Continua após publicidade

Oktoberfest de Munique está de volta; veja como planejar a visita

Como chegar, como se vestir, a programação e a história da tradicional festa alemã que acontece entre setembro e outubro

Por Caroline Dalla Vecchia
Atualizado em 25 set 2023, 11h34 - Publicado em 25 set 2023, 10h00

Em 2023, a cidade alemã de Munique recebe a Oktoberfest entre os dias 16 de setembro e 3 de outubro. Maior festa folclórica do mundo, a Oktoberfest acontece sempre no Theresienwiese, uma área com cerca de 405 mil ² onde são montadas as tendas e um parque de diversões. A entrada para a festa é gratuita, mas os brinquedos e a consumação devem ser pagos separadamente. E não custa dizer: para conseguir disponibilidade nos hotéis, é preciso fazer sua reserva com meses de antecedência.

Como chegar na Oktoberfest

O Theresienwiese não é muito longe do centro histórico de Munique. Como é quase impossível encontrar uma vaga próxima a festa, evite ir de carro e prefira o transporte público. De metrô, é possível descer na própria estação Theresienwiese, mas o fluxo de pessoas estará intenso por lá. Uma alternativa é ir até a Poccistrasse, a Goetheplatz ou a Schwanthalerhöhe, que ficam a apenas alguns minutos de caminhada do evento. De bonde, as linhas que vão até a região são a 18 e a 19, com paradas em Holzapfelstraße ou Hermann-Lingg-Straße, e a 16 e a 17, até Hackerbrücke. De trem urbano, a descida também é na estação Hackerbrücke. Outra opção é chegar de ônibus usando as linhas 53, 58, 62 e 134 (use o Google Maps ou o aplicativo de mobilidade Moovit para não perder as paradas).

Qual o horário da Oktoberfest

A festa começa após a abertura do primeiro barril de cerveja na tenda Schottenhamel, o que geralmente acontece ao meio-dia. Nos demais dias, as principais tendas costumam funcionar das 10h às 22h30, apesar de algumas barracas menores atenderem os mais festeiros até às 23h30. Se estiver viajando em família, atenção: após às 20h, os menores de seis anos não podem ficar nas tendas, enquanto as crianças e adolescentes até 19 anos podem permanecer na festa somente com os responsáveis.

View this post on Instagram

A post shared by Oktoberfest (@oktoberfest)

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Programação da Oktoberfest

No total, são 17 tendas grandes com nomes difíceis para quem não fala alemão. Cada uma delas tem seu próprio cardápio de comidas típicas e bebidas (haja cerveja!) e programação de shows. Os palcos recebem desde apresentações de danças típicas até bandas de rock, passando ainda por competições tradicionais – um clássico é a de tiros de balestra, uma espécie de arco e flecha, na tenda Armbrustschützenzelt. O site do evento traz a programação completa. Para conseguir se sentar nessas tendas, a dica é reservar com antecedência nos sites das tendas (veja todos os links aqui) ou deixar para visitar a Oktoberfest nos horários de almoço e durante os dias de semana. A terça-feira, por exemplo, é o “dia da família”, com mais atividades para crianças. Há ainda outras 21 tendas menores e menos concorridas, que funcionam como lojas de comidas e bebidas (veja todas neste link).

Como se vestir para a Oktoberfest

Na Oktoberfest, é comum ver os alemães e turistas vestindo trajes tradicionais da Baviera, estado alemão em que Munique é a capital. As mulheres e meninas usam o Dirndl, uma combinação de blusa branca sobreposta por um vestido de camponesa com corpete justo e um avental. Já os homens e meninos usam o Lederhose, a combinação de calça de couro (preta ou marrom) com suspensórios e camisa de botões (branca ou quadriculada). No entanto, as roupas típicas não são obrigatórias e muitas pessoas também optam por uma caracterização mais discreta, usando apenas chapéus e tiaras floridas. Todos esses elementos podem ser facilmente encontrados nas lojas e quiosques do centro de Munique.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Oktoberfest (@oktoberfest)

História da Oktoberfest

A tradição da Oktoberfest começou na Alemanha em 1810, como uma comemoração do casamento entre o príncipe Luís I da Baviera e Teresa de Saxe-Hildburghausen. Todos os moradores de Munique foram convidados para a ocasião e o sucesso foi tamanho que outra festa foi marcada para outubro do ano seguinte. Desde então, a Oktoberfest se tornou uma tradição que só foi quebrada por guerras ou epidemias – dentre essas últimas, a de Covid-19, que cancelou a festa em dois anos. Para chegar à festa devidamente inteirado, boas dicas de livros são o Larousse da cerveja: a história e as curiosidades de uma das bebidas mais populares do mundo, de Ronaldo Morado, e Os alemães, de Vinícius Liebel, que traz detalhes sobre a história e a origem dos costumes desse povo.

Leia tudo sobre Alemanha

Busque hospedagem em Munique

Publicidade