Reino Unido: Teste de antígeno poderá ser feito após chegada

O exame poderá ser substituído pelo RT-PCR, que é mais caro e deve ser feito no máximo 48 horas antes do embarque

Por Bárbara Ligero Atualizado em 15 out 2021, 15h25 - Publicado em 7 out 2021, 21h29

O Reino Unido anunciou que, a partir de 24 de outubro, os viajantes que já foram totalmente vacinados poderão fazer um teste de antígeno no segundo dia após a chegada ao país. Mais rápido e barato, o exame poderá ser substituído pelo RT-PCR, que deve ser feito no máximo 48 horas antes do embarque. A lista de empresas aprovadas para realizar o teste de antígeno ainda serão divulgadas pelo governo britânico.

Apesar de ser mais barato e menos invasivo, o teste de antígeno também representa um risco maior de ter que cumprir quarentena no exterior. O motivo é simples. Caso o RT-PCR, realizado dois dias antes da viagem, acuse infecção pelo coronavírus, basta não embarcar e iniciar os tratamentos devidos no Brasil. Por ser feito já no segundo dia de viagem, o teste de antígeno implica em correr o risco de cumprir isolamento em território britânico caso o resultado venha positivo.

Depois que o Reino Unido retirou o Brasil da sua “lista vermelha” de risco para a Covid-19, os brasileiros podem entrar no território britânico mediante preenchimento de um formulário de saúde e apresentação do comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias com Pfizer, AstraZeneca, Moderna ou Janssen. A Coronavac, amplamente utilizada no Brasil, não é aceita.

Os viajantes que não estiverem vacinados ou que tiverem recebido a Coronavac não serão impedidos de embarcar, mas deverão realizar três testes de Covid-19 e isolar-se por dez dias. Anteriormente, o período deveria ser cumprido em hotéis indicados pelo governo, que cobravam pela estadia £ 1.750 (cerca de R$ 12 mil). Agora, é permitido escolher o local da quarentena.

As crianças menores de cinco anos não estão submetidas às regras. A Latam pretende retomar os seus voos entre São Paulo (Guarulhos) e Londres a partir de dezembro.

Veja outros países abertos para brasileiros

Leia tudo sobre o Reino Unido

Busque hospedagem no Reino Unido

  • Continua após a publicidade
    Publicidade