Vai fazer conexão? Veja roteiros rápidos para conhecer 8 cidades

É comum que estes aeroportos recebam voos do Brasil; se você for fazer conexão em um deles, pegue estes roteiros para passear pela cidade da parada

Por Barbara Ligero Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 jul 2021, 12h07 - Publicado em 28 mar 2017, 15h25
Se a sua conexão tem no mínimo 8 horas, vale a pena sair do aeroporto e conhecer a cidade; veja dicas para aproveitar os aeroportos em que conexões vindas do Brasil são mais comuns (ThePixelman/cc/Pixabay)
Continua após publicidade

Diversos destinos do mundo não recebem voos diretos do Brasil, o que frequentemente nos obriga a fazer conexões. Mesmo nas rotas com linhas non-stop, às vezes a viagem com parada(s) é a mais barata, e lá vamos nós transformar uma trip de 12 horas em outra de 20 horas.

Seja qual for o caso, para não mofar no aeroporto à espera do voo seguinte, é boa ideia passear na cidade. Considere 2h30 para os trâmites de desembarque e embarque e planeje o tempo restante para o tour, evitando atrações muito distantes ou com filas. Ajuda portar uma bagagem de mão mais leve e compacta.

Veja sugestões de roteiros rápidos para conhecer estas 8 cidades que são paradas mais recorrentes em voos que saem do Brasil:

1. Cidade do Panamá

Cidade do Panamá 1
A Cidade do Panamá, ainda em expansão (Matthew Straubmuller/Flickr)

De 8 a 10 horas

O tour mais rápido é pegar o shuttle grátis do aeroporto ao Metromall, shopping completo a 8 km. Para estender o passeio, tome um táxi até Casco Viejo, o charmoso centro histórico. Lá, caminhe entre restaurantes e lojas de artesanato ou visite marcos como a Igreja de San José, famosa pelo altar folheado a ouro.

Mais de 10 horas

O ponto do Canal do Panamá mais próximo de Casco Viejo é a eclusa de Miraflores, a 10 km. O ingresso permite observar os barcos usando a comporta, visitar o museu e assistir a um filme 3D sobre o canal.

2. Dallas

McKinney Avenue Trolley, Dallas, Estados Unidos
O trolley que percorre a avenida principal é uma forma prática de conhecer Dallas (MATA/Divulgação)
Continua após a publicidade

De 8 a 10 horas

Um shuttle leva ao Grapevine Mills Mall, a 15 minutos do aeroporto. Para conhecer a cidade, pegue a linha Laranja do metrô, desça na Uptown Station (a cerca de uma hora) e caminhe até a McKinney, principal avenida de Dallas. Lá, uma boa opção é embarcar no McKinney Avenue Trolley, bondinho gratuito que percorre parte do Centro.

Mais de 10 horas

Ainda de bondinho, vá até o Dallas Arts District e faça um passeio a pé. Vale entrar no Dallas Museum of Art, que não é tão grande e guarda Monets, Renoirs e Gauguins, e, se sobrar tempo, no Nasher Sculpture Center, com Rodins, Matisses e Mirós.

3. Amsterdã

Amsterdã, Holanda
Em uma conexão, dá tempo de ver os belos canais de Amsterdã (MonicaVolpin/Pixabay)

De 8 a 10 horas

Pegue o trem até a estação Amsterdam Centraal (a cerca de 20 minutos), que fica em frente à Avenida Damrak. Siga por ela até Begijnhof, espécie de jardim cercado por casas típicas holandesas. Depois, é hora de ver o charmoso Canal Singel, dono de um mercado de flores flutuante. Continue apreciando as paisagens enquanto atravessa as pontes até o Canal Prinsengracht.

Mais de 10 horas

A Casa de Anne Frank fica às margens do Prinsengracht. Se quiser mesmo visitá-la, é imprescindível comprar o ingresso com antecedência pelo site e se certificar de que o horário de visita corresponde com o da sua conexão. Caso contrário, veja a fachada do prédio e siga para o Museumkwartier, do letreiro “I amsterdam”. Termine o tour no bonito Vondelpark.

Continua após a publicidade

4. Munique

Marienplatz, Munique, Alemanha
A Marienplatz, no centro de Munique, está incluída no roteiro (RitaE/Pixabay)

De 8 a 10 horas

A linha S8 leva à Hauptbahnhof, a estação central, em 45 minutos. de lá, caminhe até a Karlsplatz-Stachusm, passe pelo portal medieval e siga para a catedral gótica Frauenkirche. Um pouco mais adiante fica a Marienplatz, sede da prefeitura.

Faça uma pausa no Viktualienmarkt, mercado ao ar livre onde é possível provar especialidades locais e tomar uma cerveja (a feira não acontece aos domingos). Depois, entre na Münchner Residenz, antiga residência dos imperadores da Baviera, e visite seus jardins.

