Chegou a temporada de abertura de ninhos das tartarugas marinhas

Ninhos de tartarugas marinhas são abertos por biólogos do Tamar entre setembro e março no Brasil. Em algumas ocasiões é possível assistir ao espetáculo

Se tem um bicho que alcança a quase unanimidade no quesito fofurice é a tartaruga marinha. Presente em um generoso trecho de nosso litoral, desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte, passando por Fernando de Noronha, cinco espécies dos quelônios procuram, durante à noite, praias presumidamente desertas para montar seus ninhos.

Presumidamente porque nem sempre a praia escolhida é a mais indicada, entrando em cena os biólogos do Tamar para remover os ninhos para uma faixa de areia mais sossegada, sinalizando com estacas. Aliás, o calor da areia é fundamental para o desenvolvimento do embrião.

Entre setembro e março é a época em que as tartarugas deixam seus ninhos e rumam para o mundo desconhecido. Quem deseja ver esse emocionante espetáculo, as bases do Tamar de Regência (ES), Praia do Forte (BA), Pirambu (SE) e Fernando de Noronha (PE) organizam abertura de ninhos com a comunidade e os turistas. Geralmente dispostos em duas linhas laterais com as crianças na frente, os biólogos abrem os ninhos e soltam a centena de bichinhos.

Para elas, as areias parecem mais as dunas do Saara. Rastejam, rastejam, rastejam até que chegam no mar. Aí vem o mais triste da história: só um ínfimo grupo sobrevive ao primeiro contato marítimo, virando presas fáceis para aves, polvos e peixes. Mas se sobreviverem, ninguém segura elas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s