Igreja Matriz de N. S. do Pilar

A incrível quantidade de ouro de seus altares e a riqueza de detalhes de seus retábulos da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar são os exemplos máximos do barroco brasileiro.

Nos seis altares laterais estão representadas cada uma das irmandades e grupos sociais da época. O Museu de Arte Sacra, no subsolo da sacristia, exibe imagens de Nossa Senhora do Pilar, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Conceição.

Por que é 5 estrelas?

Reúne entalhes das três fases do barroco mineiro e está entre as capelas com maior quantidade de ouro do Brasil (mais de 400 kg). Preste atenção No efeito óptico causado pela figura do Cordeiro de Deus, no teto: um dos braços da cruz parece mudar de lado na medida em que você caminha.

A melhor foto

É proibido fotografar a parte interna, mas a fachada, embora um pouco difícil de ser enquadrada, vale o registro.

Tempo de visita

Uma hora.

Quando ir

O ano todo.

Serviço

Entrada: R$ 8. O mesmo ingresso vale para o Museu de Arte Sacra. A visita fica mais rica se acompanhada por um guia. Para contratar guias credenciados, vá ao Centro Cultural e Turístico da FIEMG (Pça. Tiradentes, 4; 3559-3269/3551- 3637), à Associação de Guias de Turismo (R. Pe. Rolim, s/n; 3551-2655) ou à Setur (R. Cláudio Manoel, 61; 3559-3287).

Publicidade