México: Bacalar tem lagoa paradisíaca em área menos concorrida de Yucatán
Mais tranquila que Cancún, Bacalar abriga a Lagoa das Sete Cores, que tem mais de 50 km de extensão e encanta pelas diferentes tonalidades de azul

O estado mexicano de Quintana Roo é conhecido mundialmente pelas praias paradisíacas, onde ficam destinos consagrados como Cancún, Cozumel, Playa del Carmen e Tulum, entre muitos outros. Mas, para quem está querendo fugir do burburinho dos locais famosos, uma localidade que não fica de frente para o mar começou a entrar no radar nos últimos anos: Bacalar.
Nessa cidade de apenas 12 mil habitantes e colada à fronteira com Belize, o destaque é de uma lagoa conhecida por seu azul intenso – e de diversas tonalidades. Não à toa, a Lagoa de Bacalar é mais famosa pelo apelido de Lagoa das Sete Cores: estendendo-se por mais de 50 km de comprimento (mas apenas um máximo de 2,5 km de largura), suas diferentes profundidades garantem muitas variações de azul em um dia limpo.
Como aproveitar a lagoa
Bacalar geralmente é incluída em roteiros mais amplos que também contemplam outros destinos concorridos de Quintana Roo ou no lado oposto da península de Yucatán, como Campeche. O ideal é reservar de dois a três dias para aproveitar a lagoa sem tanta pressa, inclusive porque a cidade não é tão próxima de alguns locais – partindo de Cancún, por exemplo, uma viagem por terra leva em torno de 5 horas.
Uma vez na cidade, há várias opções de balneários ao longo da lagoa, seja próximo do centro urbano ou um pouco mais afastados. Em alguns casos, pode ser recomendável alugar uma bicicleta ou pagar um táxi para chegar ao local desejado. Também vale se informar sobre custos inesperados: embora a Lagoa de Bacalar seja pública, alguns balneários podem cobrar taxa de entrada, dependendo da localização, já que a faixa de areia por vezes só é acessível cruzando alguma propriedade particular.

Outra dica para curtir áreas rasas da lagoa que não ficam próximas da terra é contratar um tour em barcos que cruzam as águas. O passeio em caiaque ou barco a vela é uma das opções mais recomendadas por quem já esteve em Bacalar. Empresas como a Day Tour Bacalar oferecem o serviço a partir de 500 pesos mexicanos (cerca de R$ 150) por pessoa.
Quando visitar Bacalar
Como a atração local é uma lagoa, as características das águas mudam de forma menos dinâmica do que em destinos de mar. Por isso, a recomendação é visitar Bacalar na época seca, que, por lá, ocorre entre os meses de dezembro e março.
Em outras partes do ano, a chuva pode aumentar a turbidez das águas através dos sedimentos que são trazidos pelos córregos vizinhos, impedindo que se aprecie os tons azulados que fazem a fama de Bacalar.

Além disso, também é preciso levar em conta que essa região do México fica na rota de furacões – mesmo quando Quintana Roo não é atingida em cheio pelos ventos, os ciclones acabam trazendo muita chuva e transtornos. Por isso, o indicado é evitar a área durante a temporada de furacões do Atlântico, que vai de junho a novembro, com os piores meses sendo tradicionalmente entre agosto e outubro.