Mais de 10 horas

Se ainda tiver tempo, visite o Museu da BMW, com motos e carros de modelos clássicos. Para chegar a partir da Münchner Residenz, vá à estação Odeonsplatz e pegue a linha U3 até a Olympiazentrum, a 20 minutos. Na volta, use a U3 até a estação Marienplatz e depois a S8 para o aeroporto, a uma hora do museu.

5. Paris

Arco do Triunfo, Paris, França
Sim, dá tempo de pelo menos fotografar o Arco do Triunfo! (Unsplash/Pixabay)
Continua após a publicidade

De 8 a 10 horas

Em 50 minutos, o trem B viaja do aeroporto à estação Saint Michel, próxima à Notre Dame. Aprecie o interior da catedral e, depois, pelas margens do Sena, atravesse a Pont Neuf até o Louvre para ver as pirâmides e o exterior do edifício. Mais adiante fica o Jardin des Tuileries.

De lá, você pode fazer uma agradável caminhada de 30 minutos até a Torre Eiffel, passando pelo Museu des Invalides, ou chegar à torre pelo trem C, da estação Museu d’Orsay à Gare du Champ de Mars. Para voltar ao aeroporto, a cerca de uma hora, pegue o mesmo trem C até a Saint Michel e, a seguir, o trem B.

Mais de 10 horas

Da Torre Eiffel, vá à estação Bir Hakeim e pegue a linha 6 até a Charles de Gaulle-Étoile, no início da Champs-Élysées e aos pés do Arco do Triunfo – é possível subir no monumento e ter uma bela vista do entorno. De volta à Charles de Gaulle-Étoile, siga pela linha 1 até a Tuileries, atravesse o jardim e visite o lindo Musée d’Orsay, com uma constelação de impressionistas. Na estação em frente, o trem C retorna à Saint Michel.

6. Johannesburgo

Lion Park, Johannesburgo, África do Sul
Ver zebras no Lion Park é muito mais divertido que ficar no aeroporto (Lion Park/Divulgação)

De 8 a 10 horas

No aeroporto, o trem da estação Gautrain vai a Sandton City, o maior shopping do continente, em 15 minutos. Ao lado dele fica a Praça Nelson Mandela, com uma estátua do ex-presidente, lojas e restaurantes. Outra opção de passeio é pegar um táxi do aeroporto ou de Sandton City para o Museu do Apartheid, a 30 minutos.

Continua após a publicidade

Mais de 10 horas

No Lion Park, a 40 minutos de táxi do aeroporto, o ingresso dá direito a um safári de 2h30 entre girafas, zebras, impalas e leões.

7. Abu Dhabi

Mesquita Sheikh Zayed
A Mesquita Sheikh Zayed é uma das principais atrações de Abu Dhabi (Jpeter2/Pixabay)

De 8 a 10 horas

A Mesquita Sheikh Zayed, a maior dos Emirados, fica a 20 minutos de táxi do aeroporto. Se a sua conexão for numa sexta, dia sagrado para os muçulmanos, vá sabendo que as salas de oração estarão fechadas. Novamente de táxi, em 20 minutos você chega à Yas Marina, o circuito do GP de F1, e ao vizinho Ferrari World, parque temático para ser visto pelo menos por fora. De lá, são 20 minutos de táxi para voltar ao aeroporto.

Mais de 10 horas

Nesse caso, vale a pena dedicar o restante das duas horas ao Ferrari World, que tem vários simuladores e a montanha-russa mais rápida do mundo.

8. Dubai

Burj Khalifa, Dubai, Emirados Árabes
O Burj Khalifa não poderia ficar fora do roteiro de Dubai (BS1920/Pixabay)
Continua após a publicidade

De 8 a 10 horas

Do aeroporto, a linha Vermelha do metrô leva ao Centro em 30 minutos. Desça na estação Burj Khalifa/Dubai Mall e visite o mirante do 124º andar do Burj Khalifa (ingresso só com hora marcada, pela internet). Ao lado fica a Dubai Fountain, com show de águas, e o gigantesco Dubai Mall. Pegue novamente a linha Vermelha até o Mall of the Emirates, que tem até pista de esqui indoor. A mesma linha Vermelha leva de volta ao aeroporto.

Mais de 10 horas

Pegue o ônibus 81 em frente ao Mall of the Emirates e desça perto do emblemático Burj Al Arab. De lá, é possível passear pela Jumeirah Beach e pelo complexo Madinat Jumeirah, com construções neoárabes, restaurantes, lojas e um souk. O caminho inverso leva ao aeroporto em 50 minutos.

  • Relacionadas

Texto publicado na edição 251 da revista Viagem e Turismo (setembro/2016)

Publicidade