Oktoberfest de Munique chega à 189ª edição com chope e tradição de sobra
Maior festa folclórica do mundo ocorre entre os dias 21 de setembro e 6 de outubro, mantendo vivas suas comemorações centenárias
Canções antigas, trajes tradicionais e canecos erguidos ditam o clima de uma celebração que atravessa gerações. Essas cenas estão prestes a se repetir na 189ª edição da maior festa folclórica do mundo, a Oktoberfest.
O evento acontecerá entre os dias 21 de setembro e 6 de outubro de 2024 em Theresienwiese – um campo aberto, com cerca de 405 mil², no centro da cidade de Munique, capital do estado de Baviera, na Alemanha.
A festança começa oficialmente ao meio-dia do sábado (21), com a tradicional batida de barril feita pelo lorde-prefeito Dieter Reiter no Schottenhamel Festhalle, a tenda de cerveja mais antiga da Oktoberfest, presente na região desde 1867.
Oktoberfest de Munique
Após a tradicional cerimônia de abertura com a batida de barril, o ritmo da festa se mantém até o primeiro final de semana de outubro: as principais tendas funcionam das 10h às 22h30, mas algumas barracas menores ficam abertas até às 23h30.
Se estiver em família, é importante saber que, após as 20h, crianças menores de seis anos não podem permanecer nas tendas, e adolescentes de até 19 anos precisam estar acompanhados de responsáveis.
O local onde ficam as tendas também conta com um parque de diversões. A entrada é gratuita, mas os brinquedos e a consumação são pagos à parte.
Para quem deseja se preparar melhor, vale conferir esta matéria com dicas de como chegar à festa e sugestões de trajes. No site oficial, é possível acessar a programação completa desta edição do evento.
O que há de novo na Oktoberfest 2024?
Neste ano, mais de 400 empresas, entre bufês, feiras, comércios e serviços, estarão presentes no evento. Na área especial Oide Wiesn, dedicada a resgatar as tradições antigas com música de metais e atrações históricas, haverá 41 empresas participantes, com várias opções de alimentação. Ao contrário da área principal, que é gratuita, o acesso ao Oidn Wiesn exige o pagamento de uma taxa de € 4.
No Oidn Wiesn, outra novidade será o projeto ‘vr4kids’, que oferecerá, pela primeira vez, uma visita virtual à Oktoberfest para crianças e jovens com deficiência.
Já entre as novas atrações no parque de diversões, o Kick Down gira para todos os lados, enquanto o Hupferl – que retorna ao evento após oito anos – não só gira como também salta, desafiando os passageiros a se segurarem com a própria força. Já o Grand Carousel é um carrossel de vários andares.
Os visitantes também poderão brincar no Laser-Pix, que simula um videogame, e assistir os efeitos especiais do Big Pictures 2.0, um cinema “9D”.
Veja como será a Oktoberfest de Blumenau