, tem uma praia bonita de ondas fortes e a estonteante Lagoa Azul, a 40 minutos de caminhada. Grandes empreendimentos hoteleiros deverão pintar por lá nos próximos anos.

Por enquanto, quem comanda a parca hotelaria local no quesito conforto e beleza é Pousada Angá. Isolada no fim do vilarejo – onde as ruas já são de areia – prima pela tranquilidade e privacidade. O centrinho e a praia estão a 500 metros, oi seja, não está longe, né! O cenário é de coqueiros e dunas. A extensa piscina ganha charme à noite, quando fica iluminada. As acomodações têm o básico para uma boa noite de sono.

Devido à falta de opções. Jantar na pousada é praticamente uma obrigação. Então, nada melhor do que provar uma perfumada moqueca preparada com peixes fresquinhos.

Onde fica: Avenida Bahia, s/n

Informações: 75/3413-3012

Busque hospedagem em Baixio

5 – Apoena EcopousadaSítio do Conde

Alguns bangalôs da Apoena Ecopousada, em Sítio do Conde têm vista para o mar

Alguns bangalôs da Apoena Ecopousada, em Sítio do Conde têm vista para o mar (Booking/Divulgação/Divulgação)

Localizada em um vasto terreno entre a estrada litorânea e a areia da praia, a pousada é ideal para quem quer relaxar. O centrinho de Sítio do Conde está a pouco mais de 1 km, mas, mesmo em alta temporada, são raras as pessoas que vão passar o dia por lá, ou seja, a praia é quase particular.

Foi uma das primeiras pousadas a apostar no quesito sustentabilidade, notado logo de cara, na estrada de acesso, construída com palha de coqueiros. Entre outras medidas estão a compostagem do lixo orgânico e o uso de lâmpadas de LED.

As acomodações estão divididas entre um bloco com cinco apartamentos geminados mais ao fundo do terreno e oito bangalôs mais próximos da praia, mas de nem todos se consegue ver o mar, apenas escutá-lo. Na verdade, há uma duna com coqueiros que impede a vista.

Na lateral do terreno fica a sede, toda envidraçada e criando um clima romântico na hora do jantar. A biblioteca possui uma boa variedade de livros em idiomas diversos.

Onde fica: Rodovia Municipal Sítio do Conde/Barra do Itariri, s/n

Informações: 75/3449-1291

Busque hospedagem em Conde

6 – Pousada O ForteMangue Seco

Pousada O Forte, em Mangue Seco: simplicidade em meio a um cenário encantador

Pousada O Forte, em Mangue Seco: simplicidade em meio a um cenário encantador (Booking/Divulgação/Divulgação)

O sucesso da reprise da novela Tieta, no Canal Viva, deu novo impulso ao turismo em Mangue Seco, afinal Betty Faria e sua trupe gravaram várias cenas nesse vilarejo baiano, quase divisa com Sergipe.

Para quem não sabe, Mangue Seco fica entre dunas e para chegar lá, a maneira mais segura é deixar o veículo em Pontal (SE) e atravessar o Rio Real de barco até o centrinho do vilarejo.

Localizada na beira do Rio Real, a pousada é separada do vilarejo e da praia marítima por dunas. Quem vem do centrinho pode vir caminhando pela beira do rio na maré baixa ou atravessando a duna (pode-se contratar bugueiros para auxiliar na locomoção).

Os apartamentos são bem simples, mas todos estão no alto do terreno e da varanda com rede é possível observar toda a beleza que se descortina em frente. O banho de água salobra no Rio Real é reconfortante e a pousada ainda disponibiliza caiaques para um rolê. Mas quem preferir água doce, sem problema: a piscina estará te esperando.

As refeições são feitas em um quiosque aberto, praticamente ao ar livre, em frente ao gramadão. Com cardápio muito centrado em frutos do mar – não deixe de provar o aratu, um crustáceo típico da região – nem sempre há outros tipos de carne disponível.

A praia marítima está a 15 minutos de caminhada e a duna a ser atravessada não é muito alta.

Onde fica: Praia do Rio Real

Informações: 79/99952-0813

Busque hospedagem em Mangue Seco

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s