Continua após publicidade

Turistas retiram tartaruga do mar e a perturbam para tirar selfies

Por Ludmilla Balduino
23 jun 2016, 21h52

Mais um episódio que pode entrar para o rol das estupidezes que a humanidade pode cometer em busca de selfies. Uma tartaruga marinha foi retirada do mar da praia Havana, em Beirute, no Líbano, para servir de entretenimento aos banhistas que estavam no local.

Além de fazer selfies com a espécie cabeçuda, os turistas brincaram com o animal – houve até uma criança que, ajudada por adultos, subiu na carapaça do réptil. Outras crianças empurraram o bicho contra um banco de areia, ignorando o choro da cabeçuda, àquela altura visivelmente estressada.

selfi-Lebanon-turtel-1

 

Essa espécie existe em todo o mundo – inclusive no Brasil – e está em perigo de extinção, de acordo com o Projeto Tamar e a lista vermelha da International Union for Conservation of Nature and Natural Resources.

Continua após a publicidade

Outros banhistas que estavam na praia viram as cenas e fizeram uma denúncia para o organismo GreenArea Internacional. Os funcionários do GreenArea retiraram a tartaruga do local e a enviaram para a ONG Animals Lebanon, onde ela passa por reabilitação. A previsão é de que o réptil volte à natureza dentro de duas semanas.

Tartarugas maltratadas no Brasil

Não é a primeira vez – e infelizmente, não será a última – que tartarugas são maltratadas por pessoas. Em fevereiro deste ano, circulou pela internet um vídeo que mostrava quadriciclos na Praia do Gunga, em Alagoas, passando em cima de tartarugas que acabaram de nascer. Depois da divulgação do vídeo, os veículos foram apreendidos e removidos da praia:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ZEDXb1t5ti4?feature=oembed%5D

Publicidade