Continua após publicidade

No Texas, a charmosa San Antonio preserva influências hispânicas

A três horas de carro de Houston, a cidade guarda vestígios das missões católicas, o charme do River Walk e adrenalina nos parques Sea World e Six Flags

Por Fernando Valeika de Barros
Atualizado em 29 jul 2022, 11h50 - Publicado em 31 jul 2021, 10h00

O Texas já foi território francês, espanhol, mexicano e se manteve, de 1836 a 1845, como república independente antes de ser anexado aos Estados Unidos. Graças à extração de petróleo, gás natural e ao excelente desempenho de empresas de tecnologia, o estado é hoje um dos mais ricos do país.

Com tanto dinheiro rolando, as grandes cidades texanas têm de tudo, de eletrônicos a roupas, passando por utensílios domésticos e, por que não?, botas e chapéus de caubói. Juntas, Dallas, Austin e Houston permitem um roteiro rodoviário triangular muito conveniente e cheio de surpresas, mas San Antonio, no interior do Texas, também merece a parada.

Não é preciso muito tempo em seu centrinho para se encantar com a escala humana da cidade. A região guarda os vestígios da Misión San Antonio de Valero, uma das cinco fortificações que os padres espanhóis ergueram na região entre 1718 e 1731. Rebatizada como Alamo, a fortificação é ponto de peregrinação de turistas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por The Alamo (@officialalamo)

Continua após a publicidade

Também erguidas há quase 200 anos, as outras quatro missões católicas fundadas pelos padres franciscanos espanhóis são ligadas entre si por uma trilha, o Camiño Coahuilteca, e podem ser percorridas a pé ou de bicicleta. Quem não quiser saber de tanto esforço pode embarcar em um passeio de barco nas simpáticas embarcações da Rio San Antonio Cruises.

View this post on Instagram

 

A post shared by GO RIO Cruises (@goriocruises)

Continua após a publicidade

Outra opção é caminhar por conta própria, sem pressa, pelo River Walk, um charmoso calçadão à beira-rio que se tornou a principal área de lazer de San Antonio. Por isso mesmo, essa é melhor região da cidade para se hospedar (o luxuoso Omni La Mansión fica ali pertinho) e também para comer.

Nesse segundo quesito, uma entidade local é o Mi Tierra, de comida tex-mex e decoração espalhafatosa. Logo em frente, o El Mercado vende piñatas, sombreros, caveiras coloridas e mais uma porção de artigos comumente associados ao México.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

 

A post shared by Historic Market Square (@marketsquaresa)

Quer mais adrenalina? San Antonio possui uma unidade do SeaWorld, com montanhas-russas radicais e aquários com diferentes espécies marinhas. 

Continua após a publicidade

Um pouco mais adiante, a cerca de 30 minutos do Centro, na IK-10 West, está o Six Flags Fiesta Texas, cujo apelo são as montanhas-russas radicais Superman: Krypton Coaster, dois minutos e 35 segundos de voltas e loopings alucinantes, e a Goliath, na qual os passageiros andam invertidos a 80km/h. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Six Flags Fiesta Texas (@sixflagsfiestatexas)

Busque hospedagem em San Antonio

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Estados Unidos

Publicidade