Continua após publicidade

Melhores épocas para visitar o Canadá

Clima ameno no verão dá o tom da alta temporada, mas o outono também tem seu encanto quando as folhas de maple ficam avermelhadas

Por Clarice Sena
24 ago 2024, 18h00
canada-lago-visita
Verão permite conhecer as belezas naturais com temperaturas toleráveis. Na foto, o Emerald Lake, junto às Montanhas Rochosas (Bruno Soares/Unsplash)
Continua após publicidade

O Canadá tem um alto padrão de vida e está repleto de destinos naturais deslumbrantes, alguns deles imortalizados no cinema e na cultura popular, como as Cataratas do Niágara e as Montanhas Rochosas.

Só de olhar o mapa-múndi dá para ver que é um país muito grande: é o segundo maior em extensão territorial, perdendo apenas para a Rússia.

Por isso, apesar de o Canadá ter quatro estações muito bem definidas, as temperaturas podem variar de acordo com a região do país. Durante todo o ano, a parte norte é a que registra as temperaturas mais baixas. No inverno, também é a região com as condições climáticas mais extremas, com o solo congelado em algumas áreas e estradas interrompidas, o que prejudica muito as viagens.

Assim, vale investir nas épocas “mais quentes” que, para os padrões brasileiros, ainda assim são suficientemente amenas ou até frias mesmo.

Verão no Canadá

O verão, de 21 de junho a 22 de setembro, é a estação mais escolhida para visitar o Canadá. O principal motivo é justamente o clima ameno, cujas temperaturas costumam chegar a no máximo 28 ºC. O clima é ideal para apreciar eventos outdoor e muitos festivais, alguns famosos mundialmente como o Festival Internacional de Cinema de Toronto e o Festival de Verão de Quebec.

toronto-canada
Toronto oferece experiência cosmopolita próximo às Cataratas do Niágara (Sandro Schuh/Unsplash)

Graças à posição geográfica do país, localizado no extremo norte do globo, durante o verão os dias podem amanhecer às 5h e só escurecer por volta das 21h, o que permite bastante tempo para explorar muitas atrações e se divertir à noite.

Continua após a publicidade

Durante o verão, os caminhos e as plantas que antes estavam cobertos de neve e gelo voltam a estar acessíveis. Assim, uma boa ideia para quem quiser fazer grandes percursos dentro do país é aproveitar as viagens de trem, que voltam a estar amplamente disponíveis e ajudam a economizar tempo e dinheiro no deslocamento.

Embora as grandes cidades cosmopolitas como Toronto e Montreal sejam as mais escolhidas pelos viajantes, na costa leste vale uma esticada a Halifax, na província marítima da Nova Escócia.

Do outro lado, na costa oeste, durante o verão a neve acumulada sobre algumas montanhas derrete e escoa para formar belíssimos lagos glaciais, como o Lago Louise e o Lago Agnes, ambos na província de Alberta.

Outono e maple

maple-outono-canada-bordo
Outono dá oportunidade de experimentar um pouco do frio canadense antes de a neve tomar conta da paisagem e inviabilizar deslocamentos (James Wheeler/Unsplash)

Outra opção para quem quer experimentar baixas temperaturas no Canadá sem sofrer com o inverno rigoroso é visitar o país durante o outono do Hemisfério Norte, entre 22 de setembro e 21 de dezembro. Durante essa estação as folhas das árvores ficam amarelas e avermelhadas antes de cair, então, é possível ver a característica maple leaf, a folha de bordo estampada na bandeira do país – da mesma árvore também é feito o maple syrup, um xarope adocicado muito usado em sobremesas locais.

Nessa temporada, apesar do clima mais frio do que no verão, a temperatura ainda é tolerável para curtir belezas naturais e aproveitar os preços mais em conta após o fim da alta estação. Para quem gosta de esportes, em outubro começam os jogos de hóquei (a paixão nacional) e basquete, que tem um time da NBA em Toronto.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre o Canadá

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